PIM I FRIGORIFICO JBS S.A SOROCABA
Por: bellybrito • 29/11/2021 • Projeto de pesquisa • 3.337 Palavras (14 Páginas) • 231 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP
DAYANE G. GONÇALVES RA: 1987035
FABIANO SANCHES P. BRITO RA: 1814774
LAERTE NEVES SILVA RA: 1987028
JOSE RICARDO OLIVEIRA PINAS RA:1979507
MICKAEL JONATHAN N. C. DOS SANTOS RA: 1972324
PIM I
FRIGORIFICO JBS S.A
SOROCABA
2021
DAYANE G. GONÇALVES RA: 1987035
FABIANO SANCHES P. BRITO RA: 1814774
LAERTE NEVES SILVA RA: 1987028
JOSE RICARDO OLIVEIRA PINAS RA:1979507
MICKAEL JONATHAN N. C. DOS SANTOS RA: 1972324
PIM I
FRIGORIFICO JBS S.A
[pic 1]
SOROCABA
2021
Introdução
A pesquisa para o PIM I, teve como base a Empresa JBS S.A, que, se tornou a maior processadora de carnes do mundo e a maior empresa privada em faturamento no Brasil. Esta pesquisa aborda as disciplinas: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.
Projeto tem a finalidade de integrar os conhecimentos adquiridos nas aulas interativas na estrutura organizacional, os procedimentos e métodos aplicados nestas áreas possibilitando ao aluno empregar os conhecimentos teóricos adquiridos, confrontando com a pratica, procurando na medida do possível propor melhorias.
Atualmente a JBS utiliza como principal fundamento da administração a teoria do dia-a-dia de Henri Fayol. Essa teoria possui 14 princípios básicos: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, unidade de direção, disciplina, prevalência dos interesses gerais, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade dos funcionários, iniciativa e espírito de equipe.
Busca de forma clara, objetiva e simples enviar comunicados para seus colaboradores, disponibiliza diversos canais de comunicação e mantem livre acesso aos diretores da empresa. O RH implementou a Política de Portas Abertas.
Devido ao processo de mudanças em tecnologia a JBS tem um setor de TI composto por mais de 100 funcionários, onde é responsável por toda a parte de comunicação da empresa.
1.5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE PESQUISA
1.5.1 Frigorifico JBS
JBS S.A. é uma empresa brasileira de Goiás, fundada em 1953. É uma das maiores indústrias de alimentos do mundo. A empresa é de capital aberto na bolsa de valores brasileira, a B3, ticket JBSS3. A companhia opera no processamento de carnes bovina, suína, ovina e de frango e no processamento de couros. Além disso, comercializa produtos de higiene e limpeza, colágeno, embalagens metálicas, biodiesel, entre outros. Seus negócios são divididos em três unidades: JBS Mercosul, JBS Foods e JBS USA, que inclui as operações de bovinos nos EUA, Austrália e Canadá, suínos e aves nos EUA, México e Porto Rico.
O grupo controla marcas como Swift Friboi, Maturatta, Seara, Cabaña Las Lilas, Pilgrim's, Gold Kist Farms, Pierce, 1855 e Big Frango. A companhia atua em 22 países de cinco continentes (entre plataformas de produção e escritórios) e atende mais de 300 mil clientes em mais de 150 nações. A companhia abriu seu capital em março de 2007 e suas ações são negociadas na B3 no mais elevado nível de governo corporativo do mercado de capitais do Brasil, o Novo Mercado.
A companhia hoje tem mais de 216.000 trabalhadores ao redor do mundo e 340 unidades, entre fábricas e escritórios comerciais.
1.5.2 Teorias de Administração
Teorias de gerenciamento são ideias sobre como as pessoas gerenciam os funcionários em uma organização. Para liderar um negócio, as pessoas devem entender o que motiva e direciona os funcionários de uma empresa. As teorias de gestão explicam o que motiva os funcionários e como os líderes podem usar esses motivadores para controlá-los e orientá-los. As teorias de gerenciamento fornecem estratégias, estruturas e diretrizes de gerenciamento que os empregadores podem implementar no escritório.
As empresas precisam de gerenciamento diferente para diferentes ambientes de trabalho. Por centenas de anos, os teóricos pesquisaram as melhores formas de gestão para diferentes empresas. Agora podemos usar as estruturas apresentadas nessas teorias de gestão para criar uma estrutura para a gestão nas empresas de hoje (MAXIMIANO, 2017).
A teoria administrativa da gestão está focada em princípios que poderiam ser usados pelos gestores para coordenar as atividades internas das organizações. O mais proeminente dos teóricos administrativos foi Henri Fayol. Fayol observou uma paralisação no trabalho e a julgou uma falha de gerenciamento. Ele acreditava que as práticas de gestão organizacional são importantes para impulsionar a previsibilidade e a eficiência nas organizações (MAXIMIANO, 2017).
Enquanto os proponentes da gestão científica desenvolveram princípios que poderiam ajudar os trabalhadores individuais a realizar suas tarefas de forma mais eficiente, a teoria administrativa se concentrou em princípios que poderiam ser usados pelos gerentes para coordenar as atividades internas das organizações. O mais proeminente dos teóricos administrativos foi Henri Fayol.
Henri Fayol (1849-1925) foi um industrial francês e um proeminente teórico da administração europeu. Henri Fayol é conhecido como o Pai da Administração e desenvolveu uma teoria geral da administração e também estabeleceu os 14 princípios da Administração. Fayol era desconhecido dos gerentes e acadêmicos americanos até que seu trabalho mais importante, "Gestão geral e industrial", foi traduzido para o inglês em 1949. Esses 14 princípios de gestão são usados para administrar uma organização e são benéficos para previsão, planejamento e tomada de decisões, organização e gestão de processos, controle e coordenação (MAXIMIANO, 2017).
...