Os modelos tradicionais do currículo restrigiam-se à atividade técnica de como fazer o currículo
Artigo: Os modelos tradicionais do currículo restrigiam-se à atividade técnica de como fazer o currículo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 22milena • 8/11/2013 • Artigo • 768 Palavras (4 Páginas) • 551 Visualizações
Teorias
Tradicional Teorias
Críticas
Os modelos tradicionais do currículo restrigiam-se à atividade técnica de como fazer o currículo. Desconfiavam do status quo, responsabilizando-o pelas desigualdades e injustiças sociais.
Teorias de aceitação, ajuste e adaptação. Teorias de desconfiança, questionamento e transformação social.
Desenvolver conceitos que nos permitam compreender o que é o currículo. O importante não é desenvolver técnicas como fazer currículo, mas compreender o que o currículo faz.
slide4 - Qual o conceito de ideologia utilizado por Althusser nas subseqüentes teorizações críticas da educação e do currículo?
Resposta: Para Althusser a ideologia é a reprodução das classes capitalistas. A permanência da sociedade capitalista depende da reprodução de seus componentes econômicos (meios de produção) e da reprodução de seus componentes ideológicos.
5 – Segundo Althusser, como a escola, direta ou indiretamente, transmite a ideologia?
Resposta: A escola atua através do seu currículo de forma mais direta, e das matérias onde à ideologia pode adentrar, usando o desejo das estruturas sociais.
De forma indireta, atua através das disciplinas técnicas.
6 - A partir da “contribuição” dos economistas estadunidenses (Bowles e Gintis), em relação à conexão entre escola e produção, responda:
a) Qual o papel da Escola?
Resposta: A escola contribui para espelhar (refletir, no seu funcionamento) as relações sociais no trabalho.
b) Como a escola reproduz as relações sociais?
Resposta: Dirigida aos trabalhadores subordinados, tendem a privilegiar as relações sociais onde os estudantes aprendem à subordinação e as escolas dirigidas aos trabalhadores de nível superior da escola ocupacional, fornecendo relações sociais onde oportunizam práticas, atitudes de comando e autonomia.
5 slide
7 - Segundo Bordieu e Passeron “a dinâmica da reprodução social está centrada no processo de reprodução cultural” (pág. 34). Qual a argumentação utilizada pelos autores que justificam tal afirmação?
Resposta: É através da reprodução cultural dominante que a reprodução mais ampla da sociedade fica garantida. A cultura que tem prestígio e valor social é justamente a cultura das classes dominantes como: seus valores, os hábitos, os costumes e o comportamento da classe dominante.
8- Qual a relação estabelecida entre a escola, a educação e o currículo no processo de dominação cultural, a partir das análises de Bourdieu e Passeron?
Resposta: A escola funciona como um mecanismo de exclusão e instrumento de dominação. O currículo da escola é baseado na cultura dominante que se expressa pelos seus próprios códigos.
9 - Qual a proposta de Bourdieu e Passeron por meio da utilização do conceito de pedagogia racional?
Resposta: Propõe que as crianças das classes dominadas tenham a mesma educação das pertencentes à classe dominante.
...