PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO AÇO
Por: kellencristy • 18/11/2018 • Trabalho acadêmico • 3.123 Palavras (13 Páginas) • 168 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Ana Luiza de Freitas
Jackson Aires Marques
Karol Nascimento Peixoto
Kellen Cristy dos Santos Barbosa
Luís Gustavo Nicolau de Faria
Mario Sergio Souza Silva
PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO AÇO
GOIANÉSIA / GO
2018
Ana Luiza de Freitas
Jackson Aires Marques
Karol Nascimento Peixoto
Kellen Cristy dos Santos Barbosa
Luís Gustavo Nicolau de Faria
Mario Sergio Souza Silva
PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO AÇO
Trabalho para a disciplina de Estruturas Metálicas para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Civil, a Faculdade Evangélica de Goianésia – FACEG.
PROFESSOR: IGOR CÉZAR S. BRAGA
GOIANÉSIA / GO
2018
RESUMO
O aço é uma liga metálica utilizada pelas civilizações humanas há muitos anos. Ele foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento industrial e, por sua vez, pela economia de muitas regiões no mundo. Neste presente trabalho apresentaremos o processo de fabricação do aço e sua fundamental importância na engenharia civil. De modo geral existem dois processos para a fabricação do aço. O processo mais utilizado consiste na produção de ferro fundido no alto-forno e após refinamento, em que o ferro fundido se transforma em aço no conversor de oxigênio. Outro processo utilizado consiste em fundir sucata de ferro em um forno elétrico cuja energia é fornecida por arcos voltaicos (espaço preenchido por gás no meio de dois eletrodos condutivos, que frequentemente são feitos de carbono, gerando uma temperatura muito alta, capaz de fundir ou vaporizar virtualmente qualquer coisa). Para que seja fabricado o aço especificado, a diferença está no refinamento do ferro fundido, etapa está em que são adicionados elementos de liga. A adição de elementos de liga é feita em pequenas porcentagens, para que o aço produzido obtenha as características exigidas na especificação.
Palavras Chave: alto-forno, conversor de oxigênio, lingotamento, laminação.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1- Ilustração do processo de fabricação do aço no século XIX ..08
Figura 2- Função do forno de panela .11
Figura 3- Componentes de um forno de panela .12
Figura 4- Ligamento continuo .14
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 06
2. OBJETIVOS 07
2.1. Objetivo Geral 07
2.2. Objetivo Específico 07
3. A HISTÓRIA DO AÇO 08
3.1. Um pouco da história do aço 08
4. O AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL 09
5. PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO AÇO 10
5.1. Alto-forno 10
5.2. Conversor de Oxigênio 10
5.3. Tratamento de aço na panela 10
5.4. Ligoteamento 12
5.5. Ligoteamento contínuo 13
5.6. Laminação 14
5.7. Tratamento termico 15
5. CONCLUÇÕES 16
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
- INTRODUÇÃO
O aço é basicamente produzido a partir do ferro e de carbono, a inserção de outros elementos químicos acontece em baixos teores e sempre de acordo com o uso final do material, se precisa ser usinado, mais resistente, mais duro, e etc., ou ainda da forma como ele é fabricado. Basicamente, o aço é uma liga de ferro e carbono. O ferro é encontrado em toda crosta terrestre, fortemente associado ao oxigênio e à sílica.
O minério de ferro é um óxido de ferro, misturado com areia fina. O carbono é também relativamente abundante na natureza e pode ser encontrado sob diversas formas. Na siderurgia, usa-se carvão mineral, e em alguns casos, o carvão vegetal.
O carvão exerce duplo papel na fabricação do aço. Como combustível, permite alcançar altas temperaturas (cerca de 1.500º Celsius) necessárias à fusão do minério. Como redutor, associa-se ao oxigênio que se desprende do minério com a alta temperatura, deixando livre o ferro. O processo de remoção do oxigênio do ferro para ligar-se ao carbono chama-se redução e ocorre dentro de um equipamento chamado alto-forno.
Antes de serem levados ao alto forno, o minério e o carvão são previamente preparados para melhoria do rendimento e economia do processo. O minério é transformado em pelotas e o carvão é destilado, para obtenção do coque, dele se obtendo ainda subprodutos carboquímicas.
No processo de redução, o ferro se liquefaz e é chamado de ferro gusa ou ferro de primeira fusão. Impurezas como calcário, sílica etc. formam a escória, que é matéria-prima para a fabricação de cimento. A etapa seguinte do processo é o refino. O ferro gusa é levado para a aciaria, ainda em estado líquido, para ser transformado em aço, mediante queima de impurezas e adições. O refino do aço se faz em fornos a oxigênio ou elétricos.
...