PORTFÓLIO – UTA LÍNGUA PORTUGUESA
Por: elisangela2018 • 8/4/2018 • Relatório de pesquisa • 2.096 Palavras (9 Páginas) • 396 Visualizações
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
ELISANGELA RODRIGUES DA SILVA RU 495897 TURMA: 09/2009[pic 1]
ESTELA JULIA AGUIAR RIBEIRO RU 394729 TURMA: 01/2009
PORTFÓLIO – UTA LÍNGUA PORTUGUESA
SÃO PAULO
2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
ELISANGELA RODRIGUES DA SILVA RU 495897 TURMA: 09/2009[pic 2]
ESTELA JULIA AGUIAR RIBEIRO RU 394729 TURMA: 01/2009
PORTFÓLIO – UTA LÍNGUA PORTUGUESA
Portfólio, coleção de trabalhos, apresentado à Unidade Temática de Aprendizagem – U.T.A. Língua Portuguesa do Curso de Pedagogia, 1º. Semestre de 2011, da Faculdade Internacional de Curitiba – Facinter.
Tutora: Carmen Pavon Exposito Silva
SÃO PAULO
2011
APRESENTAÇÃO
Neste Portfólio da Unidade Temática de Aprendizagem - U.T.A. LÍNGUA PORTUGUESA estão dispostas as atividades e relatórios propostos pelos professores de cada disciplina desta unidade temática:
- Metodologia da Alfabetização ( Profª Monica Vieira)
- Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (Prof. Jeferson Ferro)
- Pesquisa e prática profissional- Produção de Texto (Profª Ana Gabriela)
As matérias inseridas neste conteúdo programático instigam-nos a realizarmos uma reflexão sobre a responsabilidade do professor como alfabetizador, que não apenas ensina crianças e adultos a lerem, escreverem, criarem e produzirem textos, mas os tornam sujeitos capazes de desenvolverem o conhecimento; indivíduos confiantes nas suas capacidades afetivas, físicas, cognitivas, éticas e proporcionando-os uma inter-relação pessoal e de inserção social para que continuem em busca de novos conhecimentos e no exercício da cidadania.
RELAÇÃO DE TRABALHOS
- Atividades da disciplina de Metodologia do Ensino da Alfabetização
- Atividades da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
- Atividades da disciplina de Pesquisa e Prática Profissional-Produção de Texto
- Relatório de Pesquisa e Prática Profissional -Produção de texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
ELISANGELA RODRIGUES DA SILVA RU 495897 TURMA: 09/2009[pic 3]
ESTELA JULIA AGUIAR RIBEIRO RU 394729 TURMA: 01/2009
PORTFÓLIO – UTA LÍNGUA PORTUGUESA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO
Atividades da disciplina Metodologia da Alfabetização, do Portfólio U.T.A. Língua Portuguesa do Curso de Pedagogia, 1º. Semestre de 2011, da Faculdade Internacional de Curitiba – Facinter.
Profª. Monica Vieira
SÃO PAULO
2011
DISCIPLINA – METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO
Atividade do Livro Metodologia da Alfabetização pág. 52
Pesquise mais sobre Vygotsky: você vai se surpreender com as informações encontradas nas obras desse pensador russo e que podem ser empregadas na sala de aula. Depois, organize uma lista com as principais idéias identificadas e, a seguir, relacione-as com a prática pedagógica, descrevendo uma atividade que você possa realizar em sala de alfabetização e que contemple uma ou mais idéias presentes na pesquisa que você fez sobre Vygotsky ( sugerimos a leitura do livro Vygotsky, quem diria?! Em minha sala de aula (Vozes, 2000,v. 12), de Celso Antunes, para essa pesquisa).
Pesquisando sobre as teorias de Vygotsky compreendemos que a aprendizagem acontece em todo lugar e que o processo de formação de pensamento é impulsionado pela vida social e pela constante comunicação que se estabelece entre crianças e adultos, a qual permite a assimilação da experiência de muitas gerações. A linguagem intervém no processo de desenvolvimento intelectual da criança desde o nascimento. Quando os adultos nomeiam objetos, indicando para a criança as várias relações que estes manténs entre si, ela constrói formas mais complexas e sofisticadas de conceber a realidade. Sozinha, não seria capaz de adquirir aquilo que obtém por intermédio de sua interação com os adultos e com as outras crianças, num processo que a linguagem é fundamental.
Em sua teoria Vygotsky apresenta a noção de que o bom aprendizado é aquele que se adianta da criança, isto é, aquele que considera o nível de desenvolvimento potencial ou proximal. O conceito de “zona de desenvolvimento potencial” possibilita compreender funções de desenvolvimento que estão a caminho de se completar. Tal conceito é de suma importância para um ensino efetivo. Ele pode ser utilizado tanto para mostrar a forma como a criança organiza a informação, como para verificar o modo como seu pensamento opera, apenas conhecendo o que as crianças são capazes de realizar com e sem a ajuda externa é que se pode conseguir planejar as situações de ensino e avaliar os progressos individuais. Portanto o papel da educação e consequentemente, o de aprendizagem, ganham destaques na teoria de desenvolvimento de Vygotsky, que também mostra que a qualidade das trocas que se dão no plano verbal entre o professor e os alunos irá influenciar decisivamente na forma como as crianças tornam mais complexos o seu pensamento e processam novas informações.
Na construção social, Vygotsky considera as crianças como sujeitos sociais que constroem o conhecimento socialmente produzido. O desenvolvimento é a apropriação ativa do conhecimento disponível na sociedade em que a criança nasceu. Esse processo de desenvolvimento na fase escolar, deve ser provocado de fora para dentro pelo professor, que é uma figura fundamental no processo de preparação do aluno.
...