Riscos e prevenção de acidentes de trabalho no setor de energia, que podem sofrer trabalhador
Artigo: Riscos e prevenção de acidentes de trabalho no setor de energia, que podem sofrer trabalhador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tamiresfc • 13/10/2013 • Artigo • 844 Palavras (4 Páginas) • 807 Visualizações
Introdução
Esse trabalho tem objetivo apresentar os riscos e as prevenções de acidentes de trabalho no setor elétrico que pode sofrer um trabalhador. A eletricidade e uma das fontes de energia mais utilizada no mundo moderno, seu transporte e transformação em outros tipos de energia e normalmente simples e contribui para o desenvolvimento sócio econômico. Ela é essencial a toda hora, sem interrupções e ainda, é considerada como serviço público.
No entanto a eletricidade pode comprometer a segurança e a saúde das pessoas a ela exposta direta ou indiretamente, porque a eletricidade não é perspectiva ao homem, ou seja, ela não é vista e nem sentida, em virtude disso, as pessoas podem ser expostas a situações de riscos ignoradas ou submetidas.
Como surgiu a Ergonomia
12 de julho de 1949, essa é a data "oficial" de nascimento da ergonomia. Diferentemente de outras ciências, cuja origem se perde no tempo e no espaço, a ergonomia possui data de nascimento definida. Foi nesse dia que se reuniu, na Inglaterra, um grupo de pesquisadores e cientistas com o intuito de discutir e formalizar a existência desse novo ramo interdisciplinar da ciência. Contudo, o neologismo ergonomia só veio a ser sugerido na segunda reunião desse mesmo grupo, em 16 de fevereiro de 1950. O vocábulo ergonomia é formado pelos termos gregos ergon (trabalho) e nomos (regras, leis naturais).
Descrição de Cargo / Função
Planejar serviços elétricos, leitura técnica de plantas, realizar instalações de distribuição de energia, montar e reparar instalações elétricas em equipamentos auxiliares, fazer manutenção preventiva e corretiva em equipamentos eletroeletrônicos e de Automação, executar a montagem de painéis e quadro de distribuição de ligação e limpeza de painéis. Instalar e ligar luminárias, tomadas, refletores e caixas de fusíveis, e outros instrumentos de comandos encaixando e ajustando as peças através de ferramentas apropriadas. Desligamento e religamento de motores, testes em equipamentos e circuitos elétricos. Conhecimento de ferramental e equipamentos específicos e colocar braçadeiras de fixação.
Descrição especifica de conexão de cabos em painéis
1° Preparação de ferramentas necessárias para execução da conexão(Foto 1.0)
-Alicate/Estilete
-Luvas
-Terminais;
-Anilha de identificação;
-Fita isolante;
-EPI
2° Preparação para conexão dos cabos (Foto 2.0 e 2.1)
-Descascar os cabos
-Análise dos documentos de referencia para a conexão
3° Conexão dos cabos (Foto 3.0; 3.1; 3.2; 3.3 e 3.4)
-Conhecimentos técnicos
-Documentação para conexão
-Anilhas para identificação
4° Liberação de CQ
-Verificação das conexões (Se está de acordo com o documento)
-Análise de critérios sugeridos pela empresa/projeto estão de acordo
5° Testes e Energização dos Painéis
Avaliação do posto de trabalho
-Medidas básicas de Segurança
• Uso de EPI (capacete, óculos de segurança, protetor auricular e calçado de segurança.)
• Uso de crachá de identificação.
• Observar atentamente as sinalizações e o ambiente do trabalho ao circular na obra e corrija imediatamente as condições inseguras encontradas.
• Uso de luvas isolantes(para painéis energizados) e luva pigmentada para os trabalhos mais leves.
• Verifique diariamente as condições gerais das ferramentas manuais e elétricas antes de usá-las.
• Para trabalhos
...