PREPARAÇÃO PARA rotas comerciais SALÁRIOS
Tese: PREPARAÇÃO PARA rotas comerciais SALÁRIOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: algam • 25/10/2013 • Tese • 3.247 Palavras (13 Páginas) • 381 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina:Técnicas de Negociação
Profª.EaD Karem G.Rojas
Tutora a distância Profª. Esp.Michele Braz Simões
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
VALPARAÍSO DE GOIÁS / GO
2013
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL
Antes de pedirmos um aumento de salário, devemos levar em consideração vários fatores importantes, dentre eles destacamos: O tamanho da organização, o mercado que ela atua, e a qualificação profissional que se enquadra.
Avaliando esses conceitos, buscamos argumentos que demonstrem que através da busca diária de qualificação, do comprometimento com a organização, afim de, buscar soluções para alavancar negócios, gerar redução de custos e aumentar a produtividade. Procuramos avaliar o período em que nos dedicamos a determinadas tarefas e quais foram os resultados positivos que elas geraram, quais as consequências dos benefícios que ajudamos a tornar reais e colocar de forma clara as nossas pretensões em relação aos ganhos.
• Fazer uma auto avaliação: saber se estamos nos dedicando ao máximo na função desempenhada, saber qual foi ou está sendo o nosso resultado nas avaliações de desempenho aplicadas pela empresa, como é nossa aceitação entre os colegas de trabalho e o reconhecimento do nosso superior imediato.
• Pesquisar o mercado de trabalho: ver como anda o ganho na função exercida, pois teremos base para fazer tal proposta e termos critério, pois sabendo se estamos ganhando abaixo do valor de mercado ou se estamos em patamar superior, poderíamos melhor avaliar a situação.
• Conhecer a política salarial da empresa: temos que analisar se existe tal procedimento na empresa na qual trabalhamos, pois, caso exista, temos regras e padrões a seguir, como tempo e meta a atingir, patamar de porcentagem nas faixas salariais, deixando assim o superior imediato de mão atadas, no caso de sermos avaliados e ver que poderíamos ter um aumento superior ao que diz a faixa, pois assim temos critério e aceite sobre o que recebermos.
Caso a resposta seja negativa, devemos fazer do “não” uma palavra de crescimento que nos leve a buscar onde estamos errando, o que podemos melhorar, e assim crescer mais e melhor diante desta situação.
Para administrar esta situação, devemos procurar ficar de forma tranquila, apresentar argumentos, procurando o convencimento do pedido. Devemos verificar nossa postura e procurar ampliar nosso leque de informações para tal solicitação, expor nossos argumentos com clareza, objetividade, sempre com informações concretas a respeito da nossa situação e importância dentro da organização.
Nossos argumentos nesta negociação para aumento salarial são os de mostrar sempre o valor que temos na empresa, a imagem que temos entre os colegas, parceiros e clientes, e que sempre nos dispomos a trabalhar pelo bem do departamento e da empresa no geral, isso com certeza, vai pesar a nosso favor.
Entretanto caso a resposta seja negativa, teremos a chance de tentar negociar com base em argumentos (ações realizadas) ou até mesmo pedir demissão caso consideremos o não como algo inaceitável dependendo da situação.
Agiríamos normalmente, com transparência, profissionalismo e seriedade, pois de nada adiantaria se precipitar diante do “conflito” perdendo o foco se concentrando no problema do não, sem parar para raciocinar o objetivo da negociação. Depois escutaríamos os argumentos da empresa e em seguida, começaríamos a negociar e apresentar dados sobre a nossa competência. Daríamos um prazo para o supervisor pensar em tudo que falamos, com dia e hora marcados para um novo retorno.
Em primeiro lugar, não colocaríamos o aumento salarial como condição fundamental de continuação do nosso trabalho na empresa, pois demonstraria certa “afronta” ao líder e tão pouco nos acharíamos os únicos do planeta qualificados para a atividade, pois seria arrogância. Colocaríamos os resultados na mesa, o quanto a empresa cresceu com nosso trabalho, o quanto representa para eles terem em seu quadro de funcionários pessoas com qualificações e sempre se qualificando, os projetos futuros que temos em mente, olhando nos olhos dos diretores, com autoridade, respeito e segurança, enfim mostraríamos como nosso trabalho foi importante para os resultados da empresa, mostrando que, com um aumento salarial, poderíamos nos sentir mais estimulados para desenvolver um bom trabalho.
Diante do considerável crescimento que a empresa tem alcançado nos últimos meses, o que é favorável para todos os envolvidos nela, houve também um aumento considerável nas tarefas e responsabilidades que desenvolvemos em nosso setor. Devido ao aumento da demanda e a falta de profissionais ainda qualificados para desempenhar todos os serviços necessários, colocamo-nos a disposição da empresa e nos esforçaremos bastante para suprir essas necessidades. Além disso, nos inscrevemos em um curso superior de gestão com o intuito de nos capacitar e nos qualificarmos melhor para atender as necessidades existentes na empresa, tudo isto com qualidade e dedicação.
DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO
A negociação e um fato diário e inevitável na vida de todo o ser humano. Ela é produto de uma situação contraditória, em que é necessário tomar uma decisão sobre algo em que os direitos de outros estão envolvidos. Negociar não significa enfrentamento, mas harmonização de uma situação entre as partes, para que todos os envolvidos possam obter benefícios. Miranda (2000) afirma que há dois tipos de negociação: "as que nunca mais se repetem e as que apontam para um relacionamento duradouro. No primeiro, pode prevalecer a competição; no segundo, porém, a cooperação é igualmente importante. O conceito colocado por WANDERLEY( 1998) é ” Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismo de interesses, idéias e posições
Podemos afirmar que não existe um estilo melhor ou mais adequado
...