PONTE DE MACARRÃO
Artigo: PONTE DE MACARRÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cassialima6 • 21/10/2013 • 996 Palavras (4 Páginas) • 445 Visualizações
PONTE DE MACARRÃO
SÃO PAULO
PONTE DE MACARRÃO
Trabalho de Conclusão de Semestre apresentado a UNIP- Universidades Paulista como um dos pré-requisitos para obtenção do titulo formando em Engenharia, sobre orientação dos professores e da coordenação.
Trabalho de Conclusão de Semestre apresentado a UNIP- Universidades Paulista como um dos pré-requisitos para obtenção do titulo formando em Engenharia, sobre orientação dos professores e da coordenação.
SÃO PAULO
2012
* Sumário
1 Introdução 5
2 Pote de macarrão 6
3 Materiais Utilizados 6
4 Montagem da Ponte- Passo a Passo 7
4.1. Cálculos da Ponte 7
4.2. Inucio da Parte Prática Pausa de Secagem 8
4.3. Pausa de Secagem 8
4.4. Finalização da Montagem 8
5 Anexo 9
6 Conclusão 17
7 Referências Bibliográficas 18
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho se refere à documentação da elaboração de um projeto de Conclusão de Semestre no qual será construído uma Ponte de Macarrão.
Esta ponte de macarrão devera ter de peso 1 quilo, onde será testada a sua resistência física com uma certa quantidade de peso que será submetido a ela, fazendo com que aprofundando os conhecimentos adquiridos até este 2 semestre e efetuaremos análises até mesmo para compreendemos seu funcionamento na parte prática.
2 PONTE DE MACARRÃO
Foi solicitada pela coordenação a construção de uma ponte de macarrão com seus devidos requisitos iguais para todos, onde devemos por ordem seguir, para não ocorrer discórdias de grupos. Porém, foi dada a liberdade de construir uma ponte com o formato desejado do grupo, sendo assim, podendo usufruir da criatividade.
De acordo com os requisitos solicitados:
* A ponte deverá ser indivisível, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas.
* A ponte deverá ser construída utilizando apenas massa do tipo espaguete número 7 da marca Barilla e colas quente ou fria, ficando a escolha a critério dos componentes do grupo.
* O peso da ponte (considerando a massa espaguete e as colas utilizadas) não poderá ser superior a 1000g (1 Kg).
* No limite da massa prescrita (1000 g), não serão considerados o peso do mecanismo de apoio fixado nas extremidades da ponte (descrito a seguir, no item 7), nem o peso da barra de aço para fixação da carga (descrito no item 11).
* A ponte não poderá receber nenhum tipo de revestimento ou pintura.
* A ponte deverá ser capaz de vencer um vão livre de 1 m, estando apoiada livremente nas suas extremidades, de tal forma que a fixação das extremidades não será admitida.
3 MATERIAIS ULTIZADOS
Para realizarmos a montagem da ponte, iremos utilizar os seguintes materiais (Figura 10):
* Macarrão Barrilha- numero 7 com 25cm de cumprimento;
* Araldite;
* Durepox;
* Cano de PVC;
* Ferro de diâmetro de 8mm;
* Cola quente;
* Tesoura;
* Régua;
* Cartolina (desenho da ponte);
4 MONTAGEM DA PONTE - PASSO A PASSO
Primeiramente fizemos um esboço no programa Auto-Cad, depois passamos o desenho para a cartolina com suas medidas e ângulos para termos uma base na montagem da ponte e darmos inicio aos cálculos.
• Número médio de fios de espaguete em cada pacote: 500
• Diâmetro médio: 1,8 mm
• Raio médio: 0,9 mm
• Área da seção transversal: 2,545 x 10-2 cm2
• Momento de inércia da seção: 5,153 x 10-5 cm4
• Comprimento médio de cada fio: 25,4 cm
• Peso médio de cada fio inteiro: 1 g
• Peso linear: 3,937 x 10-2 g/cm
• Módulo de Elasticidade Longitudinal: 36000 kgf/cm2
4.1 Para encontrar o número de fios de espaguete necessário, basta dividir o Esforço Normal de tração calculado, pela resistência de cada fio:
Nº
...