Os Tipos De Aço
Monografias: Os Tipos De Aço. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnaPaula1515 • 14/5/2013 • 1.111 Palavras (5 Páginas) • 783 Visualizações
Os aços são ligas ferro-carbono que podem conter concentrações apreciáveis de outros elementos de liga; existem milhares de ligas que possuem composições e/ou tratamentos térmicos diferentes. As propriedades mecânicas são sensíveis ao teor de carbono, que é normalmente inferior a 1%p. alguns dos aços mais comuns são classificados de acordo com a concentração de carbono: aços com baixo, médio e alto teor de carbono. Também existem subclasses dentro de cada grupo, de acordo com as concentrações de outros elementos de liga.
Neste trabalho vamos apresentar os seguintes tipos de ligas de aço: • Aços ferramenta;
• Aços inoxidáveis;
• Aços para construção mecânica;
• Ferro fundido
Os aços ferramenta representam um importante segmento da produção siderúrgica de aços especiais. Estes aços são produzidos e processados para atingir um elevado padrão de qualidade e são utilizados principalmente em: matrizes, moldes, ferramentas de corte intermitente e contínuo, ferramentas de conformação de chapas, corte a frio, componentes de máquina, etc. Apesar de existirem mais de 100 tipos de aços ferramenta normalizados internacionalmente, procurando atingir as mais diversas aplicações e solicitações, a indústria de ferramentaria trabalha com uma gama reduzida de aços que possuem suas propriedades e desempenho consagrados ao longo do tempo, como por exemplo, os aços AISI H13, AISI D2 e AISI M2, entre outros.
Os aços ferramenta são classificados de acordo com suas características metalúrgicas principais ou de acordo com seu nicho de aplicação. A classificação da "American Iron and Steel Institute", AISI, é a mais utilizada pela indústria de ferramenta e tem se mostrado útil para a seleção de aços ferramenta.
Devido às diversas utilizações dos aços-ferramenta, eles são divididos em diferentes tipos de acordo com a sua aplicação e características. São eles:
• Aços-rápidos • Aços para trabalho a quente
• Aços para deformação a frio
• Aços resistentes ao choque
• Aços baixa-liga para aplicações especiais
• Aços para moldagem
• Aços temperáveis em água
Veja a tabela abaixo mostrando a forma de simbolizar os aços ferramenta:
Nome Símbolo
Aços Ferramenta Temperáveis em Água W Aços Ferramenta Resistentes ao Choque S Aços Ferramenta para Trabalho a Frio Temperáveis em Óleo O Aços Ferramenta para Trabalho a Frio D Aços Ferramenta para Trabalho a Quente H Aços Ferramenta para Moldes P Aços Rápido ao Molibdênio M
Estes aços são essencialmente aços carbono e encontram-se entre os aços ferramenta de menor custo do mercado. Estes aços precisam ser temperados em água para atingir a dureza necessária. Por sua baixa temperabilidade, apenas em Ferramentas de pequeno porte é possível conseguir o endurecimento total da seção transversal. Em peças maiores, a superfície endurece na têmpera, mas o núcleo se mantém com baixa dureza. A tabela abaixo mostra as Designações, Composições e Aplicações para seis Aços Ferramenta:
Número Número Composição (%p)
AISI UNS C Cr Ni Mo W V Aplicações Típicas
ferramentas de torno
matrizes para gravação em relevo
Cutelaria, matrizes de trefilação
Folhas de tesoura, ferramentas de corte
brocas para concreto
Ferramentas de ferreiro, ferramentas para madeira
Aços Ferramenta Resistentes ao Choque
Os aços resistentes ao choque são aços ligados, entre os quais a quantidade de liga pode variar amplamente, o que resulta em uma ampla variação de temperabilidade. Todos os aços da série S são projetados para que exijam o máximo de tenacidade. Os aços tipo S1 e S5 são os mais utilizados.
Aços Ferramenta para Trabalho a Frio Temperáveis em Óleo
A temperabilidade destes aços é muito maior do que os da família W; portanto, estes aços podem ser temperados em óleo. O aço O1 é de longe o mais utilizado desta família.
Aços Ferramenta para Trabalho a Frio
Os aços desta família são aqueles que contêm elevada quantidade de carbono e cromo como elementos de liga, sendo também conhecidos como aços ledeburíticos. Dentre estes aços, os mais populares são os D2 e D6. Estes aços são caracterizados por uma elevada temperabilidade e por atingirem uma elevada dureza após o beneficiamento, na faixa
...