PLANOS DE NEGOCIOS
Tese: PLANOS DE NEGOCIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcosylu • 14/9/2013 • Tese • 659 Palavras (3 Páginas) • 313 Visualizações
Atividade Pratica Supervisionada
EMPREENDEDORISMO
Professor EAD – Me Mauricio Dias
Promissão / SP
Data:
PLANOS DE NEGOCIOS
1 PLANEJAMENTO (etapa 3 passo 2 )
2 ROTEIRO DE EXECUÇÂO (etapa 4 passo 2 )
ANEXOS
3 RELATORIO SOBRE EMPREEDEDORISMO (etapa 1 passo 3 )
4 RESPOSTAS E DECISOÊS SOBRE NEGOCIOS (etapa 2 passo 4)
Segundo os autores Dolabela (1999), Dornelas (2001), Ducker (1989, 1998), uma revolução tem ocorrido mundialmente para virar o jogo das relações de trabalho e negócios, tanto para a organização quanto para o ser humano.
O conceito de empreendedorismo tem se intensificado no Brasil, na última década um dos fatores que causou este fenômeno foi o aumento do índice de desemprego entre 1989 a 2001, sem opções, ex funcionários por não conseguirem recolocação no mercado, abrem seu próprio negócio, segundo pesquisas realizadas pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) de agosto de 2007, indica que em 2005 51% dos empreendedores eram oriundos de empregos em empresas privadas, enquanto que em 2002 apenas 34% tinham este perfil, ou seja, mais recentemente, a metade dos empreendedores tentam inicialmente uma relação de emprego antes de empreender.
Tendo em vista que a natureza humana sugere que devemos escolher a segurança, tornar-se empreendedor é deixar de ter a segurança que a empresa oferece para arriscar-se, dentro deste contexto Dornelas (2001) indica que a primeira definição de empreendedorismo é creditada a Marco Pólo, que no seu conceito empreendedor é aquele que assume os riscos de forma ativa, tanto físicos quanto emocionais.
A ação empreendedora possibilita às pessoas intervirem, inovando e criando, avançando na busca de novos patamares de produção, de melhores níveis de qualidade de vida. Os novos empreendedores
têm importância vital para a sociedade, pois, de acordo com Dolabela (1999) o desenvolvimento econômico de uma região tende a estar diretamente relacionado com o grau de empreendedorismo de uma comunidade.
Pesquisas empíricas diversas demonstram a existência de um conjunto de competências comuns aos empreendedores de sucesso. Algumas caracterizam a competência como sendo a capacidade de uma pessoa desenvolver atividades de maneira autônoma, planejando, implementando e avaliando. Estas são aprendidas ao longo da vida, assim, todas as experiências podem constituir-se em ocasiões de aprendizagem.
Uma das questões discutidas em relação ao empreendedorismo diz respeito à possibilidade de seu ensino. Para Dolabela (1999) este é um dos mitos de empreendedorismo, no qual alguns acreditam que empreendedores nascem feitos, não podem ser preparados. Para estes autores, na realidade, o desenvolvimento de um empreendedor ocorre pelo acúmulo de habilidades relevantes, know-how, experiências e contatos durante alguns anos.
Afirma-se,
...