TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização do trabalho na produção

Por:   •  2/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

1- o trabalho escravo, artasanal, na revolução industrial e como foi evoluindo até os dias de hoje.

1.1 No seculo XVI e XVII muitos escravos trabalhavam em serviços escravos artesanal onde eles eram objetos de seus senhores não havia direito algum sobre eles nem se quer eram protegidos, eles eram usados como uma máquina que não podiam parar sujeito a castigos rudes, os mesmo eram comprados e vendidos. As condições deles era excluída a existência de personalidade permanecendo a margens das relações sociais comuns.

A pressão era tão forte sobre eles que não pertencia a qualquer meio de trabalho, não tinha nenhum objeto de consumo, não era permitido qualquer iniciativa no processo produtivo.

Os escravos eram negros por sua vez considerados maior resistência física e conhecimento em trabalhos artesanal. A substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela motriz e o modo de produção domestica pelo fabril, constituiu a revolução Industrial, causou um forte impacto com a sociedade um processo de transformação acompanhado por notável evolução tecnológica.

Revolução Industrial e um fenômeno de controle de posse sobre máquinas e humanos, que teve início Inglaterra e encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo. O artesanato foi a primeira forma de produção industrial, surgiu em fins da idade média com o renascimento e urbano definindo-se pela produção independente, o produtor possuia os meios de produção: instalações e matéria- primas em casa, sozinho ou com a família, o artesão realizava toda parte de produção.

A manufatura levou o artesão a produção e o comerciante á dedicar-se a produção Industrial, o manufatureiro distribuía a matéria-prima e o artesão trabalhava em casa recebendo sua remuneração combinada, o comerciante passou a produzir. Em primeiro lugar contratou artesões para dar acabamentos aos tecidos,depois tingir e tecer e fiar.

Logo surgiram fábricas, com assalariados, sem controle do seu produto sobre seu trabalho, a produtividade aumentou por causa da divisão social, isto é cada trabalhador realizava uma etapa da produção. Na maquinofatura o trabalhador estava submetido ao regime de funcionamento da máquina e a gerência direta do empresário. Foi nesta etapa que consolidou a Revolução Industrial.

A Revolução Industrial transformou a sociedade rural e agrícula do mundo ocidental em uma basicamente urbana e industrial, provocando grandes transformações no mundo a atividade industrial passou a ocupar o centro da vida econômica formando-se grandes empresas industrias e trabalho assalariado, passando a predominar em toda parte impôs-se capitalismo industrial.

Nos dias de hoje todo trabalhador independente da função ele tem seus direitos adquiridos, desfrutam de benefícios e leis trabalhistas que definem direitos e deveres dos empregados.

E ainda uma legislação específica que conforme consta na CLT consolidação das leis do trabalho, são direitos do trabalhador: Carteira de trabalho assinada desde o primeiro dia de serviço: exames médicos na admissão e demissão etc....

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com