Organização Do Trabalho Didático
Trabalho Universitário: Organização Do Trabalho Didático. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CAMISE • 9/4/2014 • 658 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
ATIVIDADE AVALIATIVA
CÓDIGO:
Módulo: 4.2
Tutora:
Organização do Trabalho
Didático
2013
PLANEJAMENTO
O planejamento escolar é uma obrigação de todos os docentes que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. É um mapa. O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. Há três modalidades de planejamento, articulados entre si o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas.
O planejamento é um processo de racional, organizado e coordenar a ação docen-te, ligando a atividade escolar e a problemática do contexto social. A escola, os professores e alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais; tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classe. Isso significa que os elementos do planejamento escolar ( objetivos-conteúdos-métodos )estão recheados de implicações sociais, têm um significado genuinamente político. Por essa razão o planejamento, é uma atividade de reflexão a cerca das nossas opções e ações; se não pensarmos didaticamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficará entrego aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes da sociedade.
Os objetivos e as tarefas da escola democrática: estão ligados às necessidades de desenvolvimento cultural do povo, de modo a preparar as crianças e jovens para a vida e para o trabalho.
Para poder planejar adequadamente a tarefa de ensino e atender às necessidades do aluno é preciso, antes de qualquer coisa, saber para quem se vai planejar. Por isso, conhecer o aluno e seu ambiente é a primeira etapa do processo de planejamento. É preciso saber quais as aspirações, frustrações, necessidades e possibilidades dos alunos. Fazendo isso, estaremos fazendo uma Sondagem, isto é, buscando dados. Uma vez realizada a sondagem, deve-se estudar cuidadosamente os dados coletados. A conclusão a que chegamos, após o estudo dos dados coletados, constitui o Diagnóstico. Sem a sondagem e o diagnóstico corre-se o risco de propor o que é impossível alcançar ou o que não interessa ou, ainda, o que já foi alcançado.
Concluindo, o docente deve preparar cada aula, organizar o material didático, le-vantar diferentes recursos para ensinar um conteúdo e cuidar da ambientação da sala - sem abrir mão da formação continuada. São muitas as atividades que constroem o dia-a-dia do professor. Manter-se atualizado, tanto em relação aos conteúdos quanto à prática de sala de aula, é fundamental
DATA DE ENTREGA: 04/06/2013
Proposta de atividade
De acordo com as aulas de Metodologia da Alfabetização e Trabalho Didático elabore
uma
...