PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
Trabalho Universitário: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: soljeniffer • 21/9/2013 • 619 Palavras (3 Páginas) • 734 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVISIONADAS
TERESINA
2013
Pesquisa em serviço Social
Porque os adolescentes estão cada vez mais entrando no mundo da criminalidade e drogas? È culpa da sociedade, Ou das políticas públicas? É culpa das famílias, que não souberam dar uma boa educação para que esses adolescentes tivessem uma história diferente? Os jovens que tiveram e tem um acompanhamento desde criança, como escola, religião e muito amor, estariam fora da criminalidade?
A criminalidade, levada quase sempre pelo uso de substâncias psicoativas, é um problema social grave que assusta a todos, mas o que tem mais chamado atenção mesmo é que crianças e adolescentes estão entrando nesse mundo cada dia mais cedo, e isso tem levado a uma grande inquietação social.
Estudos tem buscado exatamente entender a origem desse problema que está a afetar todas as regiões do país, e um dos principais motivos que se pode ver, é que tudo ainda começa no seio da família em que essas crianças ou adolescentes são criados.
Segundo Oliveira (2002:99): Famílias desajustadas, ainda são os grandes responsáveis por, “oferecer aos jovens delinquentes um ensinamento distorcido e todos os tipos de orientações danosas à sua formação social, com exemplos mostrados por indivíduos desajustados, amorais, delinquentes e de maus costumes, gerando o desajuste psicológico do menor, e levando-o, na maioria das vezes, ao caminho da delinquência”.
Pode-se afirmar que o principio desse problema social pode estar na família, porque crianças que têm em casa um mau exemplo de pais e parentes, eles sempre terminarão sendo influenciados na formação de seu caráter que está em fase de desenvolvimento. E no auge da imaturidade pessoal, não havendo um freio nas suas atitudes, ou um melhor disciplinamento no seu modo de viver, tornara-se certamente um delinquente em potencial.
Reforçando a ideia de que, distorções psicológicas acontecidas no seio familiar servem como mola propulsora para o surgimento de jovens criminosos, além disso, a miséria social e a precária condição econômica das famílias brasileiras, também é uma das portas de entrada de crianças e adolescentes no mundo do crime e das drogas.
O abandono social e moral das crianças também são dois fatores geradores de jovens delinquentes porque o menor abandonado (social ou moralmente) em todas as condições será no futuro, um indivíduo psicologicamente desajustados. Lembrando que influências de grupos formados nas escolas ou nas comunidades como: formação de gangues ou quadrilhas tem também uma grande participação nesse contexto.
O ECA tem, em sua essência, como princípio, a proteção das crianças e dos adolescentes. Pela letra legal já está tudo organizado, basta agora que a sociedade, o Estado, os pais ou responsáveis vejam isso como sua obrigação, que é a proteção incondicional dos jovens dos males do mundo.
Conforme Adorni, Bodini e Lima (1998) uma coisa é certa: que a implementação de planos de ação governamentais que insiram jovens em programas sociais de voluntariados; possibilitem acessos
...