Portifolio Individual Unopar, Primeiro Semestre
Artigo: Portifolio Individual Unopar, Primeiro Semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nathandiias • 2/10/2013 • 1.164 Palavras (5 Páginas) • 1.903 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 REFERENCIAL TEÓRICO 4
2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4
2.1.1 TEÓRICO QUE DESENVOLVEU 4
2.1.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO 5
2.2 CONCEITOS DE PATRIMÔNIO 6
2.3 ORIGENS DE RECURSOS....................................................................................6
2.4 ANÁLISE DE MERCADO ......................................................................................7
2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO...........................................7
2.6 ESTRUTURAS DE MERCADO..............................................................................7
2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL...................................................................................8
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS......... 10
1 INTRODUÇÃO
Dentro do contexto empresarial, podemos notar que a empresa é dividida em várias áreas específicas, onde os recursos são organizados para que o trabalho possa trazer resultados. Nesse trabalho, quero destacar a importância da administração dentro das organizações, pois sem uma administração segura, os resultados não serão como os esperados.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Dentro do Contexto Empresarial, muitos fatores podem influenciar o crescimento da organização, desde que tudo seja feito de forma eficaz, seguindo conceitos administrativos que poderão trazer resultados.
Todas as organizações, assim como pessoas, possuem características e necessidades próprias. E não poderia ser diferente, por mais que as conbinações dos recursos obedeçam a determinados padrões, as organizações serão diferentes, pois elas são compostas por pesoas, possuem culturas, valores, missões e outras tantas características que as tornam únicas. (SILVA, Mônica Maria, 2010, p. 11).
2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
As funções administrativas, fazem parte de uma estratégia usada para implantar a administração dentro de uma organização. Inicialmente as funções Administrativas eram, planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Planejar: definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos"
Organizar: organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos.
Comandar: Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito.
Coordenar: A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.
Controlar: Controlar é estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera.
2.1.1 TEÓRICO QUE DESENVOLVEU
Quem criou o conceito das funções administrativas foi o francês Henri Fayol, que acreditava que as empresas deviam aplicar as funções administrativas para se ter um crescimento.
2.1.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO
Ao longo do tempo, houve a necessidade de mudar as estratégias da administração, e vários fatores influenciaram a mudança das funções administrativas. Inicialmente, a teoria clássica da administração, elaborada por Henri Fayol, definia a empresa como um todo, onde o administrador tinha uma visão “de cima para baixo” da empresa, uma visão gerencial onde o administrador ditava as regras e o que era para ser feito dentro da empresa.
Com o passar do tempo, as mudanças foram acontecendo e as empresas sentiram a necessidade de mudar sua forma de administração. Foi aí que outras teorias surgiram, e se houve a necessidade de mudar as funções administrativas. A teoria clássica de Henri Fayol, via a empresa como um sistema fechado, e isolado do ambiente, além disso, Fayol focou na administração clássica a obcessão pelo poder e altoridade dentro da empresa, e esses conceitos com o tempo precisaram ser alterados, com o surgimento de novas teorias administrativas, como as teorias de Taylor e Ford.
Uma diferença que Henri Fayol tinha dos mais famosos e principais contribuidores das teorias administrativas, Taylor e Ford, é que Fayol acreditava que a empresa era um todo, funcionava em sinergia, por isso cuidava da empresa de cima para baixo. Ou seja, a diferença é que Fayol possuía uma visão de Gerência ou Direção da empresa (de cima para baixo, como em uma pirâmide com hierarquias). PontoABC. Funções da administração Disponível em: < http://www.pontoabc.com/funcoes-da-administracao.html>. Acesso em 01 mai. 2013.
Atualmente, as funções administrativas mais usadas são:
Fixar objetivos (planejar);
Analisar: conhecer os problemas;
Solucionar problemas;
Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas);
Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar);
Negociar;
Tomar as decisões (rápidas e precisas);
Mensurar e avaliar (controlar).
2.2 CONCEITOS DE PATRIMÔNIO
Segundo Clovis Luiz Padoveze (2000, p. 36), o patrimônio pode ser entendido como “o conjunto de riquezas de propriedade de alguém”.
Raimundo Ben Athar (2005, p. 7), define que o “Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados às entidades”.
Osni Moura Ribeiro, descreve em seu livro, Contabilidade Fundamental 1 (2000), que, “Patrimônio é o conjunto de Bens direitos e obrigações de uma entidade, avaliados em moeda”.
2.3 ORIGENS DE RECURSOS
...