PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Dissertações: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nilvandejesus • 6/5/2013 • 2.438 Palavras (10 Páginas) • 314 Visualizações
FACULDADES ANHAGUERA
CURSO CIENCIAS CONTÁBEIS
NILVAN DE JESUS RUSCIOLELLI – RA NRº 375269
MÁRCIA CRISTINA PEREIRA SILVA – RA NRº 0377
LUCAS DA CRUZ GOMES – RA NRº 377058
JOANES ALVES DE ALMEIDA – RA NRº 384715
CIÊNCIAS SOCIAIS
PORTO SEGURO/BA
2012
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
NILVAN DE JESUS RUSCIOLELLI – RA NRº 375269
MÁRCIA CRISTINA PEREIRA SILVA – RA NRº 0377
LUCAS DA CRUZ GOMES – RA NRº 377058
JOANES ALVES DE ALMEIDA – RA NRº 384715
CIÊNCIAS SOCIAIS
PORTO SEGURO/BA
2012
SUMÁRIO
1 - SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE 04
2 - TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE 06
3 - DOCUMENTÁRIO ILHA DAS FLORES - REFLEXÃO. 08
4 - "PAJERAMA" A PROBLEMATIZAÇÃO E A REFLEXÃO DA EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE 11
REFERÊNCIAS 13
1 - SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE
A cultura de uma comunidade é o conjunto de tradições diferentes através das quais seus membros contribuem para o preenchimento de suas condições existenciais. A cultura aqui definida – apesar de sua natureza conceitual – é um conjunto de fatos diretamente percebível pelo estudo das ações humanas, segundo padrões unificados, pela observação das formas geradas da conduta vivida conforme as normas estabelecidas, e pelas investigações das manifestações de valores, crenças e explicações contidas em sistemas simbólicos de comunicações.
A cultura possui alguns elementos básicos que são: As crenças, os valores, as normas e sanções, os símbolos o idioma e a tecnologia. Todas as culturas são fundamentais em um conjunto de crenças e valores compartilhando ideias sobre a natureza da vida no cotidiano, os indianos o budismo que acredita que sua alma reencarna em objetos e animais.
Assim podemos definir cultura de herança social, e nos integrar a uma entidade étnica, aprendendo sua língua, a nos dispor a fazer as coisas de acordo com as técnicas que ela domina, a nos comportarmos segundo as normas nela consagrada e finalmente viver de acordo com seus usos e costumes. Com isso percebe-se que não podemos pensar em sociedade sem cultura, desde a indígena a mais moderna.
O individuo aprende com o meio, mas também pode transformá-lo em sua ação social. Há comportamentos individuais e há comportamentos sociais, pois, se desenvolvem no contexto da sociedade. As ciências sociais estudam o comportamento social humano e suas várias formas de manifestação.
O objeto das ciências sociais é o ser humano em suas relações sociais, outro objetivo é ampliar o conhecimento sobre o ser humano e estudar a ação social em suas diversas dimensões, isto contribui para um melhor entendimento da sociedade e fornecer instrumentos que podem ajudar a transforma-la.
A identidade humana está presente quanto qualquer outro sentido de pertencimento existente nas esferas do conhecimento, simultaneamente à sua multiplicidade está à parte de sua unidade e, no entanto os modelos de educação ignoram completamente nossacondiçãoindenitária no processo instrucional.
Ao fazer parte de uma sociedade, o individuo comporta em si a sociedade como parte indissociável de seu “Imprinting Cultural”, de tal modo penetra, formata e manobra os conhecimentos individuais. Para Morin a interação “indivíduo-sociedade-espécie” se articula na realidade que subsiste em nós enquanto verdades-circunstâncias que tecem fios que vão da biologia à física, da teoria da Informação à Cibernética, tramando uma teia que remove princípios e leis agregando novos nexos que estão além das ciências da vida, do mundo físico e do próprio homem, potencializando operantes cognitivos que facilitam a compreensão/explicação do conhecimento complexo reconhecendo no singular, sua originalidade e sua multirreferencialidadeidentitária, acreditando ser admissível à convergência entre todas as ciências e a identidade humana.
Segundo CROCHIK, o individuo é fruto da cultura. Portanto, em seu processo de socialização, o indivíduo, desde que nasce e é inserido nas diversas agencias de sociabilidade, é impelido a incorporar estereótipos produzidos e fomentados pela cultura cujo objetivo é manter a divisão de trabalho.
O preconceito, que não é inato e que tem como um de seus elementos o estereotipa, é uma ilusão que pode ser adquirida antes de qualquer experiência tida pelo individuo como mecanismo de defesa. Além disso, independe das características do objeto e diz mais respeito às necessidades do preconceituoso do que às características do objeto.
Como produtos culturais, os estereótipos, são preconceitos que fazem parte da ideologia e que, por vezes fornecidos pela ciência, servem como justificativa para a dominação de determinadas classes sociais sobre outra, além disso, a que se dá sobre a própria natureza.
2 - TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE
“A classe operaria vai ao paraíso” Élio Petri (Itália, 1971), Lulu Massa é um operário consumido pelo capital e cujo trabalho estranhado consome sua vida. A fábrica adota sistemas de cotas (metas) intensifica a produção.
A principio Lulu parece ser o menos indicado para protagonizar qualquer episódio de luta sindical, ele é
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