TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEAMENTO DE INVESTIGAÇÃO

Tese: PLANEAMENTO DE INVESTIGAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Tese  •  2.107 Palavras (9 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 9

PLANEJAMENTO DA PESQUISA

“procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento”.

O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA COMPREENDE seis PASSOS:

1-Seleção do tópico ou problema para a investigação

2-Definição e diferenciação do problema

3-Levantamento de hipóteses de trabalho

4-Coleta, sistematização e classificação dos dados

5-Análise e interpretação dos dados

6-Relatório do resultado da pesquisa

PASSOS DO PLANEJAMENTO DA PESQUISA

A-PREPARAÇÃO DA PESQUISA

1-Decisão

-é o momento em que o pesquisador toma a decisão de realizá-la, no interesse próprio, alguém ou uma entidade.

2-Especificação dos objetivos (Por quê? Para quê? Para quem?)

-determinam o que se vai procurar e o que se pretende alcançar, os objetivos definem a natureza do trabalho, o tipo de problema a ser selecionado, o material a coletar.

3-Elaboração de um esquema

-etapas/fases de realização do trabalho, ordem lógica do mesmo e as informações quanto o material humano, recursos materiais e o tempo.

4-Constituição da equipe de trabalho (Quem?)

-englobam recrutamento e treinamento de pessoas, distribuição das tarefas ou funções, indicação de locais de trabalho e todo o equipamento necessário ao pesquisador. Claro que uma pesquisa pode ser realizada apenas por uma pessoa.

5-Levantamento de recursos e cronograma (Quanto? Quando?)

-quando a pesquisa é solicitada por alguém ou por alguma entidade, que vai patrociná-la, o pesquisador deverá fazer uma previsão de gastos a serem feitos durante a mesma, especificando cada um deles.

B-FASES DA PESQUISA

1-Escolha do tema (O que será explorado?)

-selecionar um assunto de acordo com as inclinações, as possibilidades, as aptidões e as tendências de quem se propõe a elaborar um trabalho científico; encontrar um objeto que mereça ser investigado cientificamente e tenha condições de ser formulado e delimitado em função da pesquisa; o assunto deve ser exeqüível e adequado em termos tanto dos fatores externos quanto dos internos ou pessoais.

2-Levantamento de dados

-para levantamento de dados podem ser utilizados três procedimentos:

a) Pesquisa Bibliográfica: apanhado geral sobre os principais trabalhos já realizados, revestidos de importância, por serem capazes de fornecer dados atuais e relevantes relacionados com o tema. O estudo da literatura pertinente pode ajudar a planificação do trabalho, evitar certos erros, representa uma fonte indispensável de informações, podendo até orientar indagações.

b) Pesquisa Documental: os principais tipos de documentos são:

b1-Fontes Primaria: dados históricos, bibliográficos e estatísticos; informações, pesquisas e material cartográfico; arquivos oficiais e particulares; registros em geral; documentação pessoal (diários, memórias, autobiografias); correspondência pública ou privada, etc.

b2-Fontes secundárias: imprensa em geral e obras literárias.

c) Contatos Diretos: pesquisas de campo realizadas com pessoas que podem fornecer dados ou sugerir possíveis fontes de informações úteis.

3-Formulação do problema (O quê?)

- é uma dificuldade teórica ou prática no conhecimento de alguma coisa de real importância para qual se deve encontrar uma solução. O problema deve ser levantado, formulado de preferência em forma interrogativa e delimitada. Requer conhecimento prévio do assunto. A caracterização do problema define e identifica o assunto em estudo, ou seja, um problema muito abrangente torna a pesquisa mais complexa, quando bem delimitado, simplifica e facilita a maneira de conduzir a investigação.

Precisamos levantar os seguintes itens em referência: Viabilidade, Relevância, Novidade, Exeqüibilidade, Oportunidade.

Podemos encontrar também os problemas sendo representados por diagnósticos, propaganda, planificação ou investigação.

4-Definição dos termos

- deixá-los claros, compreensivos, objetivos e adequados. O uso de termos apropriados, de definições corretas, contribui para melhor compreensão da realidade observada.

5-Construção de hipóteses

- é uma proposição que se faz na tentativa de verificar a validade de resposta existente para um problema. É uma suposição que antecede a constatação dos fatos e tem como característica uma formulação provisória: deve ser testada para determinar sua validade, correta ou não, de acordo ou contrária ao senso comum, a hipótese sempre conduz a uma verificação empírica. A função da hipótese na pesquisa científica é propor explicações para certos fatos e ao mesmo tempo orientar para a busca de novas informações. Praticamente não há regras para a formulação da hipótese, mas é necessário que haja embasamento teórico e que seja formulada de tal maneira que possa servir de guia na tarefa de investigação. Os resultados finais da pesquisa poderão comprovar ou rejeitar as hipóteses.

6-Indicação de variáveis

- ao se colocar o problema e a hipótese deve ser feita também a indicação das variáveis dependentes e independentes. Elas devem ser definidas com clareza, objetividade e de forma operacional. Todas as variáveis que podem interferir ou afetar o objeto de estudo, devem ser não só levadas em consideração, mas também devidamente controladas para impedir comprometimentos ou risco de invalidar a pesquisa.

7-Delimitação da pesquisa

- estabelecer limites para a investigação:

a)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com