Os Riscos Fisicos
Por: Tupan • 1/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.658 Palavras (11 Páginas) • 577 Visualizações
EEFM “CEL. OLIMPIO CUNHA
RISCOS FÍSICOS
AROLDO TUPAN
DEIVIT RODRIGUES
GABRIELA GAZOLLI
RODRIGO GAMA
CARIACICA, ESPIRITO SANTO
2013
RISCOS FÍSICOS
Trabalho do Curso Técnico em Logística da EEFM “Cel. Olimpio Cunha, da disciplina de Segurança do Trabalho, sob orientação do professor Felipe da Silva Vago.
Cariacica – Espírito Santo
2013
RESUMO
Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de estudar melhor os riscos físicos que estão presentes nos locais de trabalho e a que são expostos os trabalhadores no dia a dia, na execução de suas tarefas.
Diversos podem ser os tipos de riscos, porém vamos focar mais o estudo nos ruídos (industrial), umidade, vibração e calor; riscos esses que são bastante prejudiciais à saúde dos trabalhadores e pessoas que a eles são expostos.
Além de estudar os riscos físicos, abordaremos as medidas preventivas, fatores que colaboram para a não ocorrência, efeitos na saúde das pessoas, efeitos legais, direitos dos trabalhadores e etc.
Palavras-chave: Riscos Físicos, Ruído, Umidade, Vibração, Calor, Ruídos Industriais, Ruído de Máquinas.
SUMÁRIO
1 – Introdução...................................................................................................... 2 – Riscos Físicos................................................................................................ 3 – Ruídos............................................................................................................ 3.1 – Problemas Causados ...................................................................... 3.2 – Redução do Ruído............................................................................ 3.3 – A Legislação..................................................................................... 4 – Vibrações....................................................................................................... 4.1 – Tipos de Vibrações .......................................................................... 4.2 – Efeitos ao Organismo....................................................................... 4.3 – Avaliação, Medidas Preventivas e Controle..................................... 5 – Umidade......................................................................................................... 6 – Calor............................................................................................................... 6.1 – Efeitos ao Organismo....................................................................... 6.2 – Limites de Tolerância ao Calor......................................................... 6.3 – Medidas de Controle ........................................................................ 7 – Considerações Finais..................................................................................... 8 – Referências Bibliográficas.............................................................................. | 05 06 07 07 08 09 10 11 11 12 13 14 14 15 15 16 17 |
- 1 INTRODUÇÃO
Diariamente milhares de trabalhadores são expostos aos riscos físicos presentes nos seus locais de trabalho, estando os mesmos inerentes aos problemas causados por essa exposição. Alguns desses riscos são quase um problema óbvio para determinados setores de trabalho, como a indústria de transformação, construção civil, centro de telemarketing, extração mineral, siderúrgicas e etc.
Para evitar que a cada dia mais pessoas sofram com a exposição aos riscos citados anteriormente, as empresas adotam no seu cotidiano algumas medidas que mesmo não evitando, atenuam as conseqüências. Nesse contexto existem ainda as normas regulamentadoras, que ditam limites e normatizam a execução de determinadas atividades.
Sendo assim, este trabalho pretende mostrar os riscos físicos a que as pessoas estão expostas, algumas medidas preventivas, os problemas causados por tal exposição e a legislação sobre o assunto.
De modo geral, o trabalho vai ajudar no entendimento do que ocorre com as pessoas expostas aos riscos, como evitar, além disso, fará com que conheçamos os direitos previstos em lei nesses casos.
2 RISCOS FÍSICOS
O termo risco significa probabilidade de perigo ou de insucesso. Os riscos ambientais são aqueles causados por agentes físicos, químicos ou biológicos que, a depender de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição, podem comprometer a segurança e a saúde dos funcionários, bem como a produtividade da empresa.
Quando não são controlados ou previamente avaliados, os riscos ambientais afetam o trabalhador a curto, médio e longo prazo, podendo provocar acidentes com lesões imediatas ou doenças profissionais ou do trabalho, que se podem ser comparadas aos acidentes do trabalho.
Os riscos ambientais são classificados segundo sua natureza e a forma com que atuam no organismo humano. Dessa forma, podem ser físicos, químico, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Os riscos físicos são ruídos excessivos, calor intenso, vibrações, pressões anormais, radiações, umidade.
...