PORTIFÓLIO - UTA - O ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E SUA
Trabalho Universitário: PORTIFÓLIO - UTA - O ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E SUA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: reginapadua • 6/11/2013 • 3.525 Palavras (15 Páginas) • 1.248 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Dalva Regina de Pádua
PORTIFÓLIO – UTA - O ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E SUA
INFLUÊNCIA NA RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE E ESCOLA
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
POUSO ALEGRE – MG
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Dalva Regina de Pádua
PORTIFÓLIO – UTA - O ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E SUA
INFLUÊNCIA NA RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE E
ESCOLA
PORTIFÓLIO Apresenta a UTA – Fundamentos da Educação, no. Curso de Pedagogia á distância da Faculdade
Internacional de Curitiba.
Tutor local: Maria de Fátima Firmino Centro Associado: Pouso Alegre
POUSO ALEGRE-MG
2011
Sumário
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04
2.0 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................05
2.1 RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE................................................06
2.2 FUNDAMENTOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO......................08
2.3 ARISTÓTELES.....................................................................................................10
2.4 PSICOLOGIA......................................................................................................,12
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................13
REFERÊNCIAS .........................................................................................................15
INTRODUÇÃO
No intuito de compreender e melhor aprofundar sobre o curso de pedagogia, apresentamos neste trabalho as atividades do portfolio das disciplinas: Relação entre escola e comunidades, Fundamentos Filosóficos da Educação, As perspectivas Construtivista e Histórico-cultural na Educação Escolar e Fundamentos Socioculturais da Educação.
Os recursos da aprendizagem são meios que podem instigar novas metodologias que levem o aluno a "aprender a aprender" com interesse, com criatividade, com autonomia. Desde fins do século XIX, temos assistido á ampliação dos movimentos em a favor das crianças do adolescente em busca da melhoria de metodologia e ou didática.
Muitos filósofos dizem que não há doutrinas pedagógicas totalmente originais. Todos proclamam que a missão do homem consiste em realizar sua essência. As grandes doutrinas pedagógicas surgiram na história nos momentos em que se preparavam transformações profundas na concepção de homem. Toda doutrina é uma antecipação do futuro, que precede de uma revisão do conceito do homem.
Então a pedagogia tomou-se uma expressão de identificar as ideias e os autores de maior influencia sobre o educador no processo de ensinar ou buscar uma metodologia própria e reproduzir um pensamento anterior, uma vez que uma das principais atribuições do processo educativo é promover a apropriação do conhecimento acumulado historicamente.
As tendências dos pensamentos Filosóficos, Psicológicos, Sociológicos contribuíram para enriquecer os conhecimentos relativos á ciência pedagógica. O compromisso politico-pedagógico dos educadores com a democratização do saber exige que se aproprie dos conhecimentos específicos dessas ciências para tomar decisões quanto ao contudo e principalmente ,quanto as finalidades e metodologia de ensinar e aprender .Não se podem aceitar todas as novidades em matéria de educação .É preciso analisar as informações e teorias de um conhecimento sólido como a filosofia e a psicologia, para aprofundar as praticas pedagógicas.
Segundos os filósofos formularam o conceito de dialética e aprendizagem, que o desenvolvimento científico e a organização social dos séculos XIX E XX têm propiciado de condições para debates sobre o conhecimento humano. O grande desafio dos filósofos vem durante toda a evolução histórica da humanidade. Concepções diversas surgem buscando explica-la chegando a conclusão de que só se conhece o que se aprende ;não há conhecimento neutro independente do objeto. O sujeito interage com o objeto, o analisa ,entende e constrói.
Também os grandes filósofos sempre estiveram ligados à Educação, como ordem de pensamento que visa tornar o homem um ser preocupado em esclarecer e participar da realidade em que vive. Em tal caso, consideramo-la como sendo uma reflexão (radical, rigorosa e de conjunto) sobre os problemas reais apresentados no âmbito educacional.
Então, com relação ao papel filosófico na educação, cabe salientar que, consiste também nessa reflexão sobre os problemas que a realidade educacional apresenta.
Então, assim como na realidade social, na educacional o papel da filosofia é também o de despertar o senso crítico das pessoas.
Segundo Demerval Saviani (1989) nos aponta que a construção do pensamento se inicia pelo empírico, passando pelo abstrato e assim, chegando ao concreto. Do mesmo modo, segundo ele, em termos de concepção de mundo, se dá a passagem do senso comum à consciência filosófica. A correspondente passagem do homem do mundo obscurecido em que vive, para o novo mundo visível e real que pode, certamente, proporcionar a si mesmo e consequentemente ao seu semelhante. Conforme, afirma SAVIANI (1989,p.13):
...