PROCESSO DE PRODUÇÃO DO ARROZ
Trabalho Universitário: PROCESSO DE PRODUÇÃO DO ARROZ. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: asantos2013 • 7/11/2013 • 1.778 Palavras (8 Páginas) • 1.388 Visualizações
PROCESSO DE PRODUÇÃO DO ARROZ
FLUXOGRAMA DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO ARROZ
RECEBIMENTO DA MATÉRIA PRIMA
TOMBADORES E MOEGAS
LIMPEZA PRIMÁRIA
SECADORES
ARMAZENAGEM DE MATÉRIA PRIMA (SILOS)
PROCESSO DE PARBOILIZAÇÃO
ENCHARCAMENTO
ESTUFA
SECADOR
DESCASCADOR
SEPARADOR DE MARINHEIRO
BRUNIDOR
RESFRIADOR
SELECIONADORA DE GRÃOS DE ARROZ (ELETRÔNICA)
EMPACOTAMENTO
CARREGAMENTO
LIMPEZA SECUNDÁRIA (PENEIRA)
ARROZ BRANCO
LIMPEZA SECUNDÁRIA (PENEIRA)
DESCASCADOR
BRUNIDOR
POLIDOR
RESFRIADOR
CLASSIFICADOR CILINDRICO ROTATIVO
CLASSIFICADOR PLANO ROTATIVO
SELECIONADORA DE GRÃOS DE ARROZ (ELETRÔNICA)
BRILHADOR
EMPACOTAMENTO
CARREGAMENTO
SEPARADOR DE MARINHEIRO
RECEBIMENTO DA MATÉRIA PRIMA ( ARROZ COM CASCA)
No recebimento, o primeiro passo é a pesagem do caminhão que chega da lavoura ou silos de terceiros. Este arroz chega com casca e com os teores de umidade e impureza bastante variáveis, pois esta matéria prima é adquirida de diversos produtores. Após a pesagem, o caminhão dirige-se até o tombador ou moegas onde é realizado o processo de descarga e neste mesmo momento é coletada uma amostragem de arroz com casca, que será utilizada para efetuar a classificação.
Na classificação determina-se o percentual de impurezas, umidade, rendimento e defeitos no arroz.
O arroz poderá chegar seco ou verde. Quando verde verifica-se o defeito gessado e picado de percevejo e quando o arroz é recebido já seco poderá ter defeito como gessado, picado de percevejo e manchado.
DESCARGA (TOMBADORES E MOEGAS)
Local onde é efetuada a descarga da matéria prima, que geralmente chega em caminhões graneleiros. Esta matéria prima é transportada por um sistema mecânico de caracóis helicoidais e elevadores que levam o arroz até um silo pulmão.
LIMPEZA PRIMÁRIA
Este processo tem como objetivo peneirar o arroz, com o intuito de eliminar impurezas ‘‘grosseiras’’ que foi colocado no silo pulmão após a realização da pré- limpeza, o arroz é armazenado em silos secadores para a execução da secagem e armazenado em silos armazenadores.
SECADORES
Os secadores são equipamentos utilizados para efetuar a secagem do arroz, com a utilização do gás GLP. O processo de secagem deve ser monitorado de forma que o arroz atinja a umidade de 13% - 14%.
AMAZENAGEM DE MATÉRIA PRIMA( SILOS)
Local onde se armazena o arroz em casca. Geralmente este produto é armazenado já seco, ou seja, com um teor de umidade em torno de 13% -14%. Existem também os silos secadores que tem a função de não só armazenar, mas também de efetuar a secagem.
PROCESSO DE PARBOILIZAÇÃO ( ARROZ PARBOILIZADO)
Este processo é chamado de hidrotérmico onde o arroz com casca é emerso em água a uma temperatura variável de 68°C a 72°C. Isto significa que o arroz durante o processo de parboilização sofre um pré- cozimento, em que os nutrientes da película e do germe são passados integralmente para o grão. Seu sabor característico e seu tom amarelado são decorrentes da mudança da estrutura do amido e fixação dos nutrientes, o que indica que o arroz parboilizado tem preservado suas propriedades nutritivas naturais.
LIMPEZA SECUNDÁRIA
Processo no qual o arroz é novamente peneirado para retirar as impurezas que restaram. Antes de serem colocados nos tanques de encharcamento.
ENCHARCAMENTO
Neste processo o arroz é submetido a um pré-cozimento, onde é posto em água quente com uma temperatura em torno de 68ºC - 72ºC para arroz seco e, 75ºC - 76ºC para arroz verde durante aproximadamente 6 a 7 horas. Com esta etapa espera-se que o grão tenha de 30% - 32% de umidade, o que promove uma quebra das pontes de hidrogênio das ligações de amido, facilitando a etapa da gelatinização.
ESTUFA
Nesta etapa o arroz vai passar pela estufa por um período de 2 a 3 minutos a uma temperatura entre 400ºC – 500°C. Esta etapa faz com que a umidade do arroz, que veio do tanque de encharcamento cozinhe completamente o grão. O vapor do arroz vai injetar os nutrientes (vitaminas e minerais) que se encontram na película e germe.
SECADOR
Nesta etapa é feita a retirada parcial da umidade do arroz com casca, este arroz fica com uma umidade em torno de 12.5% - 13.0%, sendo ideal para não ocorrer problemas de proliferação de fungos ou até mesmo insetos.
DESCASCADOR
Este processo tem como objetivo a retirada da casca do arroz, sendo que ocorre aproximadamente um percentual de 90% de descasque. Este é realizado através do atrito entre dois roletes de borracha que são pressionados por um cilindro pneumático. O arroz cai em uma câmera de ar que tem a função de separar a casca do grão.
SEPARADOR DE MARINHEIRO
Este equipamento tem a função de separar os grãos que não foram
...