PRINCIPAIS ACIDENTES DE TRABALHO QUE PODEM OCORRER NO SETOR DE PRODUÇÃO DE AEROGERADORES NO BRASIL
Por: dougsantos1 • 30/6/2022 • Relatório de pesquisa • 923 Palavras (4 Páginas) • 546 Visualizações
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI
UNIDADE GOIÂNIA – GO
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
PRINCIPAIS ACIDENTES DE TRABALHO QUE PODEM OCORRER NO SETOR DE PRODUÇÃO DE AEROGERADORES NO BRASIL
DOUGLAS ALVES ABADIO DOS SANTOS
GOIÂNIA - GO
2022
Sumário
- Introdução.................................................................................................3
- Desnvolvimento........................................................................................3
- Conclusão.................................................................................................5
- Referências...............................................................................................6
- INTRODUÇÃO
Energia renováveis já são uma realidade e seu crescimento tem sido cada vez mais expressivo no Brasil e no mundo. São vários os fatores que as tornam tão necessárias, atrativas e viáveis: a redução da oferta e do incentivo ao uso de petróleo e derivados, a disponibilidade praticamente inesgotável de recursos, como o vento e o sol, e o desenvolvimento de tecnologias capazes de gerar e transportar energia obtida; e, a grande necessidade de suprir a demanda mundial.
O vento já havia sido usado no passado como fonte de energia mecânica,
bem como para transporte. A criação de turbinas capazes de capturar energia cinética do vento e transformá-la em mecânica para alimentar um gerador, revolucionou como esta vinha sendo aplicada. O Brasil conta com mais de 490 parques eólicos, tendo maioria instalados na região Nordeste.
A energia eólica é uma das mais limpas e ecologicamente corretas fontes de energia. Colabora na diversificação do portfólio energético de um país como reduz a dependência de combustíveis importados. Além disso, a força do vento traz consigo empregos e provém benefícios para as comunidades locais em que os parques são construídos. Entretanto, há alguns impactos sobre a vida humana, tais como o barulho causado pelas turbinas, o impacto visual gerado por elas, a interferência eletromagnética e algumas intervenções na fauna.
Segundo a presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEÓLICA, 2016), Élbia Gannoum, existem barreiras que inibem o processo dessa fonte de energia, como: sociopolíticos, ausência de crédito, transmissão da energia, acesso ao mercado, falta de mão-de-obra experiente e qualificada, poucos fabricantes e fornecedores de equipamentos e deficiência na legislação e nas normas de segurança específica.
- ACIDENTES QUE PODEM OCORRER NO SETOR DE PRODUÇÃO DE AEROGERADORES
Essa é uma indústria relativamente nova, por isso os aspectos de saúde e segurança do trabalho merecem uma atenção ainda mais especial, os riscos
não são completamente conhecidos. Segundo o artigo 19 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991 “acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referido no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho” (BRASIL, 1991).
Entre os principais acidentes temos:
∙ Quedas
∙ Incêndios
∙ Riscos Elétricos
∙ Ruídos
∙ Trabalho em espaço confinado
No setor eólico os trabalhadores são submetidos à alturas de até 130 metros. Os principais riscos em que estão expostos são a movimentação manual das cargas e também pelos guindastes, principalmente na suspenção das peças em até 130 metros de altura, encaixe da nacele, compartimento que abriga os componentes essenciais para a geração de energia e das pás dos rotores, que tem cerca de 65 metros de comprimento.
Um dos principais desafios dessa indústria, é o fato das turbinas se incendiarem. Estes acidentes são a maior preocupação entre projetistas, fabricantes e produtores da área, a impossibilidade de combate ao fogo por brigadas de incêndio devido á altura das torres, e a localização em áreas remotas, acrescem os riscos de fogo nesse sistema. Incêndios podem ser provocados por queda de raios, mau funcionamento elétrico ou mecânico e falta de manutenção.
...