PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
Pesquisas Acadêmicas: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elianamadasqui • 19/3/2014 • 4.424 Palavras (18 Páginas) • 360 Visualizações
POLO DE PIRACICABA
SERVIÇO SOCIAL
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Eliana Madasqui - 3326044323
Tatiane de Souza Rodrigues - 4119189919
Marlene Faria de S. Benatti – RA n° 2326405666
Tema: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E O IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Tutor a Distância: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Piracicaba - Setembro/2013
SUMÁRIO
1- INTRUDUÇÃO..............................................................................................3
2- JUSTIFICATIVA............................................................................................4
3-PROBLEMA DA PESQUISA.........................................................................4
4-HIPOTESE.......................................................................................................5
5-OBJETIVOS.....................................................................................................5
5.1-Objetivo Geral...............................................................................................5
5.2-Objetivos Específicos....................................................................................5
6 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.................................................................6
7- METODOLOGIA...........................................................................................11
7.1-ENFRENTAMENTO DAS VULNERABILIDADES..................................13
7.2- METODOS CONTRACEPTIVOS..............................................................14
8-CRONOGRAMA............................................................................................15
9-CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................16
10-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................17
INTRODUÇÃO
Neste estudo faz-se necessário uma leitura minuciosa de uma série de implicações que envolvem as questões filosóficas, a ciência, a política, a economia e a ética entre outros. Com o propósito de adquirir conhecimento, desenvolvemos um projeto de pesquisa com o tema gravidez na adolescência e o impacto no desenvolvimento infantil.
Este estudo tem como objetivo geral verificar como as adolescentes enfrentam as mudanças que ocorrem em sua vida após a ocorrência da gravidez e suas perspectivas para o futuro. Para que esse objetivo fosse alcançado foi necessário refletir sobre a educação sexual e sua influência sobre a saúde sexual e reprodutiva do adolescente. A reflexão aqui proposta foi baseada em observação e análise de levantamentos bibliográficos para explicar o fenômeno a partir de dados já publicados.
A gravidez na adolescência é motivo de preocupação em função das consequências devastadoras para o desenvolvimento tanto da mãe quanto da criança, visto que expressa um exemplo perfeito da interação de riscos biológicos e ambientais. A gravidez na adolescência pode ser considerada problema de saúde pública em função da alta prevalência e das consequências desastrosas para o desenvolvimento infantil.
A análise da literatura permitiu identificar a necessidade de se desenvolver programas de intervenção para gravidez na adolescência, que devem ter como objetivos prevenir a sua ocorrência, aumentar habilidades parentais, fornecer serviços de pré-natal, diminuir taxa de reincidência de outra gravidez precoce e promover desenvolvimento adequado da criança, fruto de uma gravidez na adolescência. Porém, é necessário maior número de pesquisas que identifiquem aspectos relacionados a resultados de eficiência e eficácia em uma intervenção destinada a essa população, restando claro a certeza que a ocorrência da gravidez na adolescência é relativa à ausência de educação sexual e que o apoio da família é fundamental para que estas adolescentes consigam superar toda a transformação que ocorre em sua vida ao passo que a infância se retira para dar lugar à responsabilidade de ser mãe.
JUSTIFICATIVA
A partir de leituras e análises de diversos materiais, que possibilitou a elaboração de uma síntese de cunho qualitativo cujo objetivo é discutir a relevância da pesquisa social na atualidade para o campo do serviço social, o tema gravidez na adolescência e o impacto no desenvolvimento infantil com a finalidade de elaborar um projeto de pesquisa buscando respostas para auxiliar o profissional de serviço social no exercício de suas atribuições, ampliando assim o debate em torno de um conhecimento mais abrangente da epistemologia.
Porém para se entender as causas e consequências da gravidez precoce se faz necessário um estudo e acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade social, bem como formular políticas públicas que atendam esta classe em toda sua complexidade. Chega-se a conclusão de que o conhecimento científico é de suma importância para o crescimento de uma nação e para o crescimento mundial, já que este envolve questões de ordens diversas como as questões políticas, filosóficas, éticas e econômicas.
Com o estudo realizado podemos dizer que a importância do conhecimento científico está formando um espírito crítico-científico para a vida acadêmica presente.
PROBLEMA DA PESQUISA
Através da análise dos dados já publicados podemos identificar os seguintes problemas:
...