PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO)
Trabalho acadêmico: PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gioconda • 19/10/2013 • Trabalho acadêmico • 599 Palavras (3 Páginas) • 462 Visualizações
INTRODUÇÃO
Um dos temas de muito estudos dos estudiosos de economia é a divergência muito grande entre países desenvolvidoe e subdesenvolvidos. Por que essa grande diferença? Por que existem países tão ricos e outros tão pobres?
Por esse motivo, este trabalho resume-se na elaboração de um artigo científico que compara o desenvolvimento econômico dos países do BRICS e evidencie influencia do bloco na economia mundial.
Este artigo é importante para profissionais não-economistas articularem conceitos relativos à construção de cenários econômicos. Aqui terão conceitos e informações básicas, porém de muita importância acerca do PIB (produto interno bruto), índice de GINI, a Curva de Lorenz, o IDH, o BRICS, além de dados sobre curiosidades da região do Distrito Federal e do Brasil.
Sabe-se que a resposta para tamanha desigualdade econômica e social entre países está longe de ser respondida com exatidão, porém espera-se que, após a leitura deste artigo, você possa entender como alguns países esforçam-se para se desenvolver como essa disparidade é avaliada e pontuada.
BOA LEITURA.
1 - PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO)
1.1-CONCEITO E CONSIDERAÇÕES GERAIS
O Produto Interno Bruto, que é o principal medidor do crescimento de uma cidade, um estado, um país ou um grupo de nações, representa a soma em valores monetários de todos os bens e serviços produzidos na região escolhida durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc.). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de medir a atividade econômica de um lugar indicado.
O Produto Interno Bruto foi idealizado nos anos 1930 por um russo naturalizado americano chamado Simon Kuznets, que ganhou o Prêmio Nobel de Economia pela metodologia criada. O índice passou a ser muito utilizado no período pós-guerra, quando os países do mundo enfrentaram uma crise econômica e o processo de recuperação precisava ser medido. O criador questionou seu uso como indicador de bem-estar ao dizer que “o bem-estar de uma nação não pode apenas ser definido a partir de uma medida da renda nacional”, mas, ainda assim, alguns especialistas questionam a criação e criticam que o fato do PIB não traduzir o padrão real de qualidade de vida das pessoas.
A fórmula de cálculo do PIB é utilizada para medir as produções na indústria, na agropecuária, no setor de serviços, o consumo das famílias, o gasto do governo, o investimento das empresas e a balança comercial (PIB = consumo privado + investimentos totais feitos na região + gastos do governo + exportações – importações). No Brasil, o órgão responsável pela medição do PIB foi a fundação Getúlio Vargas até 1990. A partir desta data, a atribuição de aferir o índice passou a ser do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Uma das maiores dificuldades encontradas para a aferição do valor correto do PIB está no fato de que muitas empresas privadas não divulgam seus resultados, a não ser sob garantia de sigilo.
1.2 - A DIFERENÇA ENTRE PIB NOMINAL E PIB REAL
Segundo os estudos, podemos dizer que o PIB
...