POLÍTICA EDUCATIVA
Tese: POLÍTICA EDUCATIVA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: glinca • 9/4/2014 • Tese • 493 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
atividade aula 03- POLITICAS EDUCACIONAIS - 7° semestre 2
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor Porcina Costa de Almeida Neta.
Limeira
2014
Introdução:
A Constituição Federal é vasta por grande arsenal de leis e emendas que não correspondem com a realidade, tendo em vista que não ha leis permanentes no Brasil.
Principalmente pelo pouco tempo da gestão de senadores no exercício da sua função em seus mandatos.
Desenvolvimento:
O que ocorre no contexto educacional segundo a Constituição Federal de 1988, são notas e propostas que não estão funcionando de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente.
Segundo a proposta do governo as leis funcionam de forma paliativas, sendo que muitas ainda nem saíram do papel.
Conforme notícia em pesquisa nacional a porcentagem é de 7,3% com crianças fora da escola ainda é muito grandes, e não condiz com o que é visto no artigo 206-208, que toda criança tem o direito a igualdade e condições ao acesso e permanência na escola. Com tudo isso pode se ver claramente problema do atendimento e universalização não garante o padrão de qualidade que toda criança tem direito.
As informações mostradas pela mídia demonstram que no Brasil a universalização das escolas públicas não está articulada com o padrão de qualidade pela forma em que se encontram os educadores docentes; falta muita formação com qualidade, apoio burocrático, valorização dos seus direitos tendo como reivindicação um salário digno, compatível com sua função.
O professor sofre muito com a pressão gestacional, violência e stress, outro fato relacionado a mídia é a fala do senador Cristovão Buarque que se manifesta com sua preocupação com a péssima qualidade da educação, e condição . Ele suscita duvidas a respeito da sustentabilidade e formas de resolver boa parte dos problemas sociais.
Pelo visto a universalização do atendimento escolar não está sendo acompanhado por qualidade e valorizações dos profissionais.
Não é o que afirma o artigo 206 inciso V “Valorização dos profissionais do ensino garantido, na forma da lei, plano de carreira para o magistério publico com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso publico de provas e títulos, assegurado regime jurídico único para todas as instituições mantidas pela união”.
Também no artigo 208 inciso VII “Atendimento ao educando, no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação, e assistência à saúde”.
Sobre o padrão de qualidade a qual cita o artigo 214 inciso III “Melhoria de qualidade de ensino”, vimos que as classes estão sempre com grande
...