Organização como função do processo administrativo
Tese: Organização como função do processo administrativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alemartins123 • 5/4/2014 • Tese • 3.639 Palavras (15 Páginas) • 230 Visualizações
2 Planejamento (Etapa 1, passos 1 ao 3)
Como proposto após estudarmos os capítulos 7, 8, 9 do livro-texto, consistiu em uma pesquisa sobre a definição de planejamento em outras duas fontes bibliográficas.
Segundo Robbins (2000, p. 116) “Planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangentes para integrar e coordenar atividades. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e também aos meios (como será feito)”.
Concluímos que, são vários são os conceitos de planejamento apresentados pelos autores lidos, porém todos concordam que o planejamento é um processo no qual possamos atingir objetivos e/ou metas.
Segundo Oliveira (2010, p. 4) “Planejamento pode ser conceituado como um processo, considerando os aspectos abordados pelas cinco dimensões anteriormente apresentadas, desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa”.
Como proposto no passo 2, constituiu em uma analise e confrontado dos artigos dos professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos. Após estudo feito sobre os artigos Veja o futuro antes dos outros - De Roberto Shinyashiki e O Desafio do Administrador do Futuro- De Paulo Barretos dos Santos, concluímos que, o primeiro artigo diz que para um bom empreendedor que deseja ter sucesso na área empresarial e profissional precisa ter criatividade diante de certas situações e estar sempre inovando, buscando ideias nos mais variados cenários, além disso precisa enxergar além de uma pessoa comum, precisa estar sempre voltado para o futuro, pois sabe que seu empreendimento, suas decisões e tudo que fizer no momento presente irá refletir no futuro seja positivamente ou negativamente, por isso, o bom empreendedor precisa estar vivendo no tempo presente e no tempo futuro ao mesmo tempo para que ele saiba de imediato o que está acontecendo com seu empreendimento no futuro ao mesmo tempo em que vive no momento atual.
Já o segundo artigo O Administrador do Futuro de Paulo Barreto dos Santos, diz que, o grande desafio do administrador do futuro é a globalização, que se tornou um fenômeno no mundo dos negócios, isso faz com que o profissional se coloque em constante aperfeiçoamento, pois precisa estar sempre atualizado para acompanhar as constantes mudanças desse mundo globalizado dos negócios. O fato é que o bom administrador empreendedor precisar ter uma série de qualidades tanto individuais quanto profissionais para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos.
A seguir expondo os conhecimentos adquiridos em sala e nas pesquisas responderemos o que é planejamento e quais os tipos de planejamento. Planejamento é uma ferramenta auxiliar para o gerenciamento das empresas dentro do mercado extremamente competitivo, esse processo faz com que a organização escolha e construa seu futuro. Através do planejamento, é possível ver a ligação entre as estruturas políticas e econômicas, que são interligadas. Mesmo sendo um importante instrumento de gestão, para nada serve senão houver um acompanhamento e controle dos resultados das ações.
Planejamento Estratégico: é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afeta ou deveria afetar toda empresa por longo período de tempo. É elaborado no topo da organização, e é responsável pela definição dos objetivos e estratégias que guiarão os demais níveis de planejamento. Planejamento Tático: é um processo permanente e contínuo voltado para o futuro próximo. Trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico, são desenvolvidos nos níveis organizacionais inferiores, ou seja, é realizado no nível gerencial ou departamental, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para conseguir os objetivos previamente fixados e ocupa uma posição intermediária no planejamento da empresa.
Planejamento Operacional: Preocupa-se com “o que fazer” e “como fazer” em relação às tarefas. Está focado na eficiência da empresa. Começa pelo planejamento estratégico que diz qual caminho a seguir, logo em seguida vem o planejamento tático, que faz o departamento avançar na direção estabelecida pelo estratégico, o planejamento gerencial é projetado para curto prazo, envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas.
Após a realização da etapa deste trabalho, e também depois de pesquisas feitas na internet, entendemos que o planejamento de modo geral é importante na vida de uma organização ou de pessoas que desejam se organizarem tanto na pessoal como profissional, entendemos também que o planejamento é a base para realização de qualquer projeto a ser desenvolvido, seja de ordem pessoal ou profissional.
2.1 Organização como função do Processo Administrativo (Etapa 2, passos 1 e 2)
Plano estratégico para a realização de um projeto de extensão universitária de ordem social que atenda alguma necessidade da comunidade em que a faculdade está inserida. Será organizado uma campanha para coleta de sangue para o banco de sangue da cidade. Tentaremos conscientizar a comunidade que o ato de doar sangue é muito importante, não só para quem está precisando mas para a sociedade em geral.
O objetivo geral do evento será a captação de pessoas voluntárias para doação de sangue, visando suprir a demanda que o banco de sangue da cidade possui;coletar o maior número de litros de sangue possível. Objetivos específicos será conscientizar a população a repetir o ato de doar sangue sempre que possível pois o banco de sangue sempre precisa. Justificativa ou porque dor sangue: a doação demora dez minutos e pode ajudar a salvar até quatro vidas. O sangue funciona como um transportador de substâncias de extrema importância para o funcionamento do corpo.
Quase toda a defesa do organismo está concentrada nele. É um tecido de extrema importância para o funcionamento da máquina humana e não pode ser substituído por nenhum outro líquido. Por este motivo a doação é tão importante. O Ministério da Saúde divulga que os homens são responsáveis por mais de 70% das doações no Brasil e os jovens de 18 a 29 anos, correspondem a 50% dos doadores.
Como existem normas que regulam a coleta e o transporte de sangue humano, estaremos direcionando os possíveis voluntários a doar sangue até o banco de sangue
...