PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE
Monografias: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DaianeAlcantara • 23/11/2013 • 1.738 Palavras (7 Páginas) • 1.123 Visualizações
PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE
Daiane de Fátima Alcântara
Email: daianef.alcantara@bol.com.br
RESUMO
Palavras-chave:
ABSTRACT
Keywords:
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho abordará as principais funções da Administração que são: Planejamento, Organização, Direção e Controle. A administração, em essência, é o processo, mediante o qual os recursos desorganizados e dissociados se integram em um sistema para o alcance de um objetivo. Vale dizer que tudo gira ao redor do sistema e de seu objetivo e cada função se cumpre somente como um serviço auxiliar para o melhor cumprimento daquele objetivo.
2. REVISAO BIBLIOGRAFICA
2.1 PLANEJAMENTO
Segundo o autor:
As organizações não trabalham na base da improvisação. Quase tudo nelas é planejado antecipadamente. O planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possivel. Planejar é definir objetivos e escoher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequencia. (CHIAVENATO, 2003, p.167-168).
2.1.1 Estabelecimento de Objetivos
Segundo a autor:
O planejamento é um processo que começa com os objetivos e define os planos para alcançá-los. O estabelecimento dos onbjetivos a serem alcançados é o ponto de partida do planejamento. A fixação dos objetivos é a primeira coisa a ser feita: saber onde se pretende chegar para saber exatamente como chegar até lá.
Objetivos são resultados futuros que se pretende atingir. São alvos colhidos que se pretende alcançar dentro de um certo espaço de tempo, aplicando determinados recursos disponiveis ou possiveis. Assim, os objetivos são pretenções futuras que, uma vez alcançadas, deixam de ser objetivos para se tornarem realidade. (CHIAVENATO, 2003, p.168).
2.1.2 Desdobramento dos objetivos
Segundo o autor:
Os objetivos das organizações podem ser visualizados em uma hierarquia que vai desde os objetivos globais da organização (no topo da hierarquia) até os objetivos operativos ou operacionais que envolvem simples instruções para a rotina cotidiana (na base da hierarquia). (CHIAVENATO, 2003, p.168-169).
Resumindo, o planejamento é importânte para que uma organização saiba aonde ela está no presente e determine aonde pretende chegar no futuro. Traçando metas, diretrizes, metodos. O planejamento consiste na tomada antecipada de decisões sobre o que fazer, antes de a ação ser necessária. Planejar consiste em simular o futuro desejado e estabelecer previamente os cursos de ação necessários e os meios adequados para atingir os obejtivos.
2.2 ORGANIZAÇÃO
Segundo o autor:
A palavra organização pode assumir varios significados:
1- Organização como uma entidade social. É a organização social dirigida para objetivos específicos e deliberadamente estruturada. A organização é uma entidade social porque é constituída por pessoas. É dirigida para objetivos porque é desenhada para alcançar resultados – como gerar lucros (empresas em geral) ou proporcionar satisfação social (clubes) etc. É deliberadamente estruturada pelo fato de que o trabalho é dividido e seu desempenho é atribuído aos membros da organização. Nesse sentido, a palavra organização significa um empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos. Essa definição se aplica a todos os tipos de organizações, sejam elas lucrativas ou não, como empresas, bancos, financeiras, hospitais, clubes, igrejas etc. Dentro desse ponto de vista, a organização pode ser visualizada sob dois aspectos:
a) Organização formal: É a organização baseada em uma divisão de trabalho racional que especializa órgãos e pessoas em determinadas atividades. É, portanto, a organização planejada ou a organização que está defininda pelo organograma, sacramentada pela direção e comunicada a todos por meio dos manuais de organização. É a organização formalizada oficialmente.
b) Organização informal. É a organização que emerge espontâneamente e naturalmente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal e a partir dos relacionamentos humanos como ocupantes de cargos. Forma-se a partir das relações de amizade (ou de antagonismos) e do surgimento de grupos informais que não aparecem no organograma ou em qualquer outro documento formal.
2- Organização como função administrativa e parte integrante do processo administrativo. Nesse sentido, organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e orgãos incumbidos de sua administração e estabelecer suas atribuições e as relações entre eles. (CHIAVENATO, 2003, p.173-174).
Resumindo, a organização consiste em determinar as atividades específicas para se alcançar os objetivos planejados. Fazendo assim uma especialização. Criar uma departamentalização para agrupar as atividades em uma estrutura lógica. E designar as atividades às específicas posições
...