PIM III
Pesquisas Acadêmicas: PIM III. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: escvida • 28/3/2015 • 374 Palavras (2 Páginas) • 337 Visualizações
FORMAÇÃO GERAL
RELAÇÃO ARTE E MUNDO
Profa. Ana Lúcia Machado da Silva
Arte
Arte: forma de organização, modo de
transformar a experiência vivida em
objeto de conhecimento.
É um caso privilegiado de entendimento
intuitivo do mundo, tanto para o artista
que cria obras concretas e singulares
quanto para o apreciador que se entrega
a elas para atingir o sentido.
Arte
O artista: vê, ouve, o que está por trás da
aparência exterior do mundo.
Pelo poder seletivo e interpretativo dos
seus sentidos, percebe formas que não
podem ser nomeadas, porque elas
precisam ser sentidas e não explicativas.
Arte
Com base nessa intuição, o artista não
cria mais cópias da natureza.
Cria símbolos dessa mesma natureza e
da vida humana.
Símbolos: não são entidades abstratas;
são obras de arte, objetos sensíveis,
concretos, individuais, que representam
por analogia, semelhança de forma, a
experiência vital intuída pelo artista.
Arte
A tela de Mondrian não reproduz de
forma figurativa, icônica, a cidade de
Nova Iorque; representa de forma
analógica a vivência do artista em
relação à cidade.
“New York city”
Mondrian, 1941-42
Arte
A tela revela na simplicidade dos traços,
nas várias direções das linhas, na
expressão do rosto e na pose das mãos
uma maneira de ver o mundo que pode
ser compreendida intuitiva e
imediatamente.
“O grito”
Munch, 1895
Arte
Ao apreciar uma obra de arte, fazemos
por meio dos sentidos: visão, audição,
tato, cinestesia e, se a obra for
ambiental, até o olfato.
A partir dessa percepção sensível
podemos intuir a vivência do artista: uma
visão nova, uma interpretação nova da
natureza e da vida.
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