TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLATÃO E A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Ensaios: PLATÃO E A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 3

PLATÃO E A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Para Platão o objetivo da educação é fundação mental de um Estado perfeito, Platão propõe, em A República, que se dê atenção especial à formação dos “guardiões", cuja função social é a defesa da cidade. O longo processo educativo que envolve a formação do guardiães tem como pilares duas artes bastante valorizadas pelos gregos: a música (que engloba também a poesia) e a ginástica. Discorrendo sobre a educação musical, Platão defende a instituição de uma censura com relação aos poemas épicos e trágicos que fazem menção aos atos divinos de natureza "não digna", como por exemplo, a vingança.

Quanto à educação do corpo, ele diz ser preciso tomar por modelo a ginástica militar espartana, que tem por base exercícios físico e prescreve o rígido controle sobre os prazeres. Assim, para Platão, as refeições deveriam ser frugais e sempre realizadas coletivamente, de modo a reprimir os excessos motivados pela gula.

A formação dos guardiões e, em particular, do governante, exige, posteriormente, dedicação e esforços ainda maiores por parte dos educando. Assim como nossos olhos não conseguem contemplar o sol, fonte de toda luz do mundo visível, o Bem, ideia suprema que governa o mundo suprassensível, não pode ser contemplado se os olhos da alma não forem cuidadosamente preparados para esse fim.

O rei filósofo o não tem, portanto, como ideal de felicidade chegar ao poder para ser honrado por sua sabedoria ou para adquirir prestígio e riqueza; ele não cultiva qualquer tipo de orgulho e é feliz por ser o educador maior de todo aquele que governa para fazer de seus concidadãos homens e mulheres melhores é a formação dos guardiões e, em particular, do governante, exige, posteriormente, dedicação e esforços ainda maiores por parte dos educados. Assim como nossos olhos não conseguem contemplar o sol, fonte de toda luz do mundo visível, o Bem, ideia suprema que governa o mundo suprassensível, não pode ser contemplado se os olhos da alma não forem cuidadosamente.

Preparados para esse fim. O rei-filósofo poderia ser considerado justo e a melhor expressão das leis, em "Magnésia" ele vê as leis escritas como algo de suma importância, sobretudo devido ao conteúdo educativo que possuem: o espírito de uma lei deve envolver a alma do cidadão como verdadeiro ethos, isto é, deve fazer com que o respeito seja dado em função do papel que a lei cumpre no aprimoramento da coesão social e não em função do temor com relação às punições que prescreve.

Os aprovados nesses exames devem prosseguir no processo educativo, estudando matemáticas e, posteriormente, dialética. Aos reprovados cabe trabalhar para a comunidade, prestando os mais diversos serviços: comércio, manufatura de bens de consumo, neste parágrafo entendo que os que foram reprovados não têm outra oportunidade para continuar no processo educativo para seu crescimento social, restando apenas o trabalho de comercio entre outros.

A proposta de Platão traz certo preconceito quando ele defende uma instituição de uma censura em relação aos poemas épicos e trágicos que fazem menção aos atos divinos da natureza não digna como a vingança, ele considera danosa a formação moral da pessoa essas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com