PEDAGOGIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Artigo: PEDAGOGIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: define • 1/6/2013 • 5.599 Palavras (23 Páginas) • 1.751 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Durante o meu estágio na escola municipal de Ensino Fundamental, realizei no período matutino no período de 03/04 até 19/04/13. Esse estágio foi muito gratificante para a minha formação, pois encontrei na coordenação apoio e liberdade para executar meu estágio. Ele contribuiu muito para a formação porque foram momentos que me fizeram refletir como atuar nas diferentes funções do trabalho pedagógico em escolas, o planejamento, a coordenação, a avaliação de práticas educativas em espaços não escolares, realização de pesquisas que apoiem essas práticas.
A escola funciona dois períodos, maturino e vespertino, os alunos entram em sala as 7:00 horas. Merenda às 8:15 horas, na sala com a professora às 9:15 é o recreio. Educação física é por turma. São 45 minutos para cada turma, o coordenador ajuda com os alunos indisciplinados, os alunos especiais e com os outras atividades. A realidade escolar é bastante satisfatória, pois seus profissionais estão engajados na busca de uma educação de qualidade.
O PPP apresentado envolve o processo de reflexão e tomada de decisões coletivas da escola. Como educando me proporcionam momentos de reflexão e desafios, pois mediar o ensino em busca da aprendizagem requer do professor a clareza de qual concepção pedagógica é que fundamental a sua prática. Nesse contexto, conhecê-los torna-se fundamental para o educador, uma vez que são essas concepções que me encaminhará minha ação metodológica. Precisamos rever constantemente nossa prática buscando novas e inovadores alternativas metodológicas e de avaliação, buscando desenvolver um ensino concebido de forma crítica. Também necessitamos rever o Planejamento e as formas de gestão e organização da escola e a política educacional vigente.
2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO
A partir desta perspectiva, o estágio se coloca como eixo articulador entre teoria e prática, já que os elementos da prática são trazidos pelos estágios e reelaborados nos cursos de formação docente, garantindo a produção de conhecimento nas áreas, específicas da docência. O primeiro momento e contato com a escola e com a comunidade que dela faz parte, a partir da organçaão do estágio. Documentos oficiais, a observação, análise do PPP, rotina, organização da escola em que será desenvolvido com a carga horária de 52 horas. Por meio do estágio, o aluno estagiário não entra somente na sala de aula, entra também em seu futuro campo de atuação e terá primeiro contato com alunos e a realidade da sala de aula.
2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
O estágio é fundamental para minha formação. Os aspectos são diversos, aprender a lidar com os alunos, com os outros professores, com a comunidade, com as famílias, com a minha criatividade e a vontade de ensinar os desafios que irei encontrar, os conteúdos que serão escolhidos por mim, a preocupação com meus conhecimentos para que sejam bem aplicados, o equilíbrio entre a prática e teoria, como irei avaliar os alunos e me avaliar, realizando sempre uma reflexão. Para Zimberman (2001). O eixo fundamental do currículo de foramção do professor é o desenvolvimento da capacidade de refletir sobre a propria prática docente, com objetivo de aprender a interpretar, compreender e refletir sobre a realidade social e a docência (p.39). Esse mmento que vai tornar possível para mim utilizar os meus conhecimentos teóricos na prática, sempre buscando fazer uma reflexão após cada aula ministrada, em busca de melhorias e mudanças ao longo deste período.
O estágio curricular é o momento de aproximação com a realidade escolar, o aluno e futuro professor. Vou poder praticar as teorias aprendidas ao longo do curso, buscando sempre uma relação entre teoria e prática. Essem omento então é de conhecer o ambiente em que irei atuar de acordo com Pimenta (2006) não se colocar o estágio como pólo prático do curso mas como uma aproximação à prática, na medida em que será consequente a teoria estudada no curso, que por sua vez deverá se constituir numa reflexão... (p. 70). Nesse contexto o estágio servirá para eu reconhecer o espaço escolar, como o futuro campo de atuação e para que comece formar a minha identidade docente. O curso, as disciplinas e as experiências adquiridas ao longo da minha vida. É a hora de se colocar na posição de professor, gestor, momento de deixar de lado as incertezas e partir para ação docente.
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: Escola Mun. Ens. Fundamental Betel
Órgão mantenedor: federal ( ) estadual ( ) municipal ( x ) particular ( )
Horário de funcionamento: manhã ( x ) tarde ( x ) noite ( )
Séries ofertadas: 1º ao 5º ano
Número de alunos: 286
ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA
Ambientes Físicos:
Salas de aula (quantas): (06)
Secretaria (01)
Pátio interno ( 1 ) Sem cobertura
Pátio externo ( ) Não
Quadra coberta( ) Não quadra aberta( ) Não
Refeitório (x )
Cozinha ( 1)
Sanitário feminino infantil ( x )
Sanitário masculino infantil (x )
Sanitário para professores ( x ) 01
Biblioteca ( 01 )
Sala de vídeo e tv ( 01 )
Sala de leitura ( 01 )
Laboratório ( 1 ) especificar: informática
Outros (quais): não tem
Materiais:
Mobiliário: tipo e quantidade se carteiras e cadeiras: 19 mesas, 36 cadeiras e 177 carteiras
Quadro negro ( 06 ) madeira
Bebedouros ( 01 )
Mimeografo ( )
Copiadora
...