Quais são os riscos físicos?
Tese: Quais são os riscos físicos?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JanainaRibeiro • 27/8/2014 • Tese • 490 Palavras (2 Páginas) • 456 Visualizações
Trabalho 4
1. O que é uma EPI? Para que servem? Explique e fundamente a sua resposta na lei.
Um EPI é o equipamento de proteção individual do trabalhador. Tem o objetivo de protege-lo de risco físicos, biológicos e químicos.
O empregador é obrigado a fornecer aos seus empregados, em boas condições de uso e gratuitamente, sempre que a determinada função ofereça risco de acidentes e danos à saúde; baseado no art. 166 na CLT.
2. O que são os riscos físicos? Explique e dê exemplos.
São considerados risco físicos, toda a atividade que o trabalhador esta exposto na sua função. Exemplos: ruídos (efeitos sonoros intermitente de maquinas), temperaturas excessivas (frigoríferos, caldeira); vibrações (maquinas); pressões anormais (alta – em cima de arranha-céu; baixa - caixões pneumáticos, compartimentos estanques instalados nos fundos dos mares); radiações (operadores de raio-X) e umidade quando o loca de trabalho é encharcado ou muito úmido)
3. O que são os riscos químicos? Explique e dê exemplos.
É quando o trabalhador tem contato com produtos químicos em sua função. Podendo causar irritações, pequenas irritações e até grandes danos, causados por explosões.
Podem ser causados com o contato poeiras, fumos, vapores, nevoeiros e gases, em empresas químicas ou até mesmo farmácias.
5. O que são os riscos biológicos? Explique e dê exemplos.
São riscos causados por vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos.
Ocorrem esses riscos em locais como indústrias de alimentação, hospitais, limpeza pública (coleta de lixo) e laboratórios.
6. O que é uma atividade insalubre? Quais níveis estão previstos na legislação? Fundamente a sua resposta na lei.
Atividade insalubre é toda aquela que por condições ou métodos, expõe o trabalhador a agentes nocivos a saúde, acima do limite tolerado – art. 189 a 197 – CLT.
Seus níveis são mínimo, médio e máximo – art. 192 – CLT.
7. O que é o adicional de insalubridade? Quando e como ela deve ser paga ao trabalhador?
É o adicional gerado quando há exposição ao serviço com risco.
Ocorre quando o trabalhador executa um serviço em que tem um grau de insalubridade acima do determinado pelo Ministério do Trabalho.
É pago em 10%, 20% ou 40% do salario, dependendo da classificação do risco, de acordo com os níveis mínimo, médio e máximo. – art. 192 – CLT.
8. O que é o adicional de periculosidade? Quando e como ela deve ser paga ao trabalhador?
É quando há contato com produtos explosivos ou inflamáveis.
Tem o direito de receber o trabalhador que tem contato permanente com esses materiais.
Nesse caso é pago um adicional de 30% sobre o salario – art. 193 CLT.
9.
...