Osteologia
Artigo: Osteologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: BPigatto • 29/4/2014 • Artigo • 876 Palavras (4 Páginas) • 507 Visualizações
Osteologia
O esqueleto humano possui muitas funções, como: sustentar o organismo, proteger estruturas vitais, base mecânica do movimento, armazenar sais (como o cálcio), hematopoiética (suprimento contínuo de células sanguíneas novas).
Os ossos são revestidos por um tecido conjuntivo denso modelado, este é denominado periósteo e possui fibroblastos e fibras colágenas dispostas paralelamente entre si e sobre a superfície óssea. O periósteo tem células capazes de se transformarem em osteoblastos, caso seja necessária a formação de ossos em casos de traumas, fraturas, etc. Além disso, o periósteo é a região do osso onde correm os vasos sanguíneos e nervos que penetram os ossos.
Dentro dos ossos encontramos a medula óssea, um tecido líquido, popularmente conhecido como “tutano”. Na medula óssea são produzidos componentes sanguíneos como: as hemácias, os leucócitos e as plaquetas.
Acidente ósseo é toda e qualquer saliência, forame, depressão, côndilo, crista, seio, espinha, sulco e fissura do osso.
Vascularização
As artérias entram nos ossos pelo periósteo, as artérias periostais, como são chamadas, penetram inúmeros pontos para nutrir o osso compacto, pois este necessita de constante assimilação de elementos nutritivos e minerais. O interior do osso é irrigado por uma ou várias artérias nutritivas, que penetram o osso e subdividem-se em inúmeras ramificações finas que sulcam os canais dos sistemas de havers, proporcionando elementos nutritivos para as células. As veias, que recolhem os resíduos fazem um caminho semelhante.
Estrutura óssea
O tecido ósseo é constituído por: fibras colágenas, vasos sanguíneos, sais de cálcio, fósforo e magnésio, e mantém a concentração constante desses minerais no corpo.
É um tecido conjuntivo, formado pela matriz óssea e pelas células denominadas osteócitos, osteoblastos e osteoclastos. Os ossos são recobertos por camadas de tecido e células, que constituem o periósteo e o endósteo.
O endósteo é formado por uma camada de células achatadas e reveste algumas regiões. Já o periósteo possui fibras colágenas, fibroblastos e células que se multiplicam por meio de mitose, auxiliando no crescimento dos ossos e reparação de fraturas.
Metade da matriz óssea é constituída por matéria inorgânica, como o bicarbonato, o magnésio, o potássio, o sódio, o citrato e os íons de fosfato e de cálcio, que são mais frequentes. Possui uma região chamada capa de hidratação, que facilita a troca de íons. A parte orgânica é praticamente constituída de fibras colágenas.
• Osteócitos – São achatados e estão localizados no interior da matriz óssea, em lacunas. São via de transporte de nutrientes e metabólitos entre os vasos sanguíneos
• Osteoblastos – Sintetizam a matéria orgânica da matriz e participa da mineralização desta, pois possuem a capacidade de concentrar fosfato de cálcio.
• Osteoclastos – São células gigantes, móveis e ramificadas irregularmente, com vários núcleos. Secretam substâncias como colagênase, que digerem a matriz orgânica e dissolvem sais de cálcio. Participam da remodelação óssea.
Classificação dos ossos
Os ossos são classificados como:
• Ossos longos - Mais compridos que largos, são constituídos de um corpo e duas extremidades. São encurvados, e essa curvatura absorve o estresse mecânico do peso do corpo em vários pontos, distribuindo-o. Ossos longos têm diáfises formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suas epífises. Ex: Fêmur, Úmero, Rádio, Ulna, Tíbia, Fíbula.
• Ossos curtos - São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos quase iguais às suas larguras. Eles são compostos por ossos esponjosos, exceto em sua superfície, onde há uma fina camada de tecido ósseo compacto. Ex: ossos do carpo.
• Ossos laminares - São ossos finos e compostos por duas camadas paralelas de tecido ósseo compacto, com uma camada de osso esponjoso entre elas. Ex: Frontal e parietal.
• Ossos alongados - São ossos longos, porém achatados e não apresentam canal central. Ex: Costelas
• Ossos pneumáticos - São ossos ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas de mucosas (seios), tendo pouco peso com relação a seu volume. Ex: Esfenóide
• Ossos irregulares - Apresentam formas complexas e não podem ser agrupados em nenhuma das categorias prévias. Eles têm quantidades variáveis de osso esponjoso e de osso compacto. Ex: vértebras.
• Ossos sesamóides - Estão presentes no interior de alguns tendões em que há considerável fricção, tensão e estresse físico, como as plantas e palmas. Eles podem variar
...