Os Custos Logísticos
Por: ana3d • 23/8/2015 • Relatório de pesquisa • 710 Palavras (3 Páginas) • 243 Visualizações
8° cap.
Custos de transporte
O transporte, no plano nacional ou internacional, é considerado como um dos subprocessos mais relevantes da Logística. Envolve o deslocamento externo do fornecedor para a empresa, entre plantas e da empresa para o cliente.
Os termos que envolve a qualidade são:
Fazer com que o produto chegue ao seu destino final sem avarias Cumprir os prazos previstos Entregar a mercadoria no local certo Investir no aprimoramento, permitindo assim um processo mais ágil Reduzir os custos de entrega, elevando assim, a satisfação do cliente.
Muitas empresas conseguem um diferencial competitivo no mercado apresentando uma correta utilização dos modos de transportes.
Os custos de transportes devem ser observados sob duas óticas:
Usuário(contratante): quando a empresa terceiriza as operações de transporte por parte dela, os custos serão os mais variáveis.
Empresa operadora (que possui frota própria): a empresa tem uma parcela fixa e variável.
A decisão de manter frota própria ou terceirizada, deve se considerar os aspectos custo, qualidade do serviço e rentabilidade. Independente de se ter uma operação própria ou terceirizada, se deve buscar a otimização do transporte, por meio de economias de custo.
Os custos de transporte são influenciados por alguns fatores econômicos:
Distancia: é o que tem maior influência no custo, pois afeta os custos variáveis.
Volume: segue o princípio da economia de escala, o custo dos transportes unitário cai a medida que o volume da carga aumenta.
Densidade: é a relação entre peso e volume e incorpora considerações de peso a ser transportado e espaço a ser utilizado.
Facilidade de acondicionamento: refere-se ás dimensões da carga e de como estas podem afetar o aproveitamento do espaço do veículo.
Facilidade de manuseio: para agilizar a carga e descarga, podem ser utilizados equipamentos especiais, mas que também afetam o custo de manuseio.
Responsabilidade: está relacionado a questão de risco e incidência de reclamações.
Mercado: os custos de frete são influenciados por fatores de mercado. Tais como sazonalidade das movimentações dos produtos, intensidade e facilidade de trafego, nacional ou internacional, entre outros.
A escolha do modo de transporte é influenciada pelos fatores custo, tempo de transito, frequência. O transporte nacional e internacional pode ser realizado pelos seguintes modais:
Modo rodoviário:
Essa modalidade de transporte é utilizada para cargas pequenas e médias, para curtas e médias distancias, com coleta e entrega ponto a ponto. Ele oferece uma ampla cobertura, podendo ser caracterizada como flexível e versátil, sendo mais compatível com as necessidades de serviço ao cliente.
Modo ferroviário: é o mais apropriado para grandes massas, é utilizado para itens de baixo valor agregado, mas com grandes volumes
...