PROCESSO GERENCIAIS
Dissertações: PROCESSO GERENCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 20/10/2014 • 1.787 Palavras (8 Páginas) • 362 Visualizações
Pesquisa Exploratória
1) Explique as característica da “Era globalização” e suas consequências sobre a administração.
As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais (não mais ideológicos), a hibridização entre culturas populares locais e uma cultura de massa universal,...
A era da globalização trouxe como consequência, para a administração, inúmeras mudanças e transformações. O administrador vem encontrando cada vez mais novas barreiras com um geral de complexidade mais elevado que graças à globalização estão sendo quebradas.
Com o aumento das opções e variedade de produtos, que vieram juntamente com o desaparecimento de fronteiras, ou seja, a unificação do mercado mundial surgiu uma concorrência cada vez mais acirrada. Disponibilizando assim ao cliente, uma gama de produtos cada vez maior e trazendo para os administradores de empresas maiores desafios.
A administração foi obrigada a se tornar cada vez mais flexível e se adaptar a cada dia com as mudanças constantes do mercado, isso está sendo possível devido à evolução da tecnologia. Um exemplo que podemos citar é o fato da informatização, que possibilita empresas reterem um maior numero de informações necessárias para serem utilizadas em suas decisões, acessando um banco de dados por exemplo.
2) Faça um comparativo da administração do passado com a administração do presente.
Ao longo do tempo, administração começou a tomar formas com grandes pensadores que desenvolveram teorias e com a ajuda dos avanços tecnológicos para construir organizações mais eficazes e eficientes numa sociedade que se torna cada vez mais exigente. E hoje, muitas empresas associam seu sucesso com uma administração antiga, mas que acompanha a evolução de ferramentas importantes, como o capital de giro e o consumo têm como efeito surpreendente que pode até refleti na economia mundial.
Assim a administração conquista seu espaço na história, revelou-se num processo de crescimento que se expandiu por todas as culturas e povos, que por sua vez aplicam formas de administrar transmitindo inovações do dinâmico universo do conhecimento que surgiram no passado influenciam na atual realidade organizacional. Os mais conhecidos são: Taylorismo, Fordismo e Toyotismo.
O Taylorismo, criado pelo empresário (Frederick Taylor 1856-1915), é uma forma de administração que rege uma teoria de organização do trabalho com quatro princípios básicos:
O Fordismo, criado pelo empresário (Henry Ford 1863-1947), é uma forma de administração que se caracteriza na forma de produção de linha, repartida, repetida e sucessiva.
O toyotismo, (Taiichi Ohno – 1950) é um modelo de administração já bem mais avançado, desenvolvido como um novo padrão pós-fordismo. É também composta teoricamente de quatro princípios básicos.
Percebe-se que a forma de se administrar está em constante mudança. Antigamente, os pensamentos que se se destacavam só os próprios interesses financeiros, ou seja, o lucro. E as pessoas eram quase nulo sua existência, tratando-os como meros números ou máquinas. Porém com a chegada da teoria toyotista, foram percebendo que um funcionário que está de bem com seu ambiente de trabalho, gosta do que faz e é justamente remunerado de acordo com seu trabalho, ou seja, um funcionário motivado gerava muito mais lucro que um funcionário que era tratado com descaso ou como uma maquina. Assim foram surgindo a necessidade de manter seus colaboradores motivados para que pudessem gerar mais riqueza para a empresa. Apesar do administrador antigo e o atual terem vários interesses e objetivos iguais, é inegável dizer que a necessidade de administrar pessoas de forma eficiente para que os mesmos possam estar motivados e assim gerar mais lucro para a empresa, é algo de importância dentro de uma organização no cenário e mercado atual.
Portanto, a maior diferença entre a antiga e a atual administração, é a forma de administrar pessoas para mantê-las motivadas assim gerando lucro e competitividade dentre as organizações atuais. É dizer, as mais conhecidas e talvez antigas formas de administração que muitas empresas hoje adotam em seus gerenciamentos, e também que se adaptam melhor ao mercado global e econômico.
3 ) Explique os elementos “Missão”, “Visão“, e “Valores Empresariais”.
Missão: Peter Drucker argumenta que a missão de uma empresa é a base de seu sucesso, e que o planejamento financeiro de uma organização não deve ser a prioridade; e sim a realização da missão; essa deve ser o centro das atenções da organização. Os retornos financeiros devem ser o resultado de uma missão bem sucedida, e não o contrário.
Visão: Os objetivos para o futuro empresarial– no que ele pretende se tornar – precisam estar descritos na visão dessa empresa. A visão deve refletir as expectativas dos sócios da banca em relação ao negócio, e o que eles pretendem realizar no futuro. Nesse sentido torna-se necessário fazer um planejamento estratégico, criando uma previsão possível do futuro da empresa, baseada na missão que ela desempenhará.
Valores Empresariais: Os valores devem espelhar os padrões de comportamento institucionais da organização. Os conceitos de "atitude" e "comportamento" são a base dos valores. Em geral os comportamentos reinantes dentro das organizações são reflexos dos próprios padrões de conduta de seus líderes. A frase "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" é impensável nesse contexto.
4) Explique o que são variáveis “Endógenas” e “Exógenas” .
Variáveis Endógenas são consideradas forças internas e ocorrem inteiramente dentro de um determinado modelo.
Variáveis Exógenas são consideradas externas e ocorrerem inteiramente do lado de fora de um determinado modelo.
Variáveis Endógenas e Exógenas exerce influência sobre a forma como uma empresa, e para a economia como um todo, se comporta.
5) Explique o que é estratégia empresarial.
