PORTIFOLIO INDIVIDUAL UNOPAR
Monografias: PORTIFOLIO INDIVIDUAL UNOPAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LLUIZASANTOS • 27/5/2014 • 2.177 Palavras (9 Páginas) • 643 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MARIA LUIZA CASTRO DOS SANTOS
PORTFOLIO INDIVIDUAL DO 2º SEMESTRE
ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO
SANTARÉM - PA
2014
MARIA LUIZA CASTRO DOS SANTOS
PORTFOLIO INDIVIDUAL DO 2º SEMESTRE
“ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO”
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis – EAD UNOPAR/Virtual - Universidade Norte do Paraná Conectada, para as disciplinas do 2º semestre/2014.
Orientado pelos professores tutores online: Fábio Rogério Proença, Glaucius André França, Regina Lúcia Sanches Malassise, Helenara Regina Sampaio Figueiredo e Elisete Alice Zanpronio de Oliveira.
SANTARÉM - PA
2014
INTRODUÇÃO
A estruturação de uma empresa não é apenas levantar as portas, colocar mercadorias ou oferecer serviços, mas está preparado para as eventualidades da diversidade de opiniões, analise de mercado e do consumidor.
A exigência governamental no que diz respeito às empresas e ao cumprimento das Leis Trabalhistas atitude que a WD MIDIA COMUNICAÇÃO DIGITAL LTDA, não cumpre, é através de seus encargos e responsabilidades sociais que a Organização cumpre seu papel de empregadora na execução das Leis Trabalhistas, o desenvolvimento profissional é visto como investimento no capital humano, os colaboradores não são vistos hoje como mero executores de tarefas, mas como parte importante para o desenvolvimento da empresa dentro do mercado consumidor e exigente, e é garantido por lei seus direitos como cidadão e profissional.
O planejamento estratégico é fundamental na elaboração e na execução de ações que mostrem o interesse de um suposto cliente em um novo negócio o qual satisfará suas necessidades materiais ou de serviços, o consumidor é insaciável e exigente em seus desejos, no que diz respeito a produtos e serviços.
DESENVOLVIMENTO
Para construção de uma empresa é necessário levar em consideração o sistema ético do comércio com todos os encargos morais exigidos pela lei, requer cautela e conhecimento, isto, para o funcionamento interno e externo, respeitando as regras exigidas pelo governo, no que diz respeito à administração dos trabalhos é necessário além da preparação dos colaboradores, respeitar seus direitos trabalhistas amparados pela Lei Federal a qual foi Promulgada no dia 05 de outubro de 1988, onde trata dos direitos sociais do cidadão e do trabalhador, contém 34 itens com os direitos do trabalhador urbano e rural.
Pela lei é enfatizado que os direitos do trabalhador é dever do empregador. Lê-se no item:
- III do art. 7º deixa claro que os trabalhadores têm direitos ao “fundo de garantia do tempo de serviço” – FGTS.
Resguardando o direito ao trabalhador e a obrigatoriedade ao empregador de depositá-lo. A preocupação empresarial não é somente de cumprir com a elaboração da folha de pagamento, mas garantir todos os direitos trabalhistas aos funcionários vinculados a sua empresa.
Para tanto é necessário o Conhecimento do Planejamento Jurídico, e Estratégico, obedecendo aos critérios.
1-Rotina Trabalhista;
2-Diferenças Individuais e a Liderança;
3-Processo Contábil
4-Juros Compostos
5-Análise mercadológica Regional
1 – Rotinas Trabalhistas:
Aqui é focado que o processo para executar a folha de pagamento da empresa em questão WD Mídia Comunicação Digital Ltda, é fator importante ao departamento de pessoal, por razão da técnica que existe para transformar as informações sobre o empregado no produto final - Folha de Pagamento, onde deve conter:
Discriminação do nome dos empregados (segurados), indicando cargo, função ou serviço prestado; Valor bruto dos salários; Valor da contribuição de Previdência, descontado dos salários; Valor líquido que os empregados receberão a folha por sua vez possui função operacional contábil e fiscal e deverá ser constituída pela ocorrência legal do funcionário (modelo em anexo).
A Folha gera recibo e este será constituído de vencimentos, descontos, demonstração da base de calculo de INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), IRRF (Imposto Retido na Fonte), e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), assim descontos, contribuição sindical e valor liquido que o empregado deverá receber, os impostos são calculados em cima do valor bruto do salário.
O salário é o valor fixo ou variado, seu cálculo deve obedecer às regras da lei onde deve está discriminado:
- Hora Extra: hora extraordinária ou excedente a jornada de trabalho contratualmente acordadas.
- Faltas: os dias de não comparecimento ao trabalho essas horas são utilizadas para a dedução da base de calculo do INSS, IRRF, e FGTS, também podem prejudicar as férias e o 13º salário;
- Contribuição Sindical: é devido pelo empregado, é normalmente descontado, anualmente;
- Pagamento e descontos de RSR;
- Encargos Sociais – recolhimento do INSS e FGTS.
É pago ao funcionário o Descanso Semanal Remunerado – DRS, sua forma de cálculo deve ser interpretada como a somatória dos dias úteis, inclusive o sábado, dividido pelos domingos e feriados no mês, ou seja, é o valor para horas extras.
Os encargos sociais englobam
...