PESQUISA DE UMA EMPRESA
Ensaios: PESQUISA DE UMA EMPRESA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 16/4/2014 • 1.119 Palavras (5 Páginas) • 384 Visualizações
PESQUISA DE UMA EMPRESA
O Grupo Águia Branca está fortemente ligado à marca Toyota. A parceria com a montadora começou em 1971, quando foi fundada a Valadares Diesel, em Minas Gerais, e teve continuidade com a aquisição da Vitória Diesel, em 1982. Ambas comercializavam o seu produto pioneiro no Brasil: o utilitário Bandeirante. Em 1992, o incremento das importações de veículos estimulou a abertura de uma concessionária própria. Assim, nesse ano foi inaugurada em Cariacica-ES a primeira Kurumá, que assumiu a revenda de automóveis Toyota e Lexus na Grande Vitória.
A abertura de novas fábricas Toyota no MERCOSUL, em 1998, propiciou a nacionalização dos veículos e, consequentemente, permitiu mais acessibilidade à marca. O cenário favorável promoveu a expansão das vendas da Kurumá, que atualmente tem pontos de atendimento no Espírito Santo e no estado do Rio de Janeiro.
Visando a expansão dos negócios da marca Toyota e Lexus, a Unidade Comércio do Grupo Águia Branca incorporou em 2006 a concessionária Osaka, presente nas cidades mineiras de Governador Valadares, Ipatinga, Belo Horizonte, Manhuaçu e Muriaé. No mesmo ano, a Kurumá bate o seu recorde de vendas, ultrapassando a marca de 100 veículos mensais.
A empresa em estudo se localiza as margens da Rodovia BR 262 – Km 37, em Manhuaçu, Minas Gerais. Popularmente conhecida como Osaka Manhuaçu – Concessionária Toyota pertence ao Grupo Águia Branca, cuja razão social é Kurumá Veículos LTDA, conforme explanação acima. É considerada uma empresa de médio porte. Possui 20 (vinte) funcionários distribuídos nos departamentos de vendas, pós-vendas e administração. A empresa possui uma equipe responsável pela geração de marketing, que se preocupa com a concorrência e em manter sempre atualizadas as promoções e facilidades para os clientes. Está na cidade há aproximadamente dez anos, sendo administrada pelo mesmo grupo em todo o período.
Os principais desafios encontrados pela empresa são a busca constante pela inovação. As ideias não convencionais precisam de espaço para a criatividade e as tecnologias do futuro precisam de testes em condições reais. O compromisso com a qualidade dos serviços prestados fez com que a Kurumá se tornasse referência nos programas de excelência da Toyota. Em 2008, foi classificada como a melhor concessionária do país no programa Toyota Dealer Evaluation. No ano seguinte, a empresa foi à primeira concessionária a receber a ISO 14001, certificação internacional de meio ambiente.
A empresa possui planejamento estratégico, tático e operacional que visam unir os espaços da mesma alçando sucesso em seus empreendimentos. A direção do estabelecimento é mantida pelo Grupo Águia Branca, sendo a gestão compartilhada entre diretorias e gerentes e cada concessionária do Grupo possui seu gerente, que por sua vez, possui supervisores de vendas e pós-vendas. As gerências são realizadas por profissionais graduados em nível superior e com vasta experiência em sua área.
A gestão da empresa possui estilo democrático com participação da diretoria, gerentes e supervisores, porém a decisão final cabe sempre aos proprietários da mesma que se baseiam no que for melhor para o estabelecimento.
A empresa atua no ramo automobilístico (vendas de veículos novos e seminovos) e de prestação de serviços. Oferece peças para veículos da rede Toyota, bem como assistência e manutenção dos veículos de sua marca. A empresa atende clientes de idades e escolaridades variadas em função dos modelos automobilísticos oferecidos que vai de carros populares, como o recém chegado Toyota Etios que tem como objetivo atender a população que almeja possuir um Toyota mas não detém de grande poder aquisitivo, passando pelos desejados Corollas, sendo estes adquiridos por pessoas de diversas faixas etárias (jovens, adultos e idosos) do sexo masculino e feminino e ainda sendo estes os mais preferidos pelas famílias, até chegar as caminhonetes Hilux e SW4, adquiridos por famílias de poder aquisitivo mais elevado e produtores rurais. No que diz respeito a formas de pagamento utilizadas por seus clientes, estas consistem basicamente em pagamentos à vista ou em financiamentos com aprovação de crédito em banco e financeiras.
Com relação aos fornecedores, a empresa possui montadora da marca, sendo esta de grande porte, já que atende as concessionárias no Brasil. A empresa utiliza de prazos previamente estabelecidos para saldar seus débitos junto à montadora, sendo que na grande maioria das vezes estes pagamentos são feitos à vista ou parcelados em 30 e 60 dias. Há ainda que se considerar, que dependendo da demanda, a empresa opta pelos pagamentos à vista, uma vez que são feitos e creditados pedidos mensais de veículos, por esta razão, a empresa evita de acumular débitos junto à montadora nacional.
No que diz respeito à concorrência, a empresa tem como fortes as marcas Chevrolet, Fiat, Kia e Wolkswagem, já que estas marcas também possuem modelos que se assemelham aos seus modelos e aqui na cidade de Manhuaçu, estas lojas autorizadas se igualam no que diz respeito à estrutura física, porte, estratégias de vendas e público alvo. Assim sendo, para se garantir frente às outras, a empresa em estudo mostra seu diferencial no atendimento e qualidade de seus produtos, sendo este último fator decisivo na estratégia da empresa de liderar as vendas na cidade.
A motivação dos funcionários é realizada em reuniões internas, cursos, palestras e eventos do tipo e sempre há treinamento em locais específicos para melhor qualificação na prestação de serviços, sendo o mesmo realizado por setor de atuação.
Com relação às ferramentas estatísticas, a empresa faz uso da descrição e resumo dos dados buscando identificar relações e diferenças entre variáveis, comparar variáveis e fazer previsões de resultados. A empresa possui um sistema de informações composto por pessoas, meios tecnológicos e procedimentos organizados para recolher, processar, armazenar e transmitir dados e informação. Utiliza ainda a análise de dados qualitativos que visa identificar padrões, tendências, relações bem como associações de causa – efeito. Faz uso também da análise de dados quantitativos que busca organizar os dados, agrupar e resumir os dados através de:
Tabelas de frequências;
Resumo das principais estatísticas;
Medidas de tendência central;
Medidas de dispersão;
Analisar e Interpretar os dados;
Cruzamentos de Tabelas (cross-tables);
Análise de Correlação;
E outros.
Todavia são feitos levantamos básicos, análises de métodos, tendências e resultados, especialmente de mercado e satisfação de clientes, em seguida são feitas planilhas demonstrativas e gráficos para estudo com as equipes de trabalho.
Enfim, se pode perceber que a empresa é bem estruturada, dinâmica, atenta as tendências do mercado, preocupada com a qualidade dos produtos oferecidos e com a satisfação dos clientes. Percebe-se que as ferramentas utilizadas no cotidiano da empresa fazem com que atualmente a mesma se sobressaia como uma importante fonte de estudo mercadológico, de análise das variações do mercado, das oscilações competitivas e dos modelos organizacionais. Portanto, nota-se que os instrumentos utilizados são uma importante ferramenta para o alcance de metas e consolidação da empresa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MOORE, David S. A Estatística Básica e sua Prática. LTC. 3ª edição, 2005.
MILONE, Guiseppe. Estatística Geral e Aplicada. Thomson, Pioneira. 2003.
...