PATRIMÔNIO
Seminário: PATRIMÔNIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jonatha9 • 27/9/2013 • Seminário • 446 Palavras (2 Páginas) • 270 Visualizações
PATRIMÔNIO: O Patrimônio é o campo de atuação da Contabilidade, e representa o conjunto de Bens, Direitos (valores a receber) e Obrigações (valores a pagar) de propriedade de uma pessoa física ou jurídica.
BENS
Bens, no sentido geral, são todas as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades
das pessoas ou empresas. Podem ser classificados em:
a) Bens Tangíveis: têm existência física, são palpáveis, e classificam-se em:
• Bens Numerários: dinheiro;
• Bens de Venda: estoque de mercadorias, estoque de matérias-primas, estoque de produtos em fabricação, estoque de produtos acabados;
• Bens de Uso: imóveis, terrenos, móveis e utensílios, veículos, máquinas e equipamentos, computadores, instalações;
• Bens de Renda: imóveis para aluguel.
b) Bens Intangíveis: não são palpáveis, não possuem existência física, como por exemplo: capital intelectual, marcas, direitos autorais, patentes de invenção (documento pelo qual o Estado garante a pessoa ou empresa o direito exclusivo de explorar uma invenção), franquias, copyrights e softwares.
DIREITOS
Em Contabilidade, entende-se por Direito ou Direito a receber, o poder de exigir alguma coisa, ou ainda, valores de propriedade da empresa em posse de terceiros. São exemplos de direitos: valores a receber, títulos a receber, contas a receber, aluguéis a receber, promissórias a receber, duplicatas a receber (ou clientes), aplicações financeiras, adiantamentos a empregados, adiantamentos a fornecedores, ações, etc.
Após um mês de trabalho, desde que o colaborador ou empregado seja mensalista, o mesmo tem o direito de receber seu salário ou ordenado. Dessa forma, salários a receber é um direito. Se uma empresa deposita uma determinada quantia numa conta corrente, ela possui o direito de sacar essa importância a qualquer tempo. Assim, dinheiro depositado em bancos é um direito a receber.
Numa empresa, o direito a receber mais comum é o proveniente das vendas a prazo, quando o pagamento pelo cliente não é efetuado no ato, mas no futuro. A empresa vendedora emite um título de crédito denominado Duplicata como um documento comprobatório. Esse direito é classificado como Duplicatas a Receber ou Clientes.
OBRIGAÇÕES
Obrigações são dívidas com terceiros (fornecedores, empregados, Governo, bancos etc.). Em Contabilidade, são denominadas Obrigações a pagar ou exigíveis, isto é, compromissos que serão reclamados, exigidos na data do vencimento. No caso dum empréstimo bancário, a empresa fica devendo ao banco (empréstimo a pagar). Se a obrigação não for quitada na data de vencimento, o banco exigirá o pagamento.
Uma Obrigação a pagar muito comum nas empresas é decorrente da compra de mercadorias a prazo (o contrário de duplicatas a receber). Ao comprar a prazo, a empresa fica devendo ao fornecedor da mercadoria, sendo que essa dívida é conhecida como Fornecedores ou Duplicatas a Pagar.
Outras obrigações exigíveis são: salários a pagar, impostos a recolher, financiamentos, promissórias a pagar,
...