Estratégia Empresarial pode ser caracterizada pela conjugação produto/mercado, isto é, a especificação dos produtos com os quais a empresa pretende atingir seus objetivos e dos mercados onde ela pretende operar para coloca-los ou vendê-los.
Também se pode entender a Estratégia Empresarial pela escolha dos vetores de crescimento que indicam qual direção a empresa seguirá, tendo por base sua conjugação produto/mercado escolhida, ou sua "vantagem competitiva", ou seja, o perfil de competência da empresa em relação aos seus concorrentes.
Portanto, estratégia empresarial é o conjunto dos objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir esses objetivos, postulados de forma a definir em que atividades se encontra a empresa (negócio) e que tipo de empresa ele é ou deseja ser (missão).
6) Explique o que é APO.
APO significa administração por objetivos, é um processo participativo de planejamento e avaliação por onde ocorre a descentralização das decisões e a definição de objetivos de forma conjunta para que a organização defina suas prioridades e consiga alcançar os resultados desejados.
A APO pode ser caracterizada pelo estabelecimento dos objetivos que é feita entre superiores e subordinados de maneira que seja possível de ser alcançado e distribuído para diferentes departamentos da organização de modo que cada meta é relacionada a outra, o que resulta em interatividade pessoal e maior controle e conhecimento dos resultados atingidos. Também se caracteriza pela reciclagem dos funcionários, o que os torna cada vez mais qualificados e na reciclagem dos projetos que conforme é atingido aumenta sua porcentagem, de modo que os funcionários sempre superem suas metas e expectativas.
7) Explique o que são: Objetivos , Estratégias , Metas e Indicadores.
Objetivos: Os objetivos das empresas são estratificados da Política da Qualidade da organização. Eles devem traduzir como deveremos acompanhar a evolução de um determinado processo, produto ou negócio. Todos os objetivos devem ser medidos e quantificados através de indicadores.
Metas: As metas empresariais são as etapas de forma quantificada e com prazos estabelecidos necessários para atingir os objetivos, permitindo melhor controle dos resultados concretos alcançados.
Indicadores: São formas de representação quantificáveis das características de produtos e processos. De acordo com Chiavenato (2003), os indicadores de desempenho são os sinais vitais de uma organização, pois permitem mostrar o que ela está fazendo e quais os resultados de suas ações.
Estratégia: As estratégias servem como guia para as empresas desenvolverem e utilizarem recursos chaves para se atingir os objetivos desejados em um ambiente dinâmico e competitivo (SLACK, 2009). No entanto, os impactos que as estratégias têm nas operações são dependentes de como elas são transmitidas para a organização e da sistemática de avaliação delas.
8) Explique as diferenciais entre Eficiência e Eficácia.
Eficiência: Significa melhor utilização dos recursos disponíveis, é atingir os objetivos traçados, porém sem gerar melhorias nos resultados globais e finais das organizações em que está inserido, exige que as atividades sejam exercidas com presteza, perfeição e rendimento funcional. Uma relação entre custos e benefícios, determinando a forma pela qual as coisas devem ser feitas, ou seja, cuidando para que os recursos sejam aplicados de modo mais racional.
Eficácia: É o alcance dos objetivos através dos recursos disponíveis, é trabalhar de uma forma organizada verificando se as coisas estão sendo feitas como deveriam, pensando na melhoria continua da execução das atividades, colaborando de forma ativa visando o resultado final das organizações. Pode ser na venda de um produto ou na prestação de um serviço.
9) O que é diagnóstico situacional e para que serve o mesmo.
Diagnóstico situacional é o método utilizado para o mapeamento e análise das causas geradoras dos pontos fortes e fracos.
Por tanto, o diagnóstico situacional serve para a importância do levantamento de problemas, que por sua vez, fundamenta o planejamento estratégico.
10) Explique os níveis: Estratégicos, Táticos e Operacional.
Nível Estratégico: Uma empresa, ainda que inconscientemente, possui três níveis organizacionais. Conhecendo-os bem, é possível organizar melhor funções e processos. Qualquer organização, independente do tamanho de sua operação, faturamento ou numero de colaboradores, possui três níveis hierárquicos.
O nível estratégico é onde são criados os fundamentos estratégicos da organização (como missão, visão, valores, crenças) e são traçados os objetivos estratégicos a curto, médio e longo prazo. Cabe ao nível estratégico prover os recursos necessários para que os níveis tático e operacional possam cumprir com eficiência e eficácia suas devidas atribuições, processos e criar as condições necessárias para que as pessoas envolvidas desenvolvam as competências técnicas e comportamentais inerentes a cada função.
Nível Tático: No nível tático, entra a figura dos gerentes, coordenadores, supervisores e demais funções. Este nível tem como objetivo principal o desdobramento da estratégia, ou seja, de como será realizado o caminho para a consecução dos objetivos estratégicos (já estabelecidos no nível acima), utilizando de forma eficiente (cumprindo os processos) e eficaz (atingindo os objetivos), desdobrando-os em metas específicas para suas áreas e liderados.
Aqui, a palavra administrador é mais adequada. De acordo com cada função que o colaborador exerce, ele será o administrador (e responsável) de uma área, equipe, projeto, etc.
Nível Operacional: Para cumprir a estratégia traçada (desdobrando-a) e alcançar os objetivos almejados, é necessário que pessoas "coloquem a mão na massa", ou seja, cumpram de forma eficiente e eficaz cada uma das atividades que lhes for atribuída. Por exemplo, um vendedor precisa prospectar um numero "x" de clientes por dia, fazer "y" visitas, acompanhar os processos de vendas, preencher tais relatórios.
...