PERFIL DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO ALLY com tecnologia da informação
Tese: PERFIL DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO ALLY com tecnologia da informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: psergio • 5/2/2014 • Tese • 3.851 Palavras (16 Páginas) • 646 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
ALCIDES DA ROCHA SOUSA NETO
CRISTIANE VIEIRA PATRICIO
FRANCISCO DAS CHAGAS MOURAO DE SOUSA
FRANCISCO GILSON MOTA DIAS
JOSE FLAVIO RODRIGUES SOARES
MARCIA SOCORRO PEREIRA
PAULO SERGIO DA ROCHA FRANCO
RAFAEL ALBUQUERQUE DE ARAUJO
SERGIO ROBERTO SOARES BULCÃO ROCHA
O PERFIL DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO ALIADO COM A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
FORTALEZA-CE
2013
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
ALCIDES DA ROCHA SOUSA NETO
CRISTIANE VIEIRA PATRICIO
FRANCISCO DAS CHAGAS MOURAO DE SOUSA
FRANCISCO GILSON MOTA DIAS
JOSE FLAVIO RODRIGUES SOARES
MARCIA SOCORRO PEREIRA
PAULO SERGIO DA ROCHA FRANCO
RAFAEL DE ARAUJO
SERGIO ROBERTO SOARES BULCÃO ROCHA
Trabalho acadêmico apresentado em cumprimento às exigências do curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Faculdade Ateneu – FATE para elaboração do Projeto interdisciplinar sobe orientação da Profª Fabricia Alves Pinto.
FORTALEZA-CE
2013
SUMÁRIO
01. INTRODUÇÃO..........................................................................04
02. METODOLOGIA.......................................................................06
03. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA................................................07
04. CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................16
05. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................18
01. INTRODUÇÃO
Muitas mudanças evolutivas ocorreram no mercado de trabalho, na economia e na sociedade. Devido a isto as atribuições e focos do Gestor Financeiro mudaram também.
Segundo DRUCKER (1999, p.54) não se pode gerenciar as mudanças, somente por estar à sua frente. Pode-se perceber desta frase, a necessidade que qualquer profissão tem de estar à frente de seu tempo.
Consequentemente, isso também se aplica às funções do administrador financeiro, peça fundamental para o bom funcionamento das empresas inseridas no sistema global capitalista.
Compreende-se que fatores como: Globalização, fusão de grupos industriais, livre comércio entre nações, são nada mais que mecanismo que fortalecem os participantes dos mais altos ciclos empresariais.
Não se pode deixar de acrescentar experiência, know how, maturidade, trabalho árduo, compromisso, envolvimento, criatividade e acima de tudo um grande, mas também poderoso desejo de vencer.
Através de ferramentas modernas como, tecnologia de informática, a vida do administrador financeiro mudou para melhor, agora pode analisar sistemas, relatórios, fazer transferência via eletrônica, ter conhecimento instantânea da situação da empresa na bolsa de valores.
A segurança na tomada de decisão, ancorada nas ferramentas tecnológicas, permitiu que as empresas chegassem tão longe.
É fato que são muitos os casos de sucesso profissional sem o necessário estudo teórico, porém para a melhor Compreensão de fatores como: Globalização, fusão de grupos industriais, livre comércio entre nações, e a explosão tecnológica são necessários mecanismo de conhecimento técnico cientifico que fortalecem os participantes dos mais altos ciclos empresariais.
Dessa forma, será mesmo de fundamental importância frequentar longos anos de faculdade, especializações e treinamentos para alcançar o sucesso?
Por outro lado as necessidades de sobrevivência dos demais e menos afortunados competidores pela fatia do mercado consumidor, cada vez mais exigente, levam pessoas comuns, sem muita instrução ou conhecimento acadêmico alcançarem o sucesso.
Não se pode deixar de acrescentar experiência, “know how”, maturidade, trabalho árduo”, e de acordo com (IDALBERTO CHIAVENATO,2004) compromisso, envolvimento, criatividade e acima de tudo um grande, mas também poderoso desejo de vencer.
Muitos questionam isso, mas poucos encontram a resposta. É fato que são muitos os casos de sucesso profissional sem o necessário estudo teórico.
A prática por si só constitui uma ferramenta poderosa, segundo (FERREIRA, 2003), a prática constitui um:
Conjunto de conhecimentos que têm por objeto o conhecimento científico, visando a explicar os seus condicionamentos (sejam eles técnicos, históricos, ou sociais, sejam lógicos, matemáticos, ou linguísticos), sistematizar
...