Otimização
Seminário: Otimização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joseamaroqueiroz • 13/11/2014 • Seminário • 1.348 Palavras (6 Páginas) • 349 Visualizações
O Engenheiro está em incessante busca pela redução do consumo, peso, custo, etc... Pela melhoria da eficiência de sistemas. Como sempre, existem várias soluções para um mesmo problema e cabe ao Engenheiro escolher a solução mais adequada, levando em consideração todos os fatores importantes para o projeto. Muitas vezes a solução implementada ainda não é, ou era, a melhor solução, podendo ser otimizada. Tudo pode ser melhorado / otimizado.
2
Produto: Aparelhos Celulares Melhoria: Otimização do tempo de duração da bateria. Como: Implantar tecnologia de captação da energia solar no próprio aparelho, para que, quando necessário ou na falta do carregador de bateria, o celular possa ser exposto ao sol para auxiliar no carregamento da bateria. Benefício: Menor consumo de energia elétrica e maior facilidade de utilização do aparelho.
3
4
É o processo de procura por uma solução que forneça o máximo de benefício segundo algum critério, ou seja, é a busca da melhor condição. A busca pelo ótimo nem sempre é alcançada devido à vários fatores, como por exemplo, o tempo. Outro exemplo é a verba disponível para o projeto. E também, muitas vezes, não conhecemos ainda o ótimo, que também limita as soluções de projeto.
Por ÓTIMO entendemos o melhor possível, ou seja, a melhor solução para um problema ou a condição mais favorável de uma parâmetro, que pode aparecer de diferentes formas: Em alguns projetos procuramos pelo máximo (por exemplo: máxima colheita por área cultivada. Ou pelo mínimo (por exemplo: menor custo para produção de um determinado componente). Assim, o processo de otimização da Engenharia deve ser entendido como um processo para maximizar ou minimizar variáveis.
5
Otimização é um processo que busca a melhor solução!
Aumentar o desejável.
Reduzir o indesejável.
O processo de otimização não apresenta soluções técnicas para todos os problemas. Muitas das soluções encontradas são intuitivas, considerando a solução totalmente subjetiva. Esta forma de otimização é praticada todos os dias, todas as horas, por todas as pessoas...
Melhorar a disposição de livros em uma prateleira.
Regular a temperatura da água no banho.
Traçar um melhor caminho para chegar em um ponto qualquer na cidade.
Afinar um violão.
Sintonizar uma rádio.
6
Se por um lado a otimização pode parecer extremamente simples, num outro extremo está outra categoria de otimização – utilizada sobremaneira pelos Engenheiros – que é identificada pelo emprego sistemático de técnicas específicas. Como por exemplo:
Materiais em estruturas: Escolha dos materiais adequados para cada tipo de aplicação, relativamente à cargas, temperaturas, agressividade do meio ambiente, confiabilidade, etc.
Conservação de energia: Determinar a potência necessária para refrigerar um ambiente qualquer, considerando as variáveis envolvidas de isolamento térmico e fontes internas de calor.
Modelo Otimizante;
Modelo Entrada-Saída
7
É um modelo que permite a determinação direta da condição ótima.
Por exemplo: ao conduzirmos um veículo prudentemente, o motorista está sempre corrigindo a trajetória do veículo em função das características da pista, ventos, tráfego, etc...
Outro exemplo de modelos otimizantes podem ser considerados abaixo e são chamados também de sistemas homeostáticos:
Panela de Pressão: cuja pressão interna é mantida dentro de uma faixa limite e é controlada por uma válvula.
Geladeira: um termostato regula a temperatura interna entre um limite mínimo e um limite máximo.
8
As variáveis do sistema são substituídas por valores numéricos apropriados – entradas – e é determinado o valor de uma variável de saída, que é dependente das demais – saída. As simulações matemáticas são modelos deste tipo pois substituições e iterações são utilizadas para obter uma saída otimizada.
Exemplo de modelo de entrada-saída:
F = m . A
Equação da segunda lei de Newton.
A saída F vai variar conforme as entradas m / a.
9
Diversas técnicas de otimização são aplicados em projetos e/ou nos seus resultados.
O Engenheiro além de conhecer e aplicar estas técnicas, tem de ter um sentido prático e considerar as particularidades de cada caso, com base na sua formação teórica.
Não há um método único e direto para encontrarmos a melhor solução para todos os problemas. O método a ser usado depende da natureza das funções a otimizar, que podem ser, dentre outras: custo, peso, confiabilidade, produtividade, consumo e rendimento.
A experiência e a criatividade do engenheiro em muito ajudam na tarefa da escolha do método de otimização a empregar em cada caso. Em diversas situações, dois ou mais deles serão usados simultaneamente.
10
Evolução: Aperfeiçoamento de algo existente;
Intuição: Sentimento, o estado da arte, processo criativo;
Tentativa: Processo iterativo, tentativa e erro;
Gráfico: Análise de esquemas, layouts;
Analítico: Baseado em modelo matemático.
A otimização por evolução muitas vezes está relacionada com a evolução tecnológica. Ela acontece quando um sistema já existente é aperfeiçoado através de alterações e melhorias na sua concepção, processo de fabricação ou mesmo no aspecto estético. Com isso, ao longo do tempo, tem-se um sistema mais eficiente e moderno.
11
Um exemplo é a disposição das letras no teclado da
máquina de datilografia.
...