PONTO DE PARTIDA DO PORTFÓLIO
Por: vdacarruda • 27/1/2020 • Trabalho acadêmico • 939 Palavras (4 Páginas) • 3.479 Visualizações
PONTO DE PARTIDA DO PORTFÓLIO
INDICAÇÕES GERAIS:
O aluno deve elaborar este documento antes de iniciar as tutorias das disciplinas, e nele deve evidenciar e refletir sobre sua realidade atual em relação ao âmbito da Educação. O aluno não deve ter medo de equivocar-se na exposição de seus conhecimentos, tentando ser o mais sincero possível para que mais tarde possa realizar uma retrospectiva, retomando o ponto de partida, e avaliando/valorando por conta própria seu processo formativo. Deve refletir, especificamente, sobre os seguintes aspectos:
- Experiências formativas e profissionais relacionadas à Educação
A reflexão do aluno deve abranger as experiências formativas e profissionais anteriores ao início do mestrado, relacionadas ao âmbito da Educação e consideradas realmente significativas, justificando.
Deve levantar as seguintes questões:
Quais experiências formativas e/ou profissionais foram especialmente relevantes?
Atuei como facilitador no curso Transição a Liderança no Mcdonalds University. Esse Curso é voltado para o desenvolvimento de todos os Gerentes após serem promovidos.
Por que são consideradas relevantes?
Me ajudou a entender como funciona o ambiente acadêmico mesmo que tenha sido um curso voltado para educação corporativa. Entendo que o educador pode utilizar desses conhecimentos para agregar nas práticas educacionais, trazendo exemplos práticos.
O que acrescentaram à formação?
Acho que fundamentalmente acrescenta a vontade de se atualizar continuamente em busca de entregar para os educandos o melhor.
MUITO IMPORTANTE: Não se trata de enumerar simplesmente e compilar em uma lista todas as experiências formativas e/ou profissionais como em um currículo; o aluno deve fazer referência às experiências que considera especialmente significativas, elaborando um discurso estruturado e reflexivo, como se explica anteriormente.
- Representações e crenças iniciais sobre a Educação
O aluno deve refletir sobre as crenças e representações que possui em relação à Educação antes de iniciar o curso. Deve levantar aspectos como:
Como entendo atualmente a Educação?
Entendo que a educação Básica com deficiência séria. Sendo assim, todas as outras áreas do conhecimento ficam comprometidas uma vez que ele nem sabe escrever nem compreender o que lê. Embora pareça determinismo demais falar dessa forma, os dados de desempenho em leitura e escrita apontam essa conclusão.
Como concebo o processo de aprendizagem?
Para mim a aprendizagem só pode ser vislumbrada sob uma perspectiva construtivista e concepção, por meio de experiências, novas situações e relações da luta pela sobrevivência, e a estratégia e flexibilidade a ela inerentes, um processo contínuo que tem início desde o principio da vida e que só terá um finalizará no dia de cessação da vida.
Qual a função acredita que devem desempenhar as TIC no campo educacional?
Entendo que a principal e otimizar o tempo das atividades em sala de aula, favorecendo assim a troca de experiências, ampliando a conexão entre educador e educando em relação ao conhecimento.
Quais as funções que acredita que devem desempenhar os professores e os alunos no processo de aprendizagem?
Quanto mais o professor compreender a dimensão do diálogo como postura necessária em suas aulas, maiores avanços estarão conquistando em relação aos alunos, pois desse modo, ficaram mais curiosos e mobilizados para transformarem a realidade. Quando o professor atua nessa perspectiva, ele não é visto como um mero transmissor de conhecimentos, mas como um mediador, alguém capaz de articular as experiências dos alunos com o mundo, levando-os a refletir sobre entorno, assumindo um papel mais humanizador em sua prática docente.
- Necessidades de formação
Como o enunciado indica, o aluno deve recapitular suas necessidades de formação ao início do mestrado. Deve levantar as seguintes questões:
Neste momento inicial, que carências são possíveis identificar na formação e/ou na atuação como professor no campo da educação?
Entendo que a falta de formação adequada dos professores, combina com outros fatores, como a falta de atratividades do currículo, muitas vezes contribui para que os alunos carreguem as deficiências do ensino fundamental para o ensino médio, tornando o processo de aprendizagem mais defasado a cada etapa.
...