PREMIO NACIONAL DE QUALIDADE
Trabalho Universitário: PREMIO NACIONAL DE QUALIDADE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcosramosvb • 23/1/2015 • 3.774 Palavras (16 Páginas) • 348 Visualizações
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BARRA DO BUGRES
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL
Gestão da Qualidade
PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE
BARRA DO BUGRES – MT
Julho/2013
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BARRA DO BUGRES
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL
GESTÃO DA QUALIDADE
Bruno Dartagnan de Oliveira
Edmar Lacerda
Marcos Vinicius A. Ramos
Thiago Régis
PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE
Trabalho da disciplina de Gestão da Qualidade, ministrado pelo Professor Eduardo Soares Gonçalves do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial 8° semestre da Universidade do Estado de Mato Grosso.
BARRA DO BUGRES - MT
Julho/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE 5
PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 5
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA 6
FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA 8
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA EMPRESA 11
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA EMPRESA CANDIDATA 11
FORMAS DE RECONHECIMENTO DO PNQ 12
BENEFÍCIOS CONCEDIDO A EMPRESA QUE PARTICIPA DO PNQ 13
A BANCA 14
EMPRESAS PREMIADAS 16
CONCLUSÃO................................................................................................................20
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
INTRODUÇÃO
As organizações brasileiras, decorrentes da abertura de mercado e de ações estruturantes do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP), passaram a ser incentivadas, a partir de 1991, para a melhoria do desempenho e da competitividade.
No Brasil, em outubro de 1991, foi instituída a Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), entidade privada e sem fins lucrativos, fundada por 39 organizações, privadas e públicas, para administrar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e o processo de premiação no país, assim como realizar as representações externas nos fóruns internacionais (PNQ, 2012).
No cotidiano das empresas a gestão da qualidade é peça fundamental para manter a competitividade e assegurar a sobrevivência justamente por isto, organizações em todo o Brasil praticam a gestão da qualidade através da adoção dos preceitos padronizados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
1 FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE
A Fundação Nacional da Qualidade ou FNQ é uma instituição brasileira sem fins lucrativos, cuja finalidade é desenvolver os Fundamentos da Excelência da Gestão. Os processos de transformação da FNQ contaram com três etapas:
De 1991 a 1996 - desenvolver estrutura e conquistar credibilidade baseada em sólidos conceitos e critérios de avaliação da gestão das organizações;
De 1997 a 2003 - consolidar o PNQ como marco referencial para a Excelência em Gestão no País; Desde 2004 - conscientizar profissionais e empresários de todo o Brasil da importância de uma gestão eficaz e disseminar os conceitos e fundamentos da excelência que fazem parte do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), (FNQ, 2012).
2 PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE
O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) é o reconhecimento dado pela Fundação Nacional da Qualidade, uma instituição brasileira sem fins lucrativos. Visa disseminar os critérios de excelência e contribuir para o aumento da competitividade das empresas brasileiras.
A intenção na criação do PNQ é de promover entre seus associados a conscientização para a qualidade e a produtividade e a facilitação de troca de informações sobre as práticas modernas e bem sucedidas de gestão empresarial.
Segundo o (FNQ,2012), O Programa foi concebido para ser desenvolvido em ciclos, de modo a permitir que o Empreendimento, através da adoção das práticas de gestão, atinja ao longo do tempo a excelência no seu desempenho.
Os critérios de Avaliação foram estabelecidos pelo Sincep e profissionais com larga experiência e baseados em informações de outras fundações com prêmios similares. Neste primeiro ciclo, denominado de “Inclusão”, os critérios de avaliação estabelecidos correspondem a um desempenho considerado pelo SINCEP / ACEMBRA como mínimo para um Empreendimento obter sua primeira Certificação.
Os Empreendimentos competitivos e eficientes certamente serão capazes de satisfazer a todos os critérios apresentados.
3 CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA
O modelo de Excelência do PNQ ® é representado pelo diagrama mostrado na Fig.1.
...