Os protestos no Brasil em 2013
Artigo: Os protestos no Brasil em 2013. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Berwannger • 29/11/2014 • Artigo • 224 Palavras (1 Páginas) • 187 Visualizações
Os protestos no Brasil em 2013, também conhecidos como Manifestações dos 20 centavos, Manifestações de Junho ou Jornadas de junho, foram várias manifestações populares por todo o país que inicialmente surgiram para contestar os aumentos nas tarifas de transporte público, principalmente nas principais capitais.
Em resposta, o governo brasileiro anunciou várias medidas para tentar atender às reivindicações dos manifestantes e o Congresso Nacional votou uma série de concessões (a chamada "agenda positiva"), como ter tornado a corrupção como um crime hediondo, arquivado a chamada PEC 37 e proibido o voto secreto em votações para cassar o mandato de legisladores acusados de irregularidades. Houve também a revogação dos então recentes aumentos das tarifas nos transportes em várias cidades do país, com a volta aos preços anteriores ao movimento.
No entanto, a indignação maior foi com a Copa do Mundo, não somente pelo seu acontecimento, mas pelo que não foi concretizado por causa dela, principalmente na parte das politicas públicas, que poderiam melhorar a vida do cidadão brasileiro. Afinal, como noticiou o site uol, era possível construir 123 hospitais como o Evandro Freire, que irá beneficiar mais de 900 mil moradores na Ilha do Governador e entorno, ou 2.857 creches, como a creche Jardim Colorado I, no bairro Sapopemba, em São Paulo, sendo que essas poderiam mais de 712, 5 mil crianças.
...