PLANEAMENTO DA AÇÃO DIDÁCTICA
Tese: PLANEAMENTO DA AÇÃO DIDÁCTICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kessyha • 25/10/2014 • Tese • 355 Palavras (2 Páginas) • 231 Visualizações
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Tipos de Planejamentos na área da Educação
• De um sistema educacional: feito a nível sistêmico (nacional, estadual e municipal); delimitar dificuldades de um sistema educacional e prever alternativas de solução; reflete a política de educação adotada.
• Escolar: processo de tomada de decisão quanto aos objetivos a serem atingidos e a previsão das ações, seguindo as seguintes etapas:
- sondagem e diagnóstico da realidade da escola;
- definição dos objetivos e prioridades da escola;
- proposição da organização geral da escola (quadro curricular e cagar horária, calendário escolar, critério de agrupamento de alunos...);
- elaboração do plano de curso contendo as programações das atividades curriculares;
- elaboração do sistema disciplinar da escola, com total participação;
- atribuição de funções a todos os participantes da equipe escolar.
• Planejamento curricular: previsão dos diversos componentes curriculares que serão desenvolvidos ao longo do curso, com a definição dos objetivos gerais e a previsão dos conteúdos programáticos de cada componente. Devem seguir as diretrizes fixadas pelo Conselho Federal de Educação para a organização curricular a nível social e que relaciona os componentes que a escola pode escolher para formar a parte diversificada do currículo.
Planejamento Didático ou de Ensino
Previsão das ações e procedimentos que o professor vai realizar junto a seus alunos; é a especificação e operacionalização do plano curricular, em três tipos: planejamento de curso, planejamento de unidade e planejamento de aula.
Função do planejamento das atividades didáticas
O trabalho planejado, em qualquer setor da atividade humana, contribui para atingir objetivos desejados, superar dificuldades e controlar a improvisação. Como também prever as dificuldades que podem surgir, evitar a repetição rotineira e mecânica de cursos e aulas, adequar o trabalho didático aos recursos disponíveis, adequar os conteúdos aos objetivos propostos, garantir a distribuição adequada do trabalho em tempo disponível.
Características de um bom plano didático de ensino
- coerência e unidade: conexão entre objetivos e meios.
- continuidade e seqüência: previsão do trabalho de forma integrada do começo ao fim.
- flexibilidade: possibilidade de reajustar o plano, adaptando-se às situações não previstas.
- objetividade e funcionalidade: levar em conta análise das condições da realidade; atender as necessidades de forma funcional, efetiva e prática.
- precisão e clareza: apresentar uma linguagem simples e clara.
...