TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização do trabalho e segurança

Por:   •  13/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.512 Palavras (23 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 23

UNIDADE CURRICULAR: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E SEGURANÇA

CARGA HORÁRIA: 60 HORAS

COMPETÊNCIAS:

  • Avaliar o ambiente de trabalho detectando os pontos que estão em desarmonia com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego.
  • Elaborar laudos periciais para propor medidas e soluções cabíveis e que gerem menor custo para as empresas.

BASES TECNOLÓGICAS:

  • Administração aplicada a segurança do trabalho;
  • Legislação trabalhista;
  • Normas regulamentadoras.

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO

Estruturas Organizacionais

        Uma das principais razões de existir conflito nas organizações é o fato de que as pessoas não compreendem suas atribuições e as de seus companheiros no ambiente profissional. Por mais bem concebida que seja uma estrutura organizacional, é importante que cada um compreenda o processo para que este possa funcionar. Tal entendimento é ajudado, na prática, pela utilização adequada de organogramas, descrições precisas de tarefas, explicação de relações de autoridade e de informação e pela inclusão de objetivos específicos, que coloca a vida nas diversas posições.

[pic 1]

        Organograma é a representação gráfica da organização estrutural de uma empresa. Ele é adotado em grande escala e apropriado para fazer funcionar os princípios de organização. Toda organização pode ter seu organograma, mesmo simplificado, pois um organograma indica como os departamentos estão ligados entre si, em função das principais linhas de autoridade.

        Uma vez que o organograma mapeia linhas de autoridade, às vezes, a simples representação de uma organização revela incoerência e complexidades e conduz, assim, à correção das mesmas. Um organograma também mostra à administração da empresa, bem como todos os funcionários, como eles se enquadram na estrutura global, evitando conflitos por meio de um melhor esclarecimento referentes às subordinações, e auxiliando na tomada de decisões.

        Embora os organogramas sejam úteis, e muitas vezes reveladores, estão sujeitos a importantes limitações. Em primeiro lugar, um organograma mostra apenas relações de autoridade formal e omite as muitas e significativas relações informais e de informação. Também não indica quanta autoridade existe em qualquer um dos pontos da organização.

Responsabilidades

        Quando falamos em segurança do trabalho, temos de levar em consideração que esta não é uma responsabilidade isolada, mas sim de todos os que fazem parte da organização, independente do escalão que ocupe. A seguir, listamos uma série de atribuições e responsabilidades no que tange a segurança do trabalho.

        Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT): está regido pelas Normas Regulamentadoras da Portaria 3.214/78 e tem a finalidade de levantar as situações que podem contribuir para a ocorrência de acidentes e se antecipar por meio da aplicação de treinamentos e recomendações de medidas a serem tomadas.

        Diretoria, Administração: a este escalão, cabe a responsabilidade institucional da empresa. Estes têm a responsabilidade, mediante uma política abrangente, de apoiar o desenvolvimento de todas as atividades prevencionistas dentro da empresa.

        Gerência: é responsável pela orientação de supervisores, buscando sempre garantir os resultados estipulados nos programas de prevenção de acidentes, fornecendo informações a respeito do assunto à administração.

        Supervisores: responsável pela execução dos programas nas áreas, de acordo com instruções específicas, mantendo a disciplina do pessoal da linha de produção.

        Empregados comuns: devem obedecer às normas estipuladas e comunicar todas as condições que possam ser geradoras de acidentes.

Segurança do Trabalho

        Em se tratando das atividades de prevenção e segurança dentro das empresas, os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT deverão sempre manter bom relacionamento com todas as áreas organizacionais da empresa. Geralmente, o SESMT está vinculado a área de recursos humanos, o que traz algumas vantagens e desvantagens.

        Como vantagem, podemos citar o desenvolvimento de programas de segurança e higiene do trabalho. A área de treinamento deve ser aliada do SESMT e a área de direito trabalhista também tem um relacionamento muito grande com o SESMT. Como desvantagem que, normalmente, a área de maior risco é de produção, o que pode prejudicar o trabalho do SESMT devido a sua chefia pertencer a outra área.

        A área de segurança do trabalho é multidisciplinar, sendo composta por profissionais de vários níveis: engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, auxiliar de enfermagem do trabalho e técnico em segurança do trabalho. Estes profissionais deverão desempenhar as seguintes funções:

  1. Eliminar ou neutralizar os riscos existentes nos ambientes de trabalho, promovendo constantemente a saúde de todos os funcionários.
  2. Determinar o uso de equipamentos de proteção individual quando, após todos os meios técnicos disponíveis, não for possível a eliminação dos riscos.
  3. Aplicar os conhecimentos técnicos na elaboração de novos projetos dentro da empresa.
  4. Orientar quanto à correta aplicação de todas as normas regulamentadoras aplicadas às empresas.
  5. Relacionar-se com a comissão interna de prevenção de acidentes sempre apoiando os trabalhos desenvolvidos pela mesma.
  6. Desenvolver, constantemente, campanhas educativas dentro das empresas, visando a conscientização e sensibilização dos funcionários a fim de prevenir acidentes e doenças ocupacionais.
  7. Estudar todas as ocorrências de acidentes e doenças sucedidas dentro da empresa, a fim de estabelecer procedimentos que evitem a reincidência de casos.
  8. Registrar, por meio de estatísticas mensais, todas as ocorrências de acidentes, doenças e agentes de insalubridade por meio do preenchimento dos quadros estatísticos da Norma Regulamentadora NR-4.


Trabalho em Equipe

        Todo grupo se forma para atender às necessidades individuais. Cada pessoa precisa se sentir incluída e valorizada, e ter senso de controle. Temos um senso de conforto quando estamos rodeados por aqueles que se preocupam conosco. Em grupo, recebemos o apoio emocional de que precisamos e quando nossos esforços são valorizados podemos enfrentar situações mais adversas, além de termos maiores possibilidades de crescimento e realização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)   pdf (192.2 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com