PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
Exames: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 19900106 • 11/3/2015 • 1.203 Palavras (5 Páginas) • 214 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Este relatório integra a disciplina Projeto de Pesquisa em Serviço Social, do 6º período do curso superior de Serviço Social EAD, Faculdade Anhanguera – UNIDERP, Polo Itaquiraí/MS e tem por objetivo apresentar um relatório final, contendo as etapas realizadas no desenvolvimento das atividades propostas durante o processo de pesquisa, estudo e desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa, que será apresentando ao final deste. Este desafio proporciona um contanto com o aparato teórico e metodológico ne-cessários ao desvela mento das questões sociais, assim como promove a reflexão a res-peito da interferência do assistente social na sociedade. Compreende-se que é de fun-damental importância para atuação profissional no Serviço Social as etapas propostas neste trabalho, pois contribuem para o planejamento e elaboração de trabalhos acadêmi-cos, com boas práticas de pesquisa compreendendo e diferenciando o conhecimento do senso comum do conhecimento científico. Além de capacitar para a formulação de polí-ticas, programas, planos e projetos na área social, verificando as demandas presentes e buscando caminhos para o enfrentamento da questão social.
Segundo Gil, o conhecimento científico permite verificar a veracidade do objeto pesquisado, confirmando a legitimidade ou negatividade dos fatos, neste estudo faz-se necessário uma leitura minuciosa de uma série de implicações que envolvem as questões filosóficas, a ciência, a política, a economia e a ética entre outros. Com o propósito de adquirir conhecimento, desenvolveu-se um projeto de pesquisa com o tema “Família”, que é um tema muito polêmico nos dias atuais, em vista das mudanças ocorridas ao logo dos tempos. O Assistente social atua como coadjuvante da prática dos setores populares, no sentido de sugerir alternativas concretas de enfrentamento dos conflitos, decorrentes das dinâmicas da correlação de forças, tendo em vista o encaminhamento de soluções que viabilizem o atendimento de suas demandas, bem como seu fortalecimento enquanto classes organizadas. (SILVA, 2007, p.185)
Conscientizar sobre a importância do fortalecimento e preservação dos vínculos familiares é um dos objetivos da pratica socioassistencial, pois as famílias mais carentes principalmente, ao se desestruturarem acabam por enfrentar dificuldades que geram prejuízos para seus membros de muitas formas. Com o estudo realizado pode-se dizer que a importância do conhecimento científico está formando um espírito crítico-científico para a vida acadêmica presente e para a futura atuação profissional.
2. RESUMO DO TEXTO: “Ciência, Metodologia e Trabalho Cientifico (ou ten-tando escapar dos horrores metodológicos) MATTOS (2011)”.
Ciência é uma forma peculiar de produção de conhecimento objetivo. Considera-se termo científico tudo aquilo que é constatado com base em provas e em evidências. Segundo a concepção popular, a ciência não dá margens à subjetividade, ou seja, a “a-chismos”, tudo deve ser alicerçado em provas.
Para Popper, cientistas seriam (ou deveriam ser), sujeitos engenhosos, capazes de construir os mais inventivos testes para tentar refutar as suas hipóteses, ou as hipóteses de seus pares. O que caracterizaria a ciência seria a dinâmica resumida na seguinte frase; ousadia nas formulações e rigor nas críticas.
Kuhn sugeriu que a produção do conhecimento científico se faz em comunidades científicas que partilham um paradigma. O trabalho científico seria um trabalho constru-ído no âmbito de um grupo. Os métodos científicos seriam um conjunto de procedimen-tos aceito por uma comunidade científica. Após a publicação dos trabalhos de Kuhn, muitos filósofos, historiadores e cientistas vêm se debruçando sobre a ciência e suas práticas.
No conjunto, toda essa trajetória de reflexão sobre a ciência convida a abandonar de vez aquela noção de que ciência é uma forma de descobrir a verdade, de demonstrar o que de fato acontece. A elaboração de um trabalho científico pode ser vista como uma construção de argumentos feita com a intenção de convencer certo grupo de pessoas, certo auditório especifico, a saber, a comunidade de cientistas a qual pertencemos. A imagem da ciência ainda é predominante no senso comum, e de um método capaz de mostrar aparências ocultas da realidade impenetráveis aos mortais, a não ser através da pratica cientifica. Sendo assim, competiria ao método cientifico, o beneficio de abordar a realidade, de divulgar as suas regularidades e leis, ou seja, aceitar o método científico seria a melhor forma de chegar à verdade, de desvendar para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade. Vale lembrar que a ciência é algo que é construído por seres humanos e que a objetividade que tanto caracteriza os estudos científicos,
...