PREPARAÇÃO PROFISSIONAL
Seminário: PREPARAÇÃO PROFISSIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roberta142 • 29/5/2014 • Seminário • 342 Palavras (2 Páginas) • 123 Visualizações
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
Foi realizado no dia 13 de maio de 2014, a primeira edição do ES Brasil Debate de 2014. Tendo como foco “Capacitação profissional: como o Espírito Santo está se preparando para o futuro?”, o evento foi realizado no Hotel Bristol Century Plaza, em Jardim Camburi, às 19h30min.
Neste Debate estiveram presentes os seguintes debatedores:
• Alberto Farias Gavini Filho - secretário Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI)
• Dionisio Corteletti – diretor-regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
• José Eugenio Vieira - superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES)
• Solange Siqueira diretora-regional do Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai-ES)
Segundo o secretário Alberto Farias Gavini Filho “O Espírito Santo vive um bom cenário apesar da geração de emprego ficar um pouco oscilante às vezes. É importante trazer as empresas para esse debate, pois elas precisam proporcionar a esses profissionais que saem dos cursos uma oportunidade de praticar o que foi aprendido.”
Segundo os debatedores estamos vivendo um momento em que o aluno está tendo mais poder do que o professor na sala de aula, O governo necessita dar mais atenção a este momento que estamos vivendo. É necessário ter base familiar, não adianta ter professores capacitados e não ter alunos com base familiar. Foi citado um exemplo, de um aluno do curso PRONATEC de Colatina, onde o aluno estava com uma arma na sala de aula, não está tendo mais respeito nas salas de aula, o professor tem que ser respeitado.
Atualmente você admite pelo conhecimento e demite pelo comportamento, um exemplo disto é a pesquisa realizada pelo SESI/SENAI onde 80% dos funcionários foram demitidos por comportamento, pelo fato do pai e a mãe achar que escola que tem que educar os filhos.
Outro assunto bastante discutido foi que nós alunos não passamos pelas dificuldades de antigamente, não estamos valorizando as oportunidades, os cursos começam com salas cheias de alunos e terminam com poucos alunos formados, tudo isso pela falta de interesse.
...