PROBLEMA PROFISSIONAL DE NEGOCIAÇÕES E TECNOLOGIAS ORGANIZACIONAIS DE CONDUTA
Projeto de pesquisa: PROBLEMA PROFISSIONAL DE NEGOCIAÇÕES E TECNOLOGIAS ORGANIZACIONAIS DE CONDUTA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ssnv • 10/6/2014 • Projeto de pesquisa • 1.688 Palavras (7 Páginas) • 362 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
1º SEMESTRE
DESAFIO PROFISSIONAL DE TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado à Universidade Anhanguera Uniderp, Polo de Apoio Presencial de Manaus, como requisito para obtenção de notas parciais nas disciplinas Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional, do curso de Superior de Tecnologia em Logística.
Prof.º Adm. José Carlos dos Santos.
MANAUS – AM
2014
Sumário
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVO DO DESAFIO 4
PASSO 1 5
PASSO 2 - MODELO DE JUNG 6
PASSO 3 - ANÁLISE DA SITUAÇÃO 7
PASSO 4 - DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS 8
PASSO 5 8
PASSO 6 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
O que se observa nos dias de hoje é que as organizações têm sido levadas à modernização, seja pela via tecnológica, gerencial, além de um esforço voltado à eficácia na utilização dos recursos produtivos, visando a melhor adequação das pessoas do trabalho.
Pode-se dizer que uma competência permite mobilizar conhecimentos a fim de se enfrentar uma determinada situação. A competência não é o uso estático de regras aprendidas, mas uma capacidade de lançar mão dos mais variados recursos, de forma criativa e inovadora, no momento e do modo necessário.
O termo competência é utilizado de maneira diferente pelos especialistas, é o reconhecimento social sobre a capacidade de alguém de colocar-se sobre determinado assunto ou de forma geral utilizado para qualificar o indivíduo capaz de realizar determinado trabalho.
Para “competências são aquelas características pessoais essenciais para o desempenho da atividade e que diferenciam o desempenho das pessoas”.
No que concerne a competências básicas, podemos dizer que tudo começa com conhecimento e este para ser útil, precisa ser aplicado, transformado em ação. Isso leva à habilidade, que nada mais é que a capacidade de utilizar o conhecimento para agregar valor.
OBJETIVO DO DESAFIO
Planejar e apresentar uma proposta de negociação sistêmica conforme conhecimentos adquiridos em sala de aula, levando em consideração tanto o comportamento da organização perante as possíveis situações de dificuldades e conflitos encontrados no ambiente interno e externo, quanto o comportamento dos moradores do bairro frente às mudanças que estarão sendo propostas. Sendo assim, que prevaleça uma negociação onde todas as partes envolvidas possam ser beneficiadas com as mudanças e melhorias.
PASSO 1
A associação dos moradores da Cidade no Interior de São Paulo, está em defesa do Bem estar e da não poluição Auditiva na Cidade, que possui cinco anos e está sendo estruturada de forma cautelosa e de certa forma tranquila, devido a insistência de uma gravadora de Musicas, que está tentando se instalar em nossa Pequena Cidade, alegando que a empresa irá perturbar a tranquilidade dos moradores devido ao barulho, trânsito, e também que afetará a segurança dos moradores do bairro devido à quantidade de artistas a frequentar o local.
Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do Bairro
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento
O Sr. Jorge Andrade, gerente de negociações e porta voz do CEO da Gravadora, foi designado para dar início às negociações.
Má conceituada gravadora de música, através de pesquisa realizada referente a custo, logística e ambientação ideal, pretende se instalar no bairro classe média de uma cidade
no interior de São Paulo, onde pretende inclusive investir em melhorias na região circunvizinha, trazendo assim um progresso contínuo ao local escolhido como sede da empresa.
Perfil do Negociador - A Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso é inevitável
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
PASSO 2 - MODELO DE JUNG
O modelo de estilos apresentado por Carl Jung, citado por Oliveira (1994), alia a capacidade que o indivíduo tem de controlar ou aceitar o controle em relação ao outros com o grau que ele tende a considerar ou desconsiderar nos outros indivíduos com os quais se relaciona.
Segundo Carl Jung fundador da escola analítica de psicologia, que formou se pelas universidades de Basiléia e Zurich, teve amplo conhecimento cultural e intelectual. Carl Jung: fundador da escola analítica de psicologia
Jung elaborou uma variação sobre a obra de Sigmund
...