Os explosivos podem
Resenha: Os explosivos podem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: darlley666 • 19/6/2013 • Resenha • 648 Palavras (3 Páginas) • 518 Visualizações
Os explosivos podem ser baseados em três tipos distintos de processos: químicos, mecânicos ou nucleares. Nos explosivos nucleares ocorre uma reação de fissão (como nas bombas de urânio e plutônio) ou de fusão atômica (bomba H), já nos explosivos químicos, ocorrem reações químicas altamente exotérmicas entre o(s) composto(s) explosivo(s) e o oxigênio.
Muitos explosivos, entretanto, possuem energia de combustão inferior a de compostos usados habitualmente como combustíveis. A nitroglicerina, por exemplo, possui entalpia de combustão 8 vezes menor que a da gasolina. A diferença entre um explosivo e um combustível está na velocidade com que essa energia é liberada: Enquanto um carro leva horas para consumir toda a sua gasolina, um explosivo libera toda a sua energia em frações de segundos.
O funcionamento dos explosivos em geral pode ser dividido em três etapas:
O explosivo recebe um estimulo que pode ser elétrico, pela ação de uma chama ou faísca, ou é ativado por um impacto;
O composto explosivo reage com o oxigênio geralmente presente na composição do artefato liberando grandes quantidades de calor e se convertendo em gases que, devido às altas temperaturas produzidas e ao volume restrito, exercem forte pressão sobre as paredes do explosivo (em média, a temperatura chega a 5.000ºC e a pressão a 200.000 atm);
Rapidamente, a pressão exercida pelos gases no interior do explosivo se torna grande o bastante para despedaçar o recipiente, ocorrendo então a explosão.
Dependendo do explosivo, a denominada "onda detonante" pode se propagar com velocidades entre 2 km/s até incríveis 7 km/s no momento em que ocorre o rompimento das paredes do recipiente. Obviamente, a área afetada pela explosão também dependerá do tipo e da potência do explosivo.
A Pólvora:
Fábrica de pólvora de Barcarena
O mais antigo, e ainda hoje um dos mais utilizados, explosivos é a pólvora negra, conhecida pelos chineses desde épocas remotas. Ela consiste numa mistura de nitrato de sódio (NaNO3) ou nitrato de potássio (KNO3), carvão moído e enxofre em pó. Geralmente, esses componentes estão na proporção de 7:2:1.
Tradicionalmente, a explosão da pólvora é iniciada por meio de uma faísca ou de uma chama, porém, atualmente existem explosivos feitos a base de pólvora que utilizam outras técnicas para a detonação, como os chamados "explosivos iniciadores", cuja detonação tem o objetivo de ativar a explosão do explosivo principal.
Explosivos a base de compostos orgânicos:
Compostos orgânicos nitrogenados (em especial os que possuem radicais nitro, — NO2) estão hoje entre os explosivos mais importantes tanto comercialmente quanto para aplicações militares. Os principais explosivos orgânicos nitrogenados e suas respectivas fórmulas estruturais são:
RDX (ciclo-trimetil-entrinitramina)
NG (nitroglicerina ou trinitrato de glicerina)
TNT
...