PORTIFOLIO INDIVIDUAL BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO:
Ensaios: PORTIFOLIO INDIVIDUAL BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO:. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: osrsouza • 14/5/2014 • 1.239 Palavras (5 Páginas) • 281 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO; 4
2.2 RELAÇÕES INTERPESSOAIS; 5
2.3 TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO 7
2.4 ANALISE ECONOMICA E SOCIAL 7
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
As empresas, por ser um organismo que envolve pessoas, capital e gerenciamento, devem manter um conhecimento adequado dessas características que as permeiam. Como é importante saber sobre a economia, relação interpessoal, gerenciamento humano e teorias administrativas cabem às empresas aprofundar-se nessas características para um melhor rendimento e ganho financeiro. Diante dessa realidade, este trabalho teve como objetivo avaliar a gestão de pessoas nas organizações dentro do contexto econômico atual, abordando ainda as teorias administrativas, relações interpessoais, desenvolvimento humano e análise econômica e social.
.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO;
Importância e características.
O estudo das teorias da administração possibilita ao gestor um maior acompanhamento da estrutura da organização, do foco financeiro e os objetivos a serem alcançados. Além disso, as teorias administrativas são importantes para um melhor desempenho do trabalho na empresa, como obediência às normas, regulamentos, rotinas, divisão de trabalho, profissionalização e competência na realização das tarefas, além de um melhor relacionamento entre gestor x funcionário.
As teorias administrativas são importantes também para o aumento da produtividade e a satisfação dos empregados em uma determinada empresa. Garante dessa forma, atenção especial às relações humanas e aumentando suas motivações. Essas teorias administrativas contribuem de forma positiva para o bom gerenciamento empresarial, garantindo boa comunicação entre funcionários e demais setores, ótima produção e retorno econômico.
Não existe uma regra básica, nem muito menos um padrão de observância das empresas atuais quanto as teorias administrativas. Todas essas teorias contribuem de alguma forma no gerenciamento atual, mas será citada a seguir as duas mais usadas hoje em dia.
Como exemplo, a Teoria X e Y, desenvolvida por Douglas McGregor, enquadra-se perfeitamente no contexto atual, pois faz uma abordagem tanto conservadora como moderna. Hoje, principalmente em grandes empresas, as pessoas são motivadas pelo ambiente, ou seja, pelas condições oferecidas no trabalho, como seu salário ou qualquer outro auxílio, regras, punições e principalmente elogios. Isso faz com que a pessoa tem um ganho motivacional e consequentemente a produtividade aumentará. Outra abordagem dessa teoria está ligada à natureza humana ou suas qualidades competências, como criatividade e espírito de liderança e iniciatividade, fazendo dessa forma o ambiente de trabalho mais harmonioso e divertido (KOETZ, 2009).
A Teoria Clássica, desenvolvida por Henry Fayol, caracteriza-se pelo foco na estrutura das organizações, pela visão do “homem econômico” e a busca da máxima eficiência, ou seja,
Uma visão do todo para garantir uma eficácia das pessoas envolvidas. Essas características são percebidas nas organizações de hoje (KOETZ, 209). Muitas empresas direcionam seu foco para a máxima eficiência dos trabalhadores, esses como parte do processo de rendimento econômico, é fundamental para a eficiência da gestão empresarial.
2.2 RELAÇÕES INTERPESSOAIS;
Importância da comunicação e trabalho em equipe.
A palavra comunicação é originária de o latim comunicarem, significa tornar comum, partilhar, repartir, associar, trocar opinião, conferenciar. O processo de comunicação é composto de emissor, mensagem e receptor, sendo que cada um desses elementos apresentam a mesma importância (BRUNETTA & RIBEIRO, 2009).
Diante disso, a comunicação torna-se importante, pois acontece uma socialização dos integrantes de uma organização, transmissão de conhecimentos, informações e culturas, compartilhamento de emoções, crenças, valores, dentre outros. No meio empresarial, por exemplo, a organização torna-se mais dinâmica e as relações interpessoais apresentam-se mais harmônicas.
Apesar de uma equipe ser composta de diversas pessoas, com as mais variadas aptidões, conceitos, habilidades, conhecimentos, experiências diferentes, todas essas competências e características devem ser aprimorados, com o propósito de tornar esse grupo competitivo e torná-lo uma equipe com características vencedoras.
De acordo com Brunetta e Ribeiro (2009), a comunicação interpessoal é a chave para uma liderança eficaz, devendo ser cultivada em todo ambiente empresarial.
Outra característica abordada por esses autores é a interatividade. Seria uma troca recíproca de informações, conhecimentos, ideias e sentimentos, fazendo que haja um melhor relacionamento e conhecimento mútuo entre indivíduos.
Dessa forma, os conflitos organizacionais seriam melhores solucionados se houver uma melhor comunicação entre as partes, procurando saber suas origens, razões, grau, intensidade e motivação individual. A interação dos indivíduos seria uma ótima forma de minimizar esses conflitos
2.3 TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO
Características e importância.
De acordo com Peretti et al. (2009), as principais características da Gestão da Inovação estão relacionadas com o desenvolvimento de determinado produto antes da concorrência, conhecimento adequado do meio econômico e da demanda do cliente. Depende muito da criatividade, ou seja, a empresa deve proporcionar
...