PROCESSO ADMINISTRATIVO
Artigo: PROCESSO ADMINISTRATIVO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ericagiroto • 2/9/2013 • 3.562 Palavras (15 Páginas) • 473 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Administração de Empresas
PROF Profa. Rozana Carvalho Pereira
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Nome dos Acadêmicos e RA:
Erica Aparecida Pereira Hypolito Giroto RA: 297171
Rosimeire de Souza Teixeira Campos RA: 297240
Cristiano Aparecido Loreti RA: 297146
Márcio Hiroki Yoshimi RA: 297210
Echaporã-SP
14/06/2012
Nome dos Acadêmicos e RA:
Erica Aparecida Pereira Hypolito Giroto RA: 297171
Rosimeire de Souza Teixeira Campos RA: 297240
Cristiano Aparecido Loreti RA: 297146
Márcio Hiroki Yoshimi RA: 297210
Atividades Práticas Supervisionadas
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Atividade Avaliativa: Atividades Práticas Supervisionadas apresentado ao Curso de administração de empresas da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Processos Administrativos ata obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Echaporã
14/06/2012
SUMÁRIO:
Introdução: 4
PLANEJAMENTO 5
ORGANIZAÇÃO 7
PLANO ESTRATÉGICO 7
A Importância da Direção 10
Abrangência da Direção 11
Analise critica texto 1 11
Analise Critica Texto 2 12
Considerações Finais: 14
Implicações Éticas: 16
Bibliografia: 17
Introdução:
Este trabalho tem o objetivo principal de abordar as gestões nas organizações, analisar o que é planejamento estratégico dentro das empresas e o papel do administrador. Sintetizar o Processo administrativo (planejar, organizar, coordenar e controlar), e desenvolver um projeto de extensão universitária.
PLANEJAMENTO
O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações na atualidade. Constitui uma das mais importantes funções administrativas e é através dele que o gestor e sua equipe estabelecem os parâmetros que vão direcionar a organização da empresa, a condução da liderança, assim como o controle das atividades. O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que a muna de informações para a tomada de decisões, ajudando-os a atuar de forma proativa, antecipando-se as mudanças que ocorrem no mercado em que atuam.
Michael Porter, importante autor no campo da estratégia, afirma que uma empresa sem planejamento ‘corre o risco de se transformar em uma folha seca, que se move ao capricho dos ventos da concorrência’. De fato, o administrador que não exerce a sua função enquanto planejador acaba por se concentrar excessivamente no operacional, atuando principalmente como um ‘bombeiro’ que vive apagando incêndios, mas que não consegue enxergar onde está a causa desses incêndios.
O planejamento é o processo derivado da função da administração de planejar, que significa “especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos“.
Segundo (MAXIMIANO 2006), o processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a organização pretende seguir, produtos e serviços que pretende oferecer, e mercados e clientes que pretende atingir.
Com base em uma suposta pirâmide organizacional e considerando os níveis, distingue três tipos básicos de planejamento, a saber: Planejamento Estratégico; Planejamento Tático; Planejamento Operacional.
Estratégico
O nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos, planos da empresa e tomadas de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral (BATEMAN, 1998, p. 30).
Tático
O planejamento, no nível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. (BATEMAN, 1998)
O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional.
Operacional
Já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. (BATEMAN, 1998)
Figura 1 – O processo de planejamento estratégico (fonte: ALMEIDA, 2001: 42).
ORGANIZAÇÃO
PLANO ESTRATÉGICO
Pesquisado a necessidade da comunidade em que nosso Pólo da Anhanguera está inserido, entendemos que devemos implantar um projeto ambiental. Para isso então, delegamos os cargos e funções entre os integrantes do grupo, e projetamos as atividades a serem realizadas.
Objetivos do Projeto Ambiental do Pólo de Echaporã
...