PEDAGOGIA UNOPAR
Ensaios: PEDAGOGIA UNOPAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MARIJARA • 14/10/2013 • 2.044 Palavras (9 Páginas) • 1.443 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
MARIJARA CORZINI SANTANA
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Cidade
2013
MARIJARA CORZINI SANTANA
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: A DIVERSIDADE BRASILEIRA
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociedade e Diversidade no contexto Educacional e Processo educativo no Contexto Histórico Filosófico.
Profs. Bernadete Strang, Fábio Luiz da Silva, Lilian Salete A. M. Lima e Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Pâmela Ribeiro Corrêa Dias.
Tutor(a) de sala: Rosana Félix dos Santos.
Linhares
2013
SUMÁRIO
Introdução.....................................................................................................................4
A Diversidade na Construção do Povo Brasileiro.........................................................5
Pluriculturalismo Brasileiro...........................................................................................6
O Poder da Língua.......................................................................................................7
Considerações Finais...................................................................................................8
Referências Bibliográficas............................................................................................9
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir visa mostrar o processo de formação do povo brasileiro, que se iniciou com o descobrimento do Brasil no ano de 1500, trazendo conseqüências e benefícios, como por exemplo, a diversidade, que abrange tantos aspectos da nossa cultura, fala e que torna o nosso país único entre tantos outros.
Em contrapartida, podemos dizer que essa miscigenação trouxe grande preconceito, levando-se em consideração a visão etnocêntrica de alguns grupos que transformaram a diferença em hierarquia em detrimento de outros grupos que compunham a sociedade brasileira.
A Diversidade na Construção do Povo Brasileiro
A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.
Esse processo de formação se iniciou com a colonização no nosso território. A primeira importante mistura aconteceu no momento em que os colonizadores do velho mundo entraram em contato com a população indígena da região. Grávidas do homem branco, as índias deram à luz a nossa primeira geração de mestiços.
A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura. Nem estimam de cobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto. (Fonte: Carta de Pero Vaz de Caminha (p. 11 da edição eletrônica da Carta) disponibilizada no endereço: “www.portalabel.org.br/attachments/116_A_CARTA_Pero_Vaz.pdf”.
Índio Tarairiu (Tapuia) - Eckhout, Albert (1643) Fonte:http://www.passeiweb.com/saiba_mais/arte_cultura/galeria/open_art/182
Tempos depois, graças à instalação da indústria açucareira, um grande número de africanos foi subtraído de suas terras para viverem aqui na condição de escravos. Chegando a um lugar distante de suas referências culturais e familiares, os negros tiveram que reelaborar o seu meio de ver o mundo com as sobras daquilo que restava de sua terra natal.
Em 1856 já não há entradas de escravos no Brasil. Logo aparecem as primeiras reclamações sobre a falta de "braços" para a lavoura e a carestia das "peças" negras. O fim do tráfico negreiro estimula a imigração de europeus, inclusive de operários qualificados, e libera grandes quantidades de capitais, até então empregados no comércio de escravos. Italianos, alemães, poloneses, japoneses, eslavos e tantos mais não só contribuíram para a exploração de novas terras, como cumpriram as primeiras jornadas de trabalho em ambiente fabril.
Além de atender uma demanda econômica, a entrada de imigrantes no Brasil integrava um ambicioso projeto de engenharia social dos intelectuais dessa época. Tomando a Europa como um grande modelo a ser copiado, muitos pensadores e políticos acreditavam que a imigração abriria portas para o gradual “branqueamento” da população brasileira. Nesse sentido, projetava-se a expectativa racista de diminuir a “negativa” presença de negros e mulatos na formação do povo brasileiro.
Pluriculturalismo Brasileiro
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta,
...