TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RENOVAÇÃO DA INFRAESTRUTURA POR MEIO DA SELEÇÃO DE RAMAIS COM VAZAMENTOS OTIMIZA REDUÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA.

Por:   •  13/6/2016  •  Artigo  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

RENOVAÇÃO DA INFRAESTRUTURA POR MEIO DA SELEÇÃO DE RAMAIS COM VAZAMENTOS OTIMIZA   REDUÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA.

Valdemir Viana de Freitas

Engenheiro pela Universidade Guarulhos, especialização em Engenharia de Saneamento Básico pela USP, gerente da Divisão de Controle de Perdas da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo - Sabesp.

Endereço: Rua Luis Coladelo, 388 – Parque Continental – Guarulhos – SP – CEP: 07084-410 – Brasil – Tel: +55

(11) 2457-6842 - Fax: +55 (11) 2971-4098 – e-mail: vvfreitas@sabesp.com.br.

RESUMO

Para o combate às perdas de água em setores de abastecimento de água são necessárias várias ações destacando-se  controle de pressão, gerenciamento da infra-estrutura pesquisa e reparo de vazamentos.

Saber o que fazer provavelmente não é maior problema. Na maioria das vezes não há continuidade nos investimentos por médio e longo prazo de forma que os indicadores melhorem de forma sustentável..

Pensando dessa forma procuramos imprimir uma otimização dos recursos e aproveitando uma situação particular onde havia condições de iniciar um processo de troca de ramais de água de forma mais agressiva.

Tínhamos algumas alternativas para efetivar essas substituições, as duas principais eram:

- selecionar áreas onde havia incidência maior de vazamentos e trocar todos os ramais dessa área ou

- selecionar os ramais com vazamentos para troca total do ramal ao invés de reparar o ponto do vazamento.

No primeiro item tínhamos a vantagem de nos locais onde seriam realizadas as substituições termos garantia de a infraestrutura de ramais naqueles locais estava plenamente atendida.

Por outro lado na segunda situação poderíamos atuar exatamente onde certamente havia vazamentos permitindo eliminar o vazamento por meio da substituição integral do ramal.

Visto que temos metas de curto prazo para cumprir e que os ramais com vazamentos contribuíam definitivamente com a redução de volume de água perdido optamos pelo segundo critério.

Após a escolha da segunda opção tínhamos criado um novo desafio, acelerar o processo de identificação de ramais com vazamentos, visto que tínhamos que criar demanda para suportar  as equipes de substituição de ramais.

No formato convencional  utilizando todo o procedimento de detecção de vazamentos tínhamos dois problemas: a limitação orçamentária e a dificuldade de acelerar os serviços visto os critérios técnicos para locação de um vazamento.

Com esses dificultadores tivemos que ousar, quebrando alguns paradigmas. Não havendo  necessidade de indicar o ponto do vazamento no ramal de distribuição de água, bastava apenas indicar a possibilidade de vazamento e trocar, fizemos algumas experiências com empresas contratadas e mão de obra própria utilizando apenas o equipamento denominado haste de escuta .

 A metodologia não substitui a necessidade de realizar detecção completa de vazamentos.

Para o método convencional, reservamos os locais que apresentam maior incidência de vazamentos, realizando a segunda e terceira etapa de uma varredura. Entendemos que o método convencional deve estar associado com

analises de engenharia, onde o objetivo não é produtividade e sim resultados. Apesar de parecer estranho, como

pagamos o serviço em função da quilometragem percorrida é inevitável a se dar muito valor a produtividade como fator de sucesso. A solução para isso é o arranjo de um novo modelo de detecção de vazamentos, por exemplo a remuneração por performance.

O gerenciamento da infra-estrutura é uma ação onerosa, já que são necessários os serviços e os materiais e emprego de novas tecnologias em métodos não destrutíveis de implantação.

A realização de pesquisa e detecção de vazamentos em redes de água utilizando-se de hastes de escuta de maneira a indicar ou não a presença de vazamentos para posterior substituição do ramal apontado ou rede, visa priorizar e otimizar os recursos disponíveis para a substituição da infra-estrutura.

OBJETIVO DO TRABALHO

O objetivo desse trabalho é demonstrar que com o mesmo nível de recursos  podemos obter melhores resultados. A seleção de ramais com vazamentos foi a forma que identificamos para acelerar os resultados de redução de volume perdido e substituir o ramal onde já havia grande perda de água.

MATERIAIS E MÉTODOS

A metodologia utilizada, baseada no procedimento da ABENDE – PR -051, é a de pesquisa e detecção de

vazamento direta, utilizando somente o equipamento mecânico denominado haste de escuta.

A haste de escuta mecânica é composta por amplificador mecânico, com membrana vibratória constituída por um disco fino em metal, fixada a barra metálica ou haste metálica, com comprimento entre 1,0 e 1,5 m e diâmetro de 0,7 a 1,0cm. A freqüência de operação deste equipamento é entre 200Hz e 1500Hz.

Os serviços de campo são realizados com a planta, manômetro e a haste de escuta, os apontamentos de suspeitas de vazamentos eram enviados as equipes de troca de ramal que por meio de métodos não destrutíveis substituem todo o ramal.

Em locais onde  os ruídos se propagavam por vários ramais, destacamos equipes com geofones eletrônicos que identificavam vazamentos nas redes de distribuição.modo a localizar o vazamento na rede que era reparada ou substituída.

A eficiência do método foi auditada por equipes de geofonamento que comprovavam a existência de vazamentos em 85% dos ramais apontados na varredura realizada com a haste de escuta.

As equipes envolvidas neste trabalho são treinadas e certificadas conforme normas e instituições nacionais.

RESULTADOS OBTIDOS

- Evolução orçamentária: mais com  mesmo  recurso.

[pic 1]

- Extensão total de rede pesquisada

[pic 2]

- Resultados  no setor Bragança Paulista: locação de 218 ramais entre abril e maio.

[pic 3]

- Resultados  no setor Edu Chaves

- Resultados  na Un Norte

- Gráfico de controle estatístico no Setor Santana.

[pic 4]

Período: 17/03 a 30/09

Extensão: 757 km de rede

Pontos suspeitos de vazamento: 780 ocorrências ( todos os ramais trocados )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (368.6 Kb)   docx (100.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com