Os professores nas esferas pública e privada estão satisfeitos com os benefícios
Tese: Os professores nas esferas pública e privada estão satisfeitos com os benefícios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vlcunha • 24/11/2013 • Tese • 2.032 Palavras (9 Páginas) • 312 Visualizações
1 JUSTIFICATIVA
Os profissionais da educação são nosso foco para o estudo no que tange a seus benefícios, tanto os obrigatórios, garantidos por lei e acordo coletivo, como os que são oferecidos espontâneamente. Tomamos como base os professores de escolas privadas da cidade de Fortaleza.
O professor é um profissional que exerce uma das mais belas profissões e também uma das que mais responsabilidade possui, pois é o principal responsável pela formação do ser humano. É necessário valorizar este profissional, oferecer qualidade de vida no trabalho, motivação para que possam desempenhar seu trabalho com amor, vontade e maestria, para posteriormente a sociedade colher os frutos deste trabalho.
Observamos os frequentes movimentos grevistas dos professores, sempre reinvidicando por melhores salários, benefícios sociais e condições de trabalho favoráveis, pois muitas vezes sentem-se desvalorizados. Diante dos motivos que geram insatisfação nesses profissionais, optamos por fazer uma pesquisa voltada para benefícios sociais, pois sabemos que os benefícios são parte integrante da remuneração e, portanto, fundamental para a satisfação destes profissionais.
Gostaríamos de conhecer a realidade dos profissionais das instituições de ensino particulares de Fortaleza em relação ao grau de satisfação com a política de benefícios oferecidos. Essa pesquisa é fundamental para que se conheça a realidade beneficiária de empresas privadas, a fim de se propor sugestões de melhorias que proporcionem maior satisfação entre os profissionais da educação.
2 OBJETIVOS
Geral:
Verificar se os professores dos âmbitos públicos e privados estão satisfeitos com os benefícios recebidos.
Específicos:
1. Identificar os benefícios oferecidos ao professores dos âmbitos públicos e privados ;
2. Identificar os benefícios que mais são oferecidos;
3. Verificar o cumprimento da oferta de beneficios obrigatórios;
4. Comparar os benefícios;
5. Identificar qual âmbito esducacional oferece melhores benefícios.
3 PROBLEMATIZAÇÃO
Com a valorização do ser hunamo dentro das organizações e o aumento da competitividade organizacional as empresas passaram a oferecer diversos recursos assistenciais a fim de atrair e manter os melhores profissionais.
Dessa forma, esses recursos, ou seja, os benefícios sociais são oferecidos como incentivos internos que possuem o objetivo de manter alta satisfação e produtividade, reduzir a rotatividade e o absenteísmo, preservar as condições físicas e mentais dos funcionários, melhorar a qualidade de vida dos funcionários e melhoria do clima organizacional.
Buscamos informações, no âmbito educacional, a respeito dos motivos que mobilizaram algumas greves de professores e identificamos que a carência de benefícios sociais é um deles.
Sabe-se da importância dos benefícios para a saúde e qualidade de vida dos profissionais, assim como dos professores, e que a falta deles afetam diretamente na qualidade do ensino, o que é tão importante para todos nós.
Diante do contexto apresentado buscamos investigar ,através deste projeto, se os profissionais da educação nos âmbitos públicos e privados estão satisfeitos com os benefícios sociais oferecidos e se está ocorrendo o cumprimento da ofera dos benefícios obrigatórios. Basicamente, o estudo deverá esclarecer a seguinte questão:
- Os professores dos âmbitos públicos e privados estão satisfeitos com os benefícios sociais oferecidos?
4. REFERENCIAL TEÓRICO
4.1 Benefícios Sociais
Antes de falar sobre benefícios sociais, é importante que se tenha claramente o significado das palavras “benefício”: melhoramento, ganho, vantagem, e “social”: da sociedade ou relativo a ela, que se pode associar, próprio para vier em sociedade e que convém à sociedade.
Para facilitar a vida dos colaboradores, as organizações oferecem benefícios e serviços que, se a organização não o fizesse, teriam de ser comprados no mercado com o salário recebido. Além disso a oferta de benefícios também é utilizada como estratégia para manter e atrair os empregados.
Segundo Chiavenato (2010), benefícios são certas regalias e vantagens concedidas pelas organizações, a título de pagamento adicional dos salários à totalidade ou parte de seus funcionários. Constituem geralmente um pacote de benefícios e serviços que faz parte integrante da remuneração dopessoal. Os benefícios e serviços sociais incluem uma variedade de facilidades e vantagens oferecidas pelas organização, como assietência médico-hospitalar, seguro de vida, alimetação subsidiada, transporte, pagamento de temponão trabalhado, plano de pensão e posentadoria etc. No caso de pessoal de nível mais elevado, cheam a incluir fornecimento de automóvel (desde o leasing de veículo até o pagamento de todas as despesas, inclusive motorista), casa, escola para os filhos, clube para toda a família, passagens e estadas no período de férias, cartões de crédito e planos especiaisde saúde e segurode vida. Na verdade, os benefícios além do seu aspecto pecuniário ou financeiro servem para livrar os funcionários de uma série de transtornos, como a busca de meios de transporte até a companhia ou a procura de restaurantes onde se alimetar no intervalo das refeições.
Os benefícios são tão importantes quanto o salário, pois atingem diretamente a qualidade de vida dos colaboradores, colaborando para uma vida mais agradável e motivando-os para que permaneçam mais tempo na organização. Dessa forma eles atraem talentos humanos, reduzem a rotatividade e os custos, tornando-se um referencial que contribui para atrair e reter profissionais.
Já mencionava Araújo (2006), que ao oferecerem tais recursos assistenciais as organizações geram uma certa disputa
